Início Açores Grupo Central Ilha Terceira (Açores)

Ilha Terceira (Açores)

 

 

A Terceira faz parte do grupo central (com São Jorge, Graciosa, Pico e Faial), conhecida pela cidade Angra do Heroísmo – património histórico da UNESCO. É injusto porque há muito mais; a culinária, encantadoras vilas, cavernas, praias e um belo campo de golfe.

Em dimensão, é a 3.ª maior nos Açores com um perímetro de 90 km – na história de Portugal muitas vezes foi a primeira.

O primeiro nome da Terceira é Nosso Senhor Jesus Cristo das Terceiras – o Infante Dom Henrique, governador da ordem de Cristo (sucessores dos Templários em Portugal), dá nome cristão a sete ilhas (ainda se desconhecia Flores e Corvo).

As açorianas foram as terceiras (1.º foram as Canárias, 2.º arquipélago da Madeira.) Por ter o porto vital para as Naus das Carreiras da Índia e do Brasil, com o tempo a ilha ficou conhecida como a Terceira.

Em Angra, é fácil passar um dia vendo os magníficos edifícios históricos, a imponente fortaleza e o fantástico Monte Brasil.

Monte Brasil

Mais ou menos no meio da ilha fica a região conhecida como Terra Brava, apropriadamente denominada pela vegetação densa. O ponto mais alto é a fértil Serra de Santa Bárbara (1021 metros) – quase todos os dias o cume esconde-se entre as nuvens.

No lado noroeste encontra a floresta Serreta, maravilhoso conjunto de criptoméria e eucalipto envolvido pela vegetação de espécies endémicas.

Serra de Santa Bárbara

A encantadora Praia da Vitória é a outra cidade por explorar, diferente e mais pequena; se tiver tempo veja a vista de toda a parte oriental no topo da Serra do Cume.

Praia da Vitória

Entre maio e setembro, touradas ocorrem em quase todas as vilas – e normalmente são os jovens que correm mais riscos na tourada à corda.

Durante séculos, o ritual de enfrentar o touro simbolizou enfrentar a grande fera, o medo, e no passado cultivar esta bravura era vital para assegurar a sobrevivência da comunidade.

Tourada à Corda

Pode visitar a elegante Angra do Heroísmo da parte da manhã e passar a tarde e início da noite no Monte Brasil. Depois explorar a costa oeste para Biscoitos passando por sonolentos pequenos povoados.

Se estiver sem carro, ou a fazer uma visita curta, o melhor lugar para se alojar é em Angra, porque, além da cidade, pode visitar a Praia da Vitória. Há um serviço regular de autocarro entre as 07:00 e as 19:00 a partir da praça principal de Angra à Praia da Vitória – leva menos de uma hora.

No que diz respeito à Culinária, não pode perder a deliciosa alcatra, confecionada num alguidar de barro com vinho (Verdelho da região de biscoitos, mas hoje em dia usa-se também o vinho de cheiro). Com pimenta (preta e da jamaica), cravinho, alho, cebola, louro – coze lentamente.

Alcatra

É uma maravilha gastronómica, parte essencial nas Festas do Divino Espírito Santo na Terceira.

Na época do Espírito Santo (entre a Páscoa e o domingo da Trindade) as famílias recebiam a mesma quantidade de carne, pão e vinho (esmola) – uma vez por ano todos (nobre, povo e clero) comiam como se tivessem as mesmas possibilidades.

Era uma prática que pregava, sem palavras, que os mais fortes tinham deveres para com os mais fracos da comunidade. Hoje em dia já se faz também alcatra de peixe, uma inovação ao prato tradicional.

Os crustáceos e lapas (molusco que aparece nas rochas) é um petisco muito apreciado nos Açores e na Madeira.

Combine o seu café com as queijadas Donas Amélias – doce, mas não demasiado, com uma textura fantástica.

Donas Amélias

Nasceu a propósito duma visita do Rei Dom Carlos e da Rainha Dona Amélia (1901) – e são confecionadas tal como foram feitas para a Rainha.

De voo direto, são 2 horas e 15 minutos de Lisboa e cerca de 5 horas de Boston (porém, a maioria de voos dos EUA têm escala em São Miguel).

O que Fazer:

Angra do Heroísmo – Ilha Terceira (Açores)

Dada a sua configuração renascentista é difícil não voltar aos tempos em que Angra era o centro do universo Atlântico. Negociatas e tesouros se reuniram ou passaram por aqui, tanto das Índias Orientais como do Novo Mundo.

Praia da Vitória – Ilha Terceira (Açores)

Em contraste com outras cidades do arquipélago, Praia é sempre aberta e brilhante. Tem uma praça central e rua pedonal comercial. As extensas planícies desta metade oriental da ilha produziu grandes quantidades de trigo..

Costa Ocidental da Terceira (Açores)

Apenas 3 km oeste de Angra encontra a vila bonita e um dos portos de pesca mais importantes dos Açores. Entre as 16h00 e as 17h00, os barcos desembarcam para vender peixe no cais.

O que visitar perto da Ilha da Terceira:

A Terceira tem como mais próximas (por ordem) São Jorge, Graciosa e Pico. Existem ligações aéreas regulares, nomeadamente entre a aerogare da Praia da Vitória e:

  • Aeródromo de São Jorge: (meia hora de viagem),
  • Aeródromo da Graciosa: (meia hora de viagem)
  • Aeroporto do Pico: (35 minutos).

Ilha de São Jorge (Açores)

Numa lua cheia, o canal de frente ao Pico reflete e brilha, enquanto o grande cume do Pico maciço oferece o restante cenário cinematográfico.

Ilha da Graciosa (Açores)

Com uma forma oval, é a ilha menos húmida do arquipélago, e tem como o ponto mais alto o Pico Timão - de apenas 398 metros...

Ilha do Pico (Açores)

A segunda maior ilha dos Açores tem algo para todos. Explorar as terras altas da ilha e apreciar o cenário de padrões de nuvens em torno da montanha é motivo suficiente para vir à ilha do Pico.

Entre maio e setembro, quer a partir da marina da Angra como da marina Praia da Vitória, tem ligações marítimas para as restantes ilhas (ver mais em Atlânticoline).

São 3 a 6 horas de viagem (sem escalas) entre as do grupo central. O preço ronda os 30 euros.