Açores Grupo Central Ilha da Graciosa (Açores)

Ilha da Graciosa (Açores)

Com uma forma quase oval e com penas 13 km de comprimento, Graciosa é 2.ª ilha mais pequena dos Açores, classificada pela UNESCO como reserva da Biosfera. O seu ponto mais alto tem apenas 398 metros (Pico Timão).

Aqui o ritmo é lento, pontualmente com homens a cavalo, ou a burro, nas estradas para as áreas mais agrícolas. O cenário é pitoresco, de pastagens e pequenos aglomerados de casas caiadas de branco à volta de igrejas – com a presença constante do mar cintilante.

A maior atração na ilha é a Caldeira e a Furna do Enxofre, a caverna no fundo da caldeira que foi explorada por príncipe Alberto I de Mónaco (trisavô do atual Alberto II do Mónaco) e por Dom Carlos (1901). Não se esqueça de experimentar as Queijadas da Graciosa – são deliciosas. Há também os pasteis de arroz, não tão conhecidos, mas também muito bons.

Queijadas da Graciosa
Queijadas da Graciosa

Sobretudo desfruta do facto de estar na ilha e relaxa. Há pouca vida noturna, e a que há é encontrada maioritariamente em Santa Cruz. Existem vários bares, alguns com pequenas discotecas.

 

A 2 quilómetros do centro de Santa Cruz, fica o Aeródromo da Graciosa; com todos os típicos serviços associados a aeroportos como câmbios e aluguer de automóveis.

  • Coordenadas: 39.090653, -28.027953

Muito perto, fica o Barro Vermelho, uma zona de lazer e balnear de bandeira azul, que premia a excelência da sua água. No verão é vigiada e são colocados solários de madeira sob as suas rochas para o conforto das pessoas – com chuveiros e vestuários.

 

  • Coordenadas: 39.0954385,-28.029344

O seu parque de estacionamento (gratuito) é coberto com a bagacina vermelha típica da área. Durante os meses de verão a área em redor é usada como campo de campismo. Fica, no máximo, a 5 minutos do aeródromo e 2 km de Santa Cruz.

O centro do pitoresco concelho de Santa Cruz (http://www.cm-graciosa.pt/) expande a partir da praça principal da vila velha, com grandes árvores metrosideros, olmos e araucárias, e um grande tanque de água – originalmente usado para dar de beber a gado.

Perto da praça principal, a cerca de 100 metros na rua Matriz está a charmosa Igreja Matriz de Santa Cruz, século XVI, erguida sob um templo mais antigo. Tem um estilo barroco e com detalhes manuelinos no interior.

  • Coordenadas: 39.085724, -28.004165

A cerca de 100 metros fica a Igreja de Santo Cristo da Misericórdia, século XVII,  donde pregou, por um breve período, o padre António Vieira.

  • Coordenadas: 39.084927, -28.004023

Aqui reside a estátua de Santo Cristo dos Milagres do século XIX, de grande devoção na ilha, ocorrendo em agosto (2.ª semana) a procissão do Senhor Santo Cristo dos Milagres da Graciosa.