Açores Grupo Central Ilha Terceira (Açores)

Ilha Terceira (Açores)

A terceira faz parte do grupo central (com São Jorge, Graciosa, Pico e Faial), conhecida pela cidade Angra do Heroísmo – património histórico da UNESCO. É injusto porque há mais por descobrir; a culinária, encantadoras vilas, cavernas, praias e um belo campo de golfe.

O primeiro nome da Terceira é Nosso Senhor Jesus Cristo das Terceiras – o Infante Dom Henrique, Governador da Ordem de Cristo, dá nome cristão a 7 (desconhecia-se Flores e Corvo).

As açorianas foram as terceiras (1.º eram Canárias, 2.º arquipélago da Madeira.) Por ter o porto vital para as Naus das Carreiras da Índia e do Brasil, com o tempo ficou como Terceira.

De voo direto, são 2 horas e 15 minutos de Lisboa e cerca de 5 horas de Boston (porém, a maioria de voos dos EUA têm escala em São Miguel). Em dimensão, é a 3.ª maior nos Açores com um perímetro de 90 km – na história de Portugal muitas vezes foi a primeira.

Em Angra, é fácil passar um dia vendo os edifícios históricos, a imponente fortaleza e o fantástico Monte Brasil.

Monte Brasil

Mais ou menos no meio da ilha fica a região conhecida como Terra Brava, apropriadamente denominada pela vegetação densa. O ponto mais alto é a Serra de Santa Bárbara (1021 metros) – quase todos os dias o cume esconde-se entre as nuvens.

No lado noroeste encontra a floresta Serreta, maravilhoso conjunto de criptoméria e eucalipto envolvido pela vegetação de espécies endémicas.

Serra de Santa Bárbara

A encantadora Praia da Vitória é a outra cidade por explorar, diferente e mais pequena; se tiver tempo veja a vista de toda a parte oriental no topo da Serra do Cume.

Praia da Vitória

Entre maio e setembro, touradas ocorrem em quase todas as vilas – e normalmente são os jovens que correm mais riscos na tourada à corda.

Tourada à Corda

Pode visitar Angra do Heroísmo da parte da manhã e passar a tarde e início da noite no Monte Brasil. Depois explorar a costa oeste para Biscoitos passando por pequenos povoados.

Se estiver sem carro, ou a fazer uma visita curta, o melhor lugar para se alojar é em Angra, porque, além da cidade, pode visitar a Praia da Vitória. Há um serviço regular de autocarro entre as 07:00 e as 19:00 a partir da praça principal de Angra à Praia da Vitória – leva menos de uma hora.

No que diz respeito à Culinária, não pode perder a deliciosa alcatra, confecionada num alguidar de barro com vinho, verdelho de biscoitos, mas hoje em dia usa-se também vinho de cheiro. Com pimenta (preta e da jamaica), cravinho, alho, cebola, louro – coze lentamente.

Alcatra

É uma maravilha gastronómica, parte essencial nas Festas do Divino Espírito Santo na Terceira. Já se faz alcatra de peixe, uma pequena inovação ao prato tradicional.

Os crustáceos e lapas (molusco que aparece nas rochas) é um petisco muito apreciado nos Açores e na Madeira.

Combine o seu café com as queijadas Donas Amélias – doce, mas não demasiado, com uma textura fantástica.

Donas Amélias

Nasceu a propósito duma visita do Rei Dom Carlos e da Rainha Dona Amélia (1901) – e são confecionadas tal como foram feitas para a Rainha.

Angra do Heroísmo – Ilha Terceira (Açores)

Dada a sua configuração renascentista é difícil não voltar aos tempos em que Angra era o centro do universo Atlântico. Negociatas e tesouros se reuniram ou passaram por aqui, tanto das Índias Orientais como do Novo Mundo.

Praia da Vitória – Ilha Terceira (Açores)

Em contraste com outras cidades do arquipélago, Praia é sempre aberta e brilhante. Tem uma praça central e rua pedonal comercial. As extensas planícies desta metade oriental da ilha produziu grandes quantidades de trigo..

Costa Ocidental da Terceira (Açores)

Apenas 3 km oeste de Angra encontra a vila bonita e um dos portos de pesca mais importantes dos Açores. Entre as 16h00 e as 17h00, os barcos desembarcam para vender peixe no cais.

A Terceira tem como mais próximas (por ordem) São Jorge, Graciosa e Pico. Existem ligações aéreas regulares, nomeadamente entre a aerogare da Praia da Vitória e:

  • Aeródromo de São Jorge: (meia hora de viagem),
  • Aeródromo da Graciosa: (meia hora de viagem)
  • Aeroporto do Pico: (35 minutos).

Ilha de São Jorge (Açores)

Numa lua cheia, o canal de frente ao Pico reflete e brilha, enquanto o grande cume do Pico maciço oferece o restante cenário cinematográfico.

Ilha da Graciosa (Açores)

Com uma forma oval, é a ilha menos húmida do arquipélago, e tem como o ponto mais alto o Pico Timão - de apenas 398 metros...

Ilha do Pico (Açores)

A segunda maior ilha dos Açores tem algo para todos. Explorar as terras altas da ilha e apreciar o cenário de padrões de nuvens em torno da montanha é motivo suficiente para vir à ilha do Pico.

Entre maio e setembro, quer a partir da marina da Angra como da marina Praia da Vitória, tem ligações marítimas para as restantes ilhas (ver mais em Atlânticoline).

São 3 a 6 horas de viagem (sem escalas) entre as do grupo central. O preço ronda os 30 euros.