Início Alto Alentejo

Marvão o que visitar, Portugal

Marvão o que visitar? Natureza, História e Cultura. Visitámos o imponente castelo, desfrutamos da vista panorâmica e da culinária local.É uma deliciosa vila medieval encravada nas montanhas alentejanas (leia Alentejo O Que Visitar).

A vista panorâmica em Marvão é incomparável e seguramente mais silenciosa que a reduzida população sugere. Não mais do que um punhado de casas, cada uma escrupulosamente caiada, circundam o afloramento rochoso no alto da serra.

Fica a 20 minutos de Castelo de Vide (pela N246-1), meia hora de Portalegre (pela N359), a 1 hora de Crato (pela IC13) e de Estremoz (IP2). Évora dista 1:30 pela IP2.

O nome de Marvão advém do rebelde muladi Ibn Marwan (século VIII). Muladi eram os ibéricos nascidos entre os muçulmanos, educados como árabes. Marwan cria um estado islâmico independente (emirado), cobrindo partes de Portugal.

Ver o Castelo de Marvão

  • Coordenadas: 39.396314, -7.379787

As paredes do robusto Castelo de Marvão misturam-se com a encosta granítica da serra. Assustadoramente impenetrável, era alimentado por uma enorme cisterna. Foi capturado apenas 1 vez.

Ibn Marwan constrói o castelo, provavelmente no local duma antiga torre de romana. É creditado como o fundador da cidade espanhola Badajoz. A origem da sua família é o norte do atual Portugal.

Estátua de Ibn Marwan em Badajoz

O castelo tem um papel importante nas guerras entre fações islâmicas até que os Almorávidas anexam as taifas de Al-Andalus. Eram guerreiros do norte de África, austeros, muito diferentes dos poetas-emires.

Enfrentam revoltas: os fundamentalistas Almóadas na costa norte de África e os espirituais, mais brandos, Sufis do Algarve que tomam Silves, Mértola e Tavira. O lider dos Sufis (Ibn Qasi) alia-se ao novo poder cristão: Portugal. Por isto, é assassinado pelos Almóadas.

Marvão está numa situação muito frágil, e após quase 500 anos sob o domínio islâmico, cai para Portugal em 1166. Inicialmente, o castelo é doado aos cavaleiros hospitalários.

No século XIII, Dom Dinis toma posse dos domínios, fortifica o castelo como parte do plano de defesas ao longo da fronteira. Dada a sua natureza plana, era inevitável que o Alentejo fizesse parte de qualquer plano de invasão.


Visitar Museu Municipal

  • Coordenadas: 39.395047,-7.378146

No povoamento, abundam as ruas paralelas com refrescantes jardins impecavelmente cuidados. A curta caminhada descobre o Museu Municipal na Igreja de Santa Maria, com um conjunto interessante de vestígios romanos e achados locais.

Alguns dos objetos vêm da Cidade Romana de Ammaia, a 10 km da estrada para Portalegre (siga as indicações para São Salvador de Aramenha).


Ammaia

  • Coordenadas: 39.370129,-7.385924

As ovelhas pastam por entre os vestígios romanos, que incluem partes do portão sul, um complexo de banhos, fórum e templo. Um pequeno museu ocupa a cozinha e a cave duma casa romana.

Amnaia fica junto ao rio Sever e ponto de passagem das rotas oeste-leste ligando Scallabis (Santarém), Eboracum (Évora), Olisipo (Lisboa), Miróbriga (Santiago de Cacém) e a capital provincial Emerita Augusta (atual Mérida em Espanha).

No século V, tribos germânicas conquistam as cidades romanas na península, com uma violência extrema. A próspera Ammaia cai em ruínas.

O seu declínio contrasta com o desenvolvimento visigótico da Idanha-a-Velha, a norte do Tejo. A capital visigótica em Toledo (Espanha) favorecia o transporte de mercadorias pelo rio Tejo, entre Santarém e Lisboa.

Marvão tem algumas casas que oferecem alojamento nos muros, ao abrigo dum esquema organizado pelo centro de turismo, no Largo de Santa Maria, perto do museu e castelo.

Onde Ficar? Albergaria El Rei Dom Manuel

  • Coordenadas: 39.394506, -7.376046

Tem a opção de ter 1 quarto ou uma residência só para si; consequentemente, os preços variam. Também tem a Albergaria El Rei Dom Manuel, Largo do Terreiro (www.turismarvao.pt;), com uma decoração de bom gosto.

Onde Dormir: Pousada de Santa Maria de Marvão

  • Coordenadas: 39.393635, -7.376104

Melhor opção é a excelente Pousada de Santa Maria de Marvão, na Rua 24 de janeiro n.º7, convertido a partir dum par de antigas casas de aldeia.

Onde Comer: Varanda do Alentejo

No que diz respeito a refeições, come bem na Varanda do Alentejo, no meio da aldeia na Praça do Pelourinho, e na Casa do Povo, basta descer a Rua da Cima da praça.

  • Coordenadas: 39.394052, -7.376118

As escolhas mais sofisticadas são os restaurantes na albergaria e na pousada.