Área Metropolitana de Lisboa Lisboa Benfica (Lisboa)

Benfica (Lisboa)

Em Benfica, reside o  Jardim Zoológico, precisamente na Estrada de Benfica 158-160 (www.zoolisboa.pt) que proporciona um dia agradável, especialmente se tem filhos.

  • Coordenadas: 38.744362,-9.170717

Um mini teleférico oferece uma vista aérea do que o jardim Zoológico tem para oferecer: casa de répteis, vários animais “shows” – leões marinhos, golfinhos, enfim, várias diversões.

Tem ligações de Autocarro a partir de Restauradores para o Jardim Zoológico via Praça Marquês de Pombal, ou simplesmente pode apanhar o metro para o Jardim Zoológico.

Esta área (Laranjeiras) no século XIX era a periferia da cidade; área campestre com moradias dos mais ricos. Desse tempo apenas remanesce pequenas, mas magníficas, evidências.

A cerca de 300 metros, na estradas das Laranjeiras encontra o Palácio das Laranjeiras e o Teatro Thalia (1843) de feição neo-clássica do milionário Conde de Farrobo do século XIX,  onde se reunia tudo quanto havia de mais distinto em Lisboa e cujas festas se tornaram afamadas em toda a Europa.

Joaquim Pedro de Quintela

Falar do primeiro Conde de Farrobo, Joaquim Pedro de Quintela, é falar de fausto e brilho, um Sportsman, excelente esgrimista mas também um amante da arte e dos homens mais ricos de Portugal.

  • Coordenadas: 38.740312,-9.180393

Entusiastas de palácios devem fazer todos esforço para visitar Palácio dos Marqueses da Fronteira do século XVII (Largo de São Domingos de Benfica 1), cerca de 20 minutos a pé a oeste do zoológico – autocarro 746 a partir Restauradores.

Construído por Dom João de Mascarenhas, primeiro Marquês de Fronteira na segunda metade do século XVII, General na Guerra da Restauração contra Espanha (durou 28 anos).  Para além dum bom estratega, era visto na época como homem de bom gosto e culto.

Após a visão imperial do conjunto habitacional, chega aos fantásticos jardins com estátuas e fontes desta casa de campo que era uma espécie de oásis para o seu dono.

No jardim tem a Série Régia que é um conjunto de bustos dos Reis portugueses, desde do pai do primeiro rei de Portugal, Conde Dom Henrique até ao futuro rei da sua altura, Dom Pedro II.

Série Régia

Não é de estranhar que faltam os Reis espanhóis, os Filipes – pois um General da Guerra da Restauração não iriam considerá-los Reis de Portugal. O jardim em si é uma obra prima do barroco europeu.

No interior ainda há mobiliário de época, em conjunto com mosaicos deslumbrantes que remontam ao século XVII, particularmente os que narram batalhas da Guerra da Restauração contra Espanha.

  • Coordenadas: 38.752711,-9.184774

Na Avenida General Norton Matos (www.slbenfica.pt), pode apanhar o metro (estação Colégio Militar-Luz), fica o estádio da equipa mais famosa de Lisboa. O impressionante Estádio da Luz foi totalmente reconstruído em preparação para o Campeonato Europeu de 2004.

Junto ao estádio avista a estátua do Rei Eusébio, o original Pantera Negra, um ícone para o futebol mundial, foi o primeiro grande jogador português e o primeiro de origem africana a ter sucesso no futebol mundial.

Ganhou 11 títulos de campeão nacional, uma taça de campeões europeus, sete vezes o melhor marcador do campeonato e por duas vezes recebeu a bota de ouro de melhor marcador europeu.

Estátua de Eusébio

Eusébio tornou-se um símbolo de que tudo é possível, nasceu em Lourenço Marques, hoje Maputo em Moçambique.

A cerca de 10 minutos, de carro, fica o estádio dos tradicionais rivais da mesma cidade, Sporting Clube de Portugal. O Estádio José Alvalade na Rua Professor da Fonseca, perto da estação de metro (Campo Grande) foi também construído para o Euro 2004  – com uma capacidade para 54 000 pessoas.

  • Coordenadas: 38.76123,-9.161796

Perto do Estádio da Luz encontra o maior centro comercial português, o Centro Comercial Colombo, localizado na estação de metro (Colégio Militar – linha azul). http://www.colombo.pt/. Com cerca de 350 lojas, 60 restaurantes, 8 salas de cinema, Bowling e Health Club.

  • Coordenadas: 38.754465,-9.188528