Início Área Metropolitana de Lisboa

Almada o que Visitar

O que visitar em Almada? Tão perto de Lisboa (leia O que visitar em Lisboa), algumas das principais atrações turísticas incluem o Santuário do Cristo Rei, o Parque da Paz, a Fragata Dom Fernando II, a Casa da Cerca, o Elevador Panorâmico da Boca do Vento.

Além disso, Almada também é conhecida pelas suas praias, como a Praia da Mata e a Praia da Rainha.


A atarefada Almada atrai os que desejam cantos inexplorados ao pé de Lisboa. Tem uma história muito antiga, povoada na época romana e durante o período islâmico (Al-Madan quer dizer a Mina).

O seu coração é operário, mas a sua costa atlântica (Costa da Caparica) oferece repouso a todos da margem sul e norte do rio Tejo.

A melhor altura para conhecê-la é antes da hora do almoço num dia ensolarado. Muitos fazem a travessia da capital, romantizando uma refeição com vista para o rio ou então relaxar na suas praias doiradas.


1. Terminal Fluvial de Cacilhas

  • Coordenadas: 38.688033, -9.147708


Se tiver em Lisboa comece a sua aventura no clássico cacilheiro a partir de Cais do Sodré (Lisboa) para Cacilhas: tranquila viagem de 15 minutos (por menos de €2). A escassos metros da estação surge o tradicional Farol, que celebra a culinária local.


2. Restaurante o Farol – Onde Comer em Almada

  • Coordenadas: 38.687939, -9.148446


O prato típico da região é Ameijoas à Bulhão Pato, mas esta afamada marisqueira tem várias especialidades de bom valor. A 500 metros, junto ao rio, emerge o Farol de Cacilhas (século XIX).

  • Coordenadas: 38.688057, -9.146410


Chegou a ser transferido para a Ilha Terceira, onde continuou até 2009 até regressar a casa. Agora, reformado, continua a atrair a atenção.


3. Submarino Barracuda

Daqui continuamos para sul, partimos em direção à doca de Cacilhas, donde eleva-se o resistente Submarino Barracuda (reformado em 2009).

  • Coordenadas: 38.686795, -9.147078


Fazia parte dum grupo de 4 submarinos do fim da década de 60 com uma boa capacidade de imersão (300 metros) e 12 tubos de torpedo – 8 tubos na frente e 4 atrás.

Ficou célebre num exercício da Nato (Locked Gate 83) num combate contra o porta avião americano USS Dwight D. Eisenhower- verdadeira história de David contra Golias.

O Capitão-tenente Brites Nunes colocou o barracuda mesmo debaixo do porta avião USS Dwight D. Eisenhower sem nunca ser detetado. Depois simulou ter disparado todos os torpedos… O comandante norte-americano não quis acreditar e pediu os registos do submarino para confirmar com os seus próprios olhos.

Inevitavelmente, teve que felicitar a ousadia portuguesa.

O enorme porta-avião, com capacidade para 60 aviões, nunca viaja sem escolta e participou em operações militares no Afeganistão.


4. Fragata Dom Fernando II e Glória

  • Coordenadas: 38.686564, -9.146465



Bom, uns passos mais à frente e avistamos outra jóia: a Fragata Dom Fernando II e Glória, a última embarcação de vela, lançada pela Marinha Portuguesa (1843).

Por menos de 5 euros descobrimos mais sobre a nossa história e como era viver neste navio – os manequins são muito realistas e alguns rostos baseados em antigos tripulantes.

Fazia a carreira da Índia, viagem de 15 meses. Não havia alimentos frescos – o biscoito era o alimento essencial, feito à base de massa de farinha de trigo.


5. Igreja de Nossa Senhora de Bom Sucesso

  • Coordenadas: 38.686775, -9.148356


A 200 metros da fragata, na pequena Rua Cândido Reis donde, por entre restaurantes familiares, surge a tímida Igreja da Nossa Senhora do Bom Sucesso, edificada após o terramoto de 1755. O altar é deliciosamente ornamentado e as paredes revestidas com azulejos do século XVIII.

