Início Lisboa

Benfica (Lisboa)

No século XIX era a periferia da cidade; espaço campestre com moradias dos mais ricos. Desse tempo apenas remanesce pequenas, mas magníficas, evidências. Para um guia da cidade: o que visitar em Lisboa.

Também descobre o Jardim Zoológico, (www.zoolisboa.pt) que proporciona um dia agradável, especialmente para os mais pequenos.

Jardim Zoológico

  • Coordenadas: 38.744362,-9.170717

Um miniteleférico oferece uma vista aérea do jardim Zoológico com muito para oferecer: casa de répteis, vários animais “shows” – leões marinhos, golfinhos, enfim, várias diversões.

Fica precisamente na Estrada de Benfica. Tem várias ligações de Autocarro de Restauradores via a Praça Marquês de Pombal, ou simplesmente apanha o metro (linha azul).

Palácio das Laranjeiras

A 300 metros, na estrada das Laranjeiras, surge o Palácio das Laranjeiras e o Teatro Thalia (1843) de feição neoclássica.

A modesta casa do milionário Conde de Farrobo, século XIX, tinha tudo do que havia de distinto em Lisboa e cujas festas tornaram-se afamadas na Europa.

Joaquim Pedro de Quintela

Quando falamos do 1.º Conde de Farrobo, Joaquim Pedro de Quintela, referimos opulência e brilho: sportsman, excelente esgrimista, mas também amante da arte – era dos homens mais ricos de Portugal.


Palácio dos Marqueses da Fronteira

  • Coordenadas: 38.740312,-9.180393

Entusiastas de palácios devem visitar o Palácio dos Marqueses da Fronteira (século XVII), no Largo de São Domingos de Benfica. Fica a 20 minutos a pé do zoológico e pode apanhar o autocarro 746 a partir dos Restauradores.

Construído por Dom João de Mascarenhas, Marquês de Fronteira. Foi general na Guerra da Restauração contra Espanha (durou 28 anos). Para além de ser excelente estratega, era um homem culto.

Após a visão imperial do conjunto habitacional, chega aos fantásticos jardins com estátuas e fontes, uma espécie de oásis para o seu dono.

No jardim tem a Série Régia: conjunto de bustos dos Reis portugueses, desde do pai do 1.º rei de Portugal, Conde Dom Henrique, até ao futuro rei da sua altura (Dom Pedro II).

Série Régia

Não é de estranhar que faltem os reis espanhóis, os Filipes – um general da guerra da restauração não iria considerá-los monarcas de Portugal. O jardim é uma obra prima do barroca.

No interior vê mobiliário da época, mosaicos deslumbrantes, particularmente os que narram batalhas da Guerra da Restauração contra Espanha.


Benfica, Estádio da Luz

  • Coordenadas: 38.752711,-9.184774

Na Avenida General Norton Matos fica o estádio da equipa mais famosa de Lisboa (pode apanhar o metro – estação Colégio Militar-Luz).  O impressionante Estádio da Luz (www.slbenfica.pt) foi reconstruído em preparação para o Campeonato Europeu de 2004.

Junto ao estádio avista a estátua do Eusébio, o original Pantera Negra: o 1.º grande jogador português e o 1.º de origem africana a ter sucesso no futebol mundial.

Ganhou 11 títulos de campeão nacional, 1 taça de campeões europeus, 7 vezes o melhor marcador do campeonato e por 2 vezes recebeu a bota de ouro de melhor marcador europeu.

Estátua de Eusébio

Eusébio tornou-se um símbolo de que tudo é possível, nasceu em Lourenço Marques, hoje Maputo em Moçambique.

A 10 minutos, de carro, fica o estádio dos tradicionais rivais na cidade, Sporting Clube de Portugal.

  • Coordenadas: 38.76123,-9.161796

O Estádio José Alvalade na Rua Professor da Fonseca (estação de metro Campo Grande) foi também construído para o Euro 2004 – com capacidade para 54 000 pessoas.


Centro Comercial Colombo

  • Coordenadas: 38.754465,-9.188528

Perto do Estádio da Luz, tem o maior centro comercial português: Centro Comercial Colombo, localizado na estação de metro (Colégio Militar – linha azul). http://www.colombo.pt/. Com cerca de 350 lojas, 60 restaurantes, 8 salas de cinema, Bowling e Health Club.

O que visitar perto: