







Ponta Delgada é a maior cidade dos Açores. Nostálgica, sedutora. Na sua figura impera a rocha escura vulcânica (basalto). Como todas as grandes paixões, é na sua ausência que lhe damos valor.
No coração do concelho (http://www.cm-pontadelgada.pt/) pululam importantes testemunhos arquitetónicos em ruas estreitas – só ofuscados pelo natural esplendor que a ilha nos revela.
Portas da Cidade

- Coordenadas: 37.739479, -25.668426
Do aeroporto à cidade são 10 minutos. O seu centro começa na Praça Gonçalo Velho Cabral. Vai encontrar 3 arcos (1783), os portões originais conhecidos como Portas da Cidade. No passado ficava ao pé do porto.

A estátua no centro homenageia o cavaleiro da ordem de Cristo, o 1.º capitão do donatário da ilha de São Miguel e Santa Maria – Gonçalo Velho.

Foi comendador de Almourol (Santarém) e do seu invicto castelo – parte do sistema defensivo que protegia a sede da ordem militar de Cristo (Tomar). O Infante Dom Henrique, governador da ordem, confiou-lhe a missão de defender e povoar a ilha de São Miguel e Santa Maria.

Por perto, descobre a praça do município, por detrás do espelho d’água e da estátua do Arcanjo Miguel, donde vê o edifício barroco da Câmara (século XVII).
Igreja Matriz de São Sebastião






- Coordenadas: 37.740021,-25.668439
Nos arrabaldes avista o Café Central e a refinada Igreja da Matriz de São Sebastião, (século XVI). De bela portada, estilo manuelino, em rocha branca (calcário) que veio de Lisboa. O patrono (São Sebastião) foi um mártir cristão romano do período do imperador Diocleciano.
Restaurante Alcides
Subindo a Rua Hintze Ribeiro, 150 metros, avista o Restaurante Alcides que tem uma excelente relação preço-qualidade.



- Coordenadas: 37.741026, -25.668759
O Bife à Alcides, com ovo, pimenta da terra e alho (servido com batata frita) é creditado como a origem do bife regional. Desde então vários enriqueceram a sua confeção, mas este continua a ser dos melhores.
Mercado da Graça




- Coordenadas: 37.742093, -25.664498
Subindo para a rua São João em Ponta Delgada, em 400 metros chega ao Mercado da Graça (aberto até às 18:00 – pelo caminho passa pelo afamado Teatro Micaelense (1950).

O mercado é um apanhado dos frutos que a terra dá, onde tanto se cultiva a nutritiva banana, a indispensável pimenta da terra, como o exótico ananás e inhame.


Inserido em pleno mercado descortina o Sabores – Local Food, pequenina banca de sandes e de sumos naturais que faz pleno proveito dos ingredientes frescos e recria os produtos locais em singulares momentos deliciosos.
Museu Carlos Machado





- Coordenadas: 37.743157, -25.667269
Na Rua do Doutor Guilherme Poças fica o curioso Museu Carlos Machado (aberto terça a domingo das 10:30 às 17:50). Com uma vasta coleção de História Natural e Arte Regional – fica num antigo convento (século XVI).
Em meados do século XIX, a elite de São Miguel tinha um voraz interesse científico e muito do espólio resulta das suas coleções privadas.


Também conhece a obra do maior pintor açoriano, o erudito Domingos Rebelo. A obra mais famosa é uma pintura em grande escala sobre a emigração açoriana – com vários elementos “micaelenses” nomeadamente o Senhor Santo Cristo dos Milagres.




Mesmo ao pé, surge o Restaurante Museu. Com uma decoração original e atendimento excelente. Os pratos regionais são bons e as sobremesas muito boas – globalmente tem uma excelente relação preço-qualidade.
Igreja do Colégio dos Jesuítas



- Coordenadas: 37.743667,-25.669917
Continuando pela Rua do Doutor Guilherme Poças, 2 minutos, avista a magnífica Igreja do Colégio dos Jesuítas, já bem perto do Jardim Antero de Quental.
Contém 2 exemplos importantes da arte do século XVIII: o magnífico retábulo de talha – parcialmente dourado quando os jesuítas foram expulsos…
Não menos requintado são os painéis em mosaico, a 5 metros de altura, que retratam alegorias eucarísticas enquadradas por ornamentações barrocas.
Jardim Botânico do Canto




- Coordenadas: 37.746883, -25.669852
Subindo pela Avenida Gaspar Frutuoso até à Rua de José do Canto, não tarda a encontrar em Ponta Delgada o Jardim Botânico José do Canto (aberto das 9 da manhã às 17 da tarde) – espaço de colossos vegetais e singulares espécies exuberantes, com clara influência do período vitoriano inglês.
José do Canto foi um rico, culto, proprietário do século XIX que criou este jardim. É também responsável pela bela Capela da Nossa Senhora da Vitória ao pé da Lagoa das Furnas. No seu tempo, o jardim era bem maior e imponente.
Jardim Palácio de Sant’Ana



- Coordenadas: 37.746261, -25.671891
Ao lado do Jardim Botânico, desvenda o Jardim do Palácio de Sant’Anna (terça-feira a domingo das 10h às 17h) – atual sede do Presidente do Governo da Região Autónoma dos Açores.
O Palácio em estilo neoclássico (século XIX) foi erguido por José Jácome Correia e herdado pelo primo de José do Canto. Pode visitar o jardim por cerca de 2 euros.
Parque Atlântico



- Coordenadas: 37.746192,-25.675207
Os centros comerciais não são a principal atração em São Miguel. Porém, caso precise de fazer compras tem o Parque Atlântico – a 500 metros do Jardim de Sant’Ana e perto do Jardim António Borges – com todas as populares marcas, hipermercado, área de restauração e cinema.
Jardim António Borges





- Coordenadas: 37.745081, -25.676431
Por baixo do Parque Atlântico, com entrada na Avenida Antero de Quental ou na Rua António Borges, encontra o romântico Jardim António Borges (1858). Criado pelo afluente António Borges da Câmara de Medeiros. Continua a ser o mais fantasioso dos jardins.
Ainda existe a grande ravina samambaia e a sua ponte romântica, pequenos cursos de água, embora alguns já secos. A maioria da plantação veio de muito longe – vale a pena ver as enraizadas Ficus macrophylla e a enorme Albizia.
Gruta do Carvão





- Coordenadas: 37.748072, -25.687093
No noroeste da cidade, 1 km do Parque Atlântico, a imensa Gruta do Carvão (Rua do Paim 2) é uma amostra eloquente da força criadora vulcânica correndo em direção ao mar.
Visita-a, por 5 euros, entre as 10 e as 6 da tarde (fechada para almoço). Nas paredes há vestígios de bolhas de gás que rebentaram e, no teto, estalactites de lava de forma cónica que conferem à gruta uma beleza singular.