No dia 1 de novembro ocorre a procissão em homenagem à Nossa Senhora do Bom Sucesso que, segundo a tradição, poupou Cacilhas à devastação do maremoto de 1755.

Nesta altura, a população de Lisboa correu para o porto procurando segurança em campo aberto e então surgiram 3 ondas gigantes… Terrível.


6. Rua do Ginjal

Regressando ao Terminal Fluvial de Cacilhas, do lado esquerdo avistamos a ribeirinha rua de Ginjal.

Cacilhas foi um alegre bairro industrial e aqui vemos evidências disto: nos antigos armazéns (um deles agora museu).

As paredes são agora revestidas por graffiti.


7. Restaurante Atira-te ao Rio e Ponto Final

  • Coordenadas: 38.684984, -9.157712


Em todo o caso, é um radiante passeio até à pequenina praia das lavadeiras que culmina com 2 charmosos restaurantes: Atira-te ao Rio e o Ponto Final.

Ambos são um íman para turistas e uma experiência imperdível com a maravilhosa vista para Lisboa.

Retemperadas as forças, continuamos a exploração passando pelo romântico Jardim do Rio: agradável poiso que seduz todos que por lá passam.

  • Coordenadas: 38.684520, -9.160369


A curta distância avistamos a Fonte da Pipa (século XVIII) edificado a mando de Dom João V, por isto tem as suas armas. Saciava os locais e marinheiros que enchiam os barris.

  • Coordenadas: 38.684188, -9.160431


Antes desta obra, os habitantes já vinham aqui buscar água. Durante a crise de 1383-1385 houve um pequeno combate contra os castelhanos que visitar eliminar o acesso de Almada à água.

Apesar da inferioridade numérica, os locais venceram. Camões fala deste episódio nos Lusíadas.


8. Museu Naval

  • Coordenadas: 38.683900, -9.160884


Na continuidade do Jardim do Rio, e do Cais do Ginjal, passámos pelo interessante Museu Naval que nos narra a história da construção naval em aço apoiado por um conjunto de peças associada à cadeia de produção dum navio.

Poucos sabem que a indústria naval de Almada foi uma referência no mundo. É parte importante da alma de Almada.


9. Elevador Panorâmico da Boca do Vento

  • Coordenadas: 38.684769, -9.158856


Encostado ao Jardim do Rio emerge o maravilhoso Elevador Panorâmico da Boca do Vento, inaugurado em 2000.

Enquanto subimos ao local da antiga vila de Almada somos recompensados com a visão majestosa de Lisboa e da vibrante Ponte 25 de Abril.


10. Casa da Cerca, Almada

  • Coordenadas: 38.683859, -9.159168


Mesmo ao pé, fica a requintada Casa da Cerca, mansão típica dos séculos XVII – XVIII. É agoa um centro de artes contemporâneas (desde 1993), aberta diariamente exceto segundas-feiras.

Disfrute o pequeno jardim botânico e relaxe por canteiros de flores e árvores frutíferas.

Almada sempre foi um glorioso miradouro…

Quando o Filipe II de Espanha tomou posse de Portugal (União Ibérica no século XVI) ficou maravilhado com a vista de Almada. Pediu que se pusessem archotes em Lisboa para a ver iluminada à noite…

Era a mais jovem joia do seu reino e trazia consigo descobertas de meio mundo!

Estamos a 10 minutos a pé do centro que culmina na avenida Nuno Álvares Pereira. O coração de Almada não é de todo turístico, genuinamente revela como é viver nos subúrbios da capital. É um espaço para uma rápidas compras ou 1, 2, bebidas numa das esplanadas.


