A cidade de Serpa, situada no sul de Portugal, é um destino turístico cativante. Uma experiência cultural única, graças à sua rica história e arquitetura distinta.
A cidade é conhecida pelas suas defesas medievais, que datam do século XIII. A culinária local também é incrível, oferecendo uma variedade de pratos deliciosos e vinhos locais.
Serpa oferece todas as clássicas atrações alentejanas – centro murado, castelo, ruas estreitas de casas pálidas e refrescantes jardins. Fica a meia hora de carro de Beja.
Para norte tem Moura a 45 minutos (pela N255 e N258). No sul, Mértola dista 1 hora (pela N265) de Serpa.
Visitar o Castelo de Serpa



- Coordenadas: 37.94475,-7.597333
O ponto mais alto é dominado pelos restos do medieval Castelo de Serpa, explodido pelos espanhóis na Guerra de Sucessão da Espanha quando estes se retiravam. Antes do castelo, já havia aqui uma fortificação romana.
Suba para desfrutar das vistas espetaculares da planície ao norte e das colinas ao sul. A partir das ameias do castelo acompanha o curso do aqueduto muito bem preservado (século XI).
Ver a Igreja de Santa Maria

- Coordenadas: 37.944255, -7.597827
Há um pequeno museu arqueológico na fortaleza e, muito próximo, tem a antiga igreja de Santa Maria (do século XV). Contém um retábulo de talha intrincado, cercado por mosaicos do século XVII.
O grande prazer de Serpa reside em vaguear nas tranquilas ruas, pouco visitadas e que se espalham por centenas de metros nas muralhas envolventes.
A fronteira espanhola está a 40 km para leste, em Vila Verde de Ficalho. O posto de turismo de Serpa fica ao lado da Praça da República, no Largo Dom Jorge de Melo. Há uma abundância de alojamento, todos modestos.

- Coordenadas: 37.943406, -7.597624
Há também muitos restaurantes baratos, sobretudo fora dos muros ao redor Largo São Salvador e Largo 25 de Abril.
Há abundância de estacionamento na povoação. A estação rodoviária fica para sudoeste, a 10 minutos a pé do centro antigo.
Museu Etnográfico – O que fazer


- Coordenadas: 37.943596, -7.595497
As Portas em arco fornecem acesso à parte mais moderna, donde encontra o Museu Etnográfico. Narra os costumes locais, com exposições sobre o cultivo agrícola e os lagares de azeite.
Para sul, um par de minutos, os jardins públicos salvam-nos da altura mais quente do dia. Enquanto estiver por aqui, experimente o delicioso queijo local, queijo de Serpa.

Há grandes celebrações na Páscoa (em honra de Nossa Senhora de Guadalupe) e um calendário cultural durante todo o ano.