Açores Grupo Central Ilha da Graciosa (Açores)

Ilha da Graciosa (Açores)

Com uma forma quase oval e com penas 13 Km de comprimento, Graciosa é 2ª ilha mais pequena dos Açores classificada pela UNESCO como reserva da Biosfera. O seu ponto mais alto tem apenas 398 metros (Pico Timão).

Aqui o ritmo é lento, pontualmente com homens a cavalo, ou a burro, nas estradas para as áreas mais agrícolas. O cenário é pitoresco, de pastagens e pequenos aglomerados de casas caiadas de branco à volta de igrejas – com a presença constante do mar cintilante.

A maior atracção na ilha é a Caldeira e a Furna do Enxofre, a caverna no fundo da caldeira que foi explorada por príncipe Alberto I de Mónaco (trisavô do actual Alberto II do Mónaco) e por Dom Carlos (1901). Não se esqueça de experimentar as Queijadas da Graciosa – são deliciosas. Há também os pasteis de arroz, não tão conhecidos, mas também muito bons.

Queijadas da Graciosa
Queijadas da Graciosa

Sobretudo desfruta do facto de estar na ilhae relaxa. Há pouca vida nocturna, e a que há é encontrada maioritariamente em Santa Cruz. Existem vários bares, alguns com pequenas discotecas.

Santa Cruz

A 2 quilómetros do centro de Santa Cruz, fica o Aeródromo da Graciosa; com todos os típicos serviços associados a aeroportos como câmbios e aluguer de automóveis.

  • Coordenadas: 39.090653, -28.027953

Muito perto, fica o Barro Vermelho, um zona de lazer e balnear de bandeira azul,que premia a excelência da sua água. No verão é vigiada e são colocados solários de madeira sob as suas rochas para o conforto das pessoas – com chuveiros e vestuários.

  • Coordenadas: 39.0954385,-28.029344

O seu parque de estacionamento (gratuito) é coberto com a bagacina vermelha típica da área. Durante os meses de Verão a área em redor é usada como campo de campismo. Fica, no máximo, a 5 minutos do aeródromo e 2 Km de Santa Cruz.

A pitoresca vila de Santa Cruz expande a partir da praça principal da vila velha, com grandes árvores metrosideros, olmos e araucárias, e um grande tanque de água – originalmente usado para dar de beber a gado.

Igreja Matriz de Santa Cruz

Perto da praça principal, a cerca de 100 metros na rua Matriz está a charmosa Igreja Matriz de Santa Cruz, século XVI, erguida sob um templo mais antigo. De estilo barroco, com detalhes manuelinos no interior.

  • Coordenadas: 39.085724, -28.004165

A cerca de 100 metros fica a Igreja de Santo Cristo da Misericórdia, século XVII,  donde pregou, por um breve período, o padre António Vieira.

  • Coordenadas: 39.084927, -28.004023

Aqui reside a estátua Santo Cristo dos Milagres do século XIX, de grande devoção na ilha, ocorrendo em Agosto (2ª semana) a procissão do Senhor Santo Cristo dos Milagres da Graciosa.