Alentejo Alto Alentejo Portalegre

Portalegre

Uma cidade atraente dotada dum antigo bairro tipicamente caiado e alguns troços da muralha que permanecem da fortificação do século XIII. Grande parte da cidade é envolvida pelo Parque Natural da Serra de São Mamede – um parque cheio de arvoredo e de lugares encantadores.

Parque Natural da Serra de São Mamede

Perto de Portalegre, para Norte,encontra Castelo de Vide, cerca de vinte minutos pela N246, Marvão (meia hora pela N359). Para oeste de Portalegre encontra Crato e Alter, cerca de 20 a  25 minutos pela IC13.

Nas Proximidades de Marvão e Castelo de Vide, a Piscina da Ribeira Nisa (10 minutos de carro pela N359) são um desafogo para muita gente nos meses quentes.

Piscina da Ribeira da Nisa
  • Coordenadas: 39.323452, -7.409165

Museu Robinson – Núcleo da Igreja do Convento de São Francisco

Ao chegar a Portalegre, duas industriais chaminés o saúdam -a história industrial de Portalegre se agiganta na Fábrica de cortiça de Robinson. Chegou a ser das mais importantes fábricas de cortiça do país.

Originalmente criada por um homem de Yorkshire, a fábrica agora faz parte do Museu Robinson – Núcleo da Igreja do Convento de São Francisco, no fundo um espaço cultural de carácter museológico e de reabilitação da fábrica e da Igreja do Convento de São Francisco (século XIII).

  • Coordenadas: 39.288559,-7.428367