11. Visitar o Santuário Nacional do Cristo Rei

  • Coordenadas: 38.678557, -9.171375


Numa subida de 1,5 km chegamos ansiosamente ao imponente Santuário Nacional do Cristo Rei que nos acolhe com todo o esplendor – estamos a 200 metros acima do Tejo.

Foi inspirado na versão brasileira para agradecer ao fato de Portugal escapar à destruição da II Guerra Mundial.

A ideia surgiu do cardeal Cerejeira quando em 1934 visitou o Brasil e avistou o monumento esmagador que é o Cristo Rei. Veio a pensar que também era bonito ter um a abençoar a Lisboa.

Do sonho à inauguração levou um par de décadas sendo inaugurado em 1959.  É Um verdadeiro postal da cidade e com céu limpo, as vistas são de cortar a respiração.

12. Museu da Cidade

  • Coordenadas: 38.667956, -9.161114


Para sul, 2 km do centro da Almada, encontrámos o curioso Museu da Cidade que nos conta a história e a cultura contemporânea da cidade. No seu interior, encontra um adorável café e restaurante.



13. Onde Ficar em Almada? Mercure Lisboa Almada

  • Coordenadas: 38.670766, -9.170914


Se deseja pernoitar em Almada, tem uma ótima opção no moderno Mercure Lisboa Almada (Rua Abel Salazar 9), empreendimento de 4 estrelas, a 1,5 km do Santuário. A simpatia da receção desarma o mais cansados dos visitantes e os quartos são espaçosos, limpos, com um pequeno-almoço ótimo.


14. Parque da Paz

  • Coordenadas: 38.664296, -9.166210


Perto do hotel, fica o imenso Parque da Paz, com 60 hectares e um lago artificial que é o lar dum par de delicados cisnes – agradável para uma caminhada.

Os cisnes são famosos por acasalarem-se para a vida e o “divórcio” é um acontecimento raríssimo – não param de comunicar entre si, nem por 1 minuto, talvez seja este o segredo.

O cosmopolita Almada Fórum dista 2 km (uma ciclovia liga o centro comercial ao parque) e a 5 km do coração da Almada.

  • Coordenadas: 38.660616, -9.174070


É gigantesco, com todas as populares marcas de consumo, vasta área de restauração e cinema. Seguramente encontrará o que necessita antes de viajar para novas aventuras.


15. Costa da Caparica (Almada)

Tradicionalmente uma vila de pescadores perto de Lisboa, é um longo trecho de areia fina que se estende até bem perto do Cabo do Espichel (Sesimbra a 40 km para sul).

Os primeiros 10 km da cidade são os mais conhecidos, dúzia de praias urbana. Poucos se apercebem dos golfinhos roazes que nadam próximo da costa à busca de pequenos peixes e das abundantes lulas no fundo da Caparica.

Praia de São João

  • Coordenadas: 38.656791, -9.250707


A primeira grande praia que avista na Costa da Caparica é a sedutora Praia de São João (não se esqueça do protetor solar), popularizada como a praia dos tios por atrair pessoal da linha de cascais.

É esplêndida, vigiada, quem a visita não fica indiferente, mas o estacionamento é caro.

É dividida por quebra-mares. Para norte fica Trafaria e a pequena Praia da Cova de Vapor de mar que atrai os alunos das escolas de surf.

Em Trafaria a pesca ainda é o sustento de muitas famílias. Os métodos de pesca tradicional não são intensivos, e a captura varia conforme a estação do ano – durante o verão predomina a sardinha.

Para sul da praia, começa o passeio marítimo que nos leva a diversas pequenas praias, todas separadas por quebra-mares.

  • Coordenadas: 38.644970, -9.241409


No início do passeio marítimo avistamos o singular O Barbas que orgulhosamente ostenta o seu DNA benfiquista.

O concentrado Barbas é dos adeptos mais famosos do clube encarnado, mas todos são genuinamente bem vindos e quando se pensa em boa mariscada na Caparica, pensa-se neste espaço.

