Alentejo Alto Alentejo Portalegre (Alentejo)

Portalegre (Alentejo)

Portalegre é uma cidade atraente, dotada dum antigo bairro tipicamente caiado e alguns troços da muralha que permanecem da fortificação do século XIII. Grande parte da cidade é envolvida pelo Parque Natural da Serra de São Mamede – um parque cheio de arvoredo e de lugares encantadores.

Parque Natural da Serra de São Mamede

Perto, para norte, encontra Castelo de Vide, cerca de vinte minutos pela N246, e Marvão (meia hora pela N359). A oeste de Portalegre encontra Crato e Alter, cerca de 20 a 25 minutos pela IC13.

 

Piscina da Ribeira da Nisa
  • Coordenadas: 39.323452, -7.409165

Próximo de Marvão e Castelo de Vide, a Piscina da Ribeira Nisa (10 minutos de carro pela N359) são um desafogo para muita gente nos meses quentes.

 

Portalegre

Ao chegar a Portalegre, duas industriais chaminés o saúdam – a história industrial de Portalegre se agiganta na Fábrica de cortiça de Robinson. Chegou a ser das mais importantes fábricas de cortiça do país.

Originalmente criada por um homem de Yorkshire, a fábrica agora faz parte do Museu Robinson – Núcleo da Igreja do Convento de São Francisco, no fundo, um espaço cultural de carácter museológico e de reabilitação da fábrica e da Igreja do Convento de São Francisco (século XIII).

  • Coordenadas: 39.288559,-7.428367