Portugal Alentejo Vila Nova de Milfontes

Vila Nova de Milfontes

A solarenta Vila Nova De Milfontes é uma pequena joia no litoral alentejano: banhada, por um lado, pelo rio Mira. A povoação é deliciosamente portuguesa, social, acolhedora, com uma boa seleção de restaurantes e várias praias para todos os gostos.

É um destino popular entre as famílias portuguesas e ainda pouco conhecido entre o turista estrangeiro. Isto deve-se em parte à sua localização: a meio caminho entre os aeroportos de Lisboa e Faro (aproximadamente 2 horas de carro). É recomendável que use a sua própria viatura ou alugue uma para explorar a região.

O litoral alentejano tem verões quentes, primaveras e outonos amenos. Perto da freguesia  existem praias fantásticas para surf e equipamento pode ser alugado na localidade – tenha cuidado com correntes fortes e as rochas ocultas.

As águas do rio Mira são das mais limpas e calmas, ideais para passeios de caiaque ou de Stand Up Paddle (SUP). É um ótimo local para explorar a Costa Vicentina, pois reside no meio do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina.

 

  • Coordenadas: 37.719009, -8.790664

De frente para o mar, fica a praia do Farol com um lado banhado pelas águas calmas do rio Mira, oferecendo vistas únicas da foz.  O promontório é o lugar perfeito para assistir ao pôr do sol sob o atlântico.

É um vasto areal onde, por vezes, as ondas colidem nos afloramentos rochosos – é vigiada e as crianças só devem nadar com a supervisão de adultos.

Se gosta de apreciar magníficas vistas com uma refeição, então a Choupana é uma ótima opção; localizado perto da praia e do miradouro do Farol de Milfontes com vários bons pratos.

 

 

  • Coordenadas: 37.722898, -8.785383

Para aqueles que ambicionam águas muito calmas, a Praia da Franquia é perfeita: bem perto da vila sob a margem do rio Mira e protegida do temperamento do atlântico. Por perto encontra um café.

Stand Up Paddle
Stand Up Paddle no Rio Mira

É perfeita para canoagem, e também pode alugar pranchas para Stand Up Paddle na  SUPAlentejo  – ao pé da praia.

 

 

  • Coordenadas: 37.722658, -8.782963

No fim da Praia e da avenida marginal, permanece o resistente Forte de São Clemente concluído no século XVII para impor respeito aos fluxos de piratas e corsários. Domina a paisagem com amplas vistas para o rio.

Como território português, Milfontes estava sob domínio da ordem de Santiago, e foi sempre assolada por piratas e corsários da região noroeste de África (atual Marrocos, Argélia e Tunísia) – conhecida como Costa da Barbária.

Para além de apreender navios mercantes, atacavam as vilas costeiras (principalmente Itália, França, Espanha mas também Portugal) e um dos objetivos eram escravos para o mercado otomano e árabe. Eram, portanto, muito temidos.