Praia do Tarquínio Paraíso

  • Coordenadas: 38.641937, -9.239163


Após caminhar 500 metros chega à vibrante Praia do Tarquínio Paraíso e uma dúzia de esplanadas. É vigiada, de fácil acesso e mar mexido.

A escassos metros fica o confortável Hotel Tryp Lisboa Caparica Mar, empreendimento de 4 estrelas que domina na perfeição a arte de bem receber.

  • Coordenadas: 38.641279, -9.236443


Os quartos estão equipados com ar-condicionado, com varandas privativas. Temos à nossa disposição uma piscina, ginásio, 2 restaurantes, 3 bares e beach club.


Convento dos Capuchos

  • Coordenadas: 38.645613, -9.222254


Várias surpresas ainda estão por surgir e aventurando 4 km para interior, descobrimos o Convento dos Capuchos (século XVI).

Foi fundado no ano da batalha de Alcácer Quibir, por Lourenço Pires de Távora: importante fidalgo e conselheiro do rei – alguns descendentes estão na capela.

Lourenço pires de Távora é da mesma família que foi mais tarde perseguida por Marquês de Pombal no século XVIII.

O convento foi parcialmente arruinado no terramoto de 1755, mas foi perdoada a fachada renascentista. Podemos admirar os lindos jardins e admirar os painéis de azulejos que contam a vida de Santo António.

No interior, há uma exposição sobre a história do convento e o seu percurso após a extinção das ordens religiosas (século XIX).


Miradouro dos Capuchos

  • Coordenadas: 38.643390, -9.222773


O Miradouro dos Capuchos dista pouco mais que 100 metros do convento. Um belo panorama da costa com a sedutora Lisboa na linha de horizonte, os picos da Serra de Sintra e para sul o Cabo Espichel – a visão nos agarra por 5 minutos, mas há mais por ver e vivenciar.

A 500 metros, no Largo Aldeia dos Capuchos, fica o requintado Aldeia dos Capuchos Golf & Spa, hotel de 4 estrelas.

  • Coordenadas: 38.647830, -9.224453


Respiramos a alma da natureza e um ambiente tranquilo – com 3 piscinas e um campo de golfe (9 buracos).


Solar dos Zagallos

  • Coordenadas: 38.650368, -9.189673


O elegante Solar dos Zagallos fica a 5 minutos do Convento dos Capuchos, para este pela N10-1. A mansão (século XVIII) alberga um centro cultural.

A família Zagallo tinha esses terrenos já no século XV (época de Dom João II). A mansão foi aprimorada para uma visita do rei João VI, quando colocaram os azulejos e afrescos.


Nova Praia

  • Coordenadas: 38.634153, -9.232073


De regresso à costa, o passeio marítimo prolonga-se 1 km com meia dúzia de praias urbanas, todas vigiadas, todas parecidas. O último quebra-mar marca o início da sonolenta Nova Praia.

É um imenso areal por onde passa uma brisa que as gaivotas aproveitam enquanto esperam pelos pescadores.

  • Coordenadas: 38.629626, -9.228398


De seguida, o incansável comboio turístico Transpraia nos deixa à soberba Praia da Saúde donde vislumbramos as pequenas casas dos pescadores. É vigiada, com espaço de estacionamento e nos arrabaldes existe um parque de campismo.


Praia da Mata

  • Coordenadas: 38.623397, -9.223664


A tranquila Praia da Mata é a 5.ª paragem do comboio turístico, areal de areia fina e vigiado no verão com instalações balneares. Em poucos minutos, assegura um canto isolado para a família.


Praia da Rainha

  • Coordenadas: 38.616313, -9.218009


A 8.ª paragem é a deliciosa Praia da Rainha, longo trecho de areia banhado pelo mar cintilante. É vigiada, ótima para banhos de sol, com boas infraestruturas de apoio.

Ao pé do acesso da praia descobre o bendito Restaurante Pelicano, perfeito para uma reconfortante bebida no fim de tarde (descaradamente repetida).