Início Portugal Alentejo Grândola

Grândola

 A vila portuguesa Grândola ficará eternamente associada à música “Grândola Vila Morena” de José Afonso. Na véspera da Revolução de 25 de abril, foi tocada na Rádio Renascença como sinal para unidades do exército avançarem sobre Lisboa.  É, para muitos, o hino da Revolução.

A vila, no Alentejo Litoral, é um pequeno povoamento por entre planícies e sobreiros,  descontraída, ainda um lugar onde as pessoas trabalham no duro, mas a agricultura é agora muito menos importante.

É sede de concelho do mesmo nome, limitado por Alcácer do Sal (para norte), Santiago de Cacém (para sul) e Ferreira do Alentejo (para este). A sua formosa costa atrai imensa gente para a Península de Troia, e para as Praias da Comporta e Carvalhal.

No que diz respeito ao património cultural, as ruínas arqueológicas romanas encontradas em Troia são as mais importantes – datam do início do século I.

 

  • Coordenadas: 38.130844, -8.793419

Nas últimas décadas, Grândola tem crescido sobretudo através do turismo ao longo da sua faixa costeira. No extremo sudoeste encontra a Praia de Melides que acede por passadiços de madeira – com estacionamento, bares e restaurantes por perto.

É das maiores praias de Portugal, popular entre os adeptos de desportos naúticos e de parapente. Junto encontra a Lagoa de Melides (vinte e seis hectares) de águas calmas que nos convidam a um tranquilo passeio em comunhão coom as garças e milhafres.

 

  • Coordenadas: 38.133272, -8.791363

A Praia da Aberta Nova, envolvida por um pinhal, fica a poucos minutos para norte. Chega à praia por uma estrada de terra. É quase selvagem (vigiada), com bar e espaço de estacionamento. Acede-a por um passadiço de madeira – é para muitos das praias mais belas da costa de Grândola.

 

  • Coordenadas: 38.146958, -8.728878

A cerca de 5 km (10 minutos de carro), para nordeste, fica a pitoresca freguesia Melides. No centro, bem preservado, desobre a pequena igreja tradicional de São Pedro (século XVIII) e o pequeno mercado com peixe fresco em grande quantidade.

Perto descortina o Conjunto Escultórico “A Cultura saiu à rua num dia assim” – uma interessante representação de pilhas de livro feito de mármore de Vila Viçosa.

  • Coordenadas: 38.147326, -8.731467

A cerca de 300 metros, na Rua Comandante Ramiro Correia, encontra um delicioso parque Olhos de Água, que no passado foi um espaço público para a lavagem de roupas.

 

 

  • Coordenadas: 38.113160, -8.724313

Na região de Grândola existem vários indícios que foi povoada por celtas na Idade do Bronze e da Pedra. Para sul de Melides, 15 minutos de carro pela N261, encontra o Monumento Megalítico da Pedra Branca (data de 3500 a 2600 antes de Cristo): sepulturas donde foram encontradas pontas de seta em cobre.

Os celtas provavelmente vieram de barco da Galiza. O grego Estrabão (historiador e geógrafo) diferenciava os lusitanos dos restantes iberos como celtas da região Oestreminis (faixa costeira da Galiza ao Algarve).

 

 

  • Coordenadas: 38.114247, -8.798304

A cerca de 10 km de Melides, junto à Lagoa de Santo André, fica a popular Praia da Costa de Santo André que  também acede por um passadiço de madeira –  areal de mar mexido com estacionamento e chuveiros.

Se deseja águas dóceis tem sempre a lagoa donde costuma ver, no verão, velas de windsurf a cruzar o corpo de água e com o oceano, cintilante, no horizonte.

  • Coordenadas: 38.112938, -8.790987

O restaurante Chez Daniel fica a  um quilómetro e poderá apreciar as enguias, capturadas na lagoa, que são magnificamente confecionadas – todo o peixe é muito bom e é-lhe apresentado uma carta de vinhos interessante.

 

 

  • Coordenadas: 38.042571, -8.744066

Já no concelho de Santiago de Cacém encontra o Badoca Safari Park, a 15 minutos da Praia da Costa de Santo André, donde pode passar um dia diferente.

No parque convive com diferentes espécies, como as Zebras, girafas, gnus e muitos outros animais que nos levam ao continente africano.

Para além do safari, a oferta inclui demonstração de aves rapinas e espaços lúdicos como a grande ilha dos Primatas com 3 espécies: uma família de chimpanzés, babuínos sagrados (para os antigos egípcios eram sagrados), e os mandris com máscara facial bastante colorida.

A cerca de 10 minutos a oeste do parque, na cidade de Vila Nova de Santo André (Santiago do Cacém), encontra uma boa opção de alojamento: o Hotel Vila Park.

  • Coordenadas: 38.053098, -8.786900

É um hotel de 4 estrelas (avenida de Sines) com estacionamento grátis, com um bom restaurante, duas piscinas e quartos espaçosos – o pequeno-almoço é ótimo.

 

 

  • Coordenadas: 38.183375, -8.567530

A cerca de meia hora da costa, a vila é uma terra que ainda guarda resquícios do companheirismo revolucionário. Vindo de Lisboa logo vê a Praça da Liberdade e o Memorial ao 25 de Abril que mostra a letra da música Grândola, Vila Morena de Zeca Afonso e, no centro, o desenho dum cravo.

Cantada num estilo de canto coral semelhante ao cante alentejano a música foi usada como o sinal de partida para a Revolução dos Cravos (25 de Abril de 1974). Com o fim da ditadura, assistiu-se a um despovoamento do espaço rural e um incremento no sector de serviços em Grândola.

No centro da povoação encontra a igreja Matriz, a Igreja de Nossa Senhora da Assunção (século XV).

  • Coordenadas: 38.175749, -8.568573

Após os muçulmanos serem derrotados pelos cristãos no norte, o território de Grândola fazia parte de Alcácer do Sal  – a sede da Ordem de Santiago.

A atual igreja foi reparada no século XVI por mando de D. Jorge de Lencastre, poderoso  Mestre da Ordem de Santiago com uma relação de amor-ódio com Vasco da Gama, o mais famoso cavaleiro da Ordem de Cristo (sucessores dos templários em Portugal) no seu tempo.

Pintura Grafiti Mural alusiva ao 25 de Abril
Pintura Grafiti Mural alusiva ao 25 de Abril
  • Coordenadas: 38.173802, -8.563344

Caminhando em direção ao simpático jardim 1.º de maio, com um lago central, não tarda a encontrar num dos cantos ao pé da piscina municipal, a Pintura Graffiti alusiva ao 25 de Abril, com a figura de Zeca Afonso em grande destaque.

Se o seu passeio abrir-lhe o apetite, então tem uma excelente opção na figura do restaurante Talha de Azeite (rua Dom Nuno Álvares Pereira, 17) – a pé são meros cinco minutos do jardim municipal da vila.

  • Coordenadas: 38.176283, -8.566569

É um restaurante típico, acolhedor com uma decoração tradicional: comida bem preparada e com excelentes pratos de carne. O atendimento é muito atencioso.

Para sul da Vila, tranquilos 5 minutos pela IC1, virá uma estrada de terra que o guia ao Eco-Parque Montinho da Ribeira, espaço de descanso em plena comunhão com a natureza e de bons momentos com família e amigos.

  • Coordenadas: 38.169530, -8.564639

A cerca de 10 minutos de carro para sul, pela N120, encontra Sobreiras Alentejo Country Hotel (4 estrelas) em Santa Margarida da Serra.

  • Coordenadas: 38.107200, -8.547496

O hotel tem uma magnífica piscina, bom restaurante e amplas vistas. O quarto duplo é bastante espaçoso, e os funcionários muito prestáveis – com bom pequeno-almoço.