Home Alentejo Grândola

Grândola

Grândola ficará eternamente associada à música “Grândola, Vila Morena” de José Afonso. Na véspera da Revolução de 25 de abril, foi tocada na Rádio Renascença como sinal para as unidades do exército avançarem sobre Lisboa. É, para muitos, o hino da Revolução.

A vila, no Alentejo Litoral, é um modesto povoamento entre planícies e sobreiros. Descontraída. Ainda um lugar onde as pessoas trabalham no duro, mas a agricultura é bem menos importante.

Sede de concelho do mesmo nome, é limitada por Alcácer do Sal (para norte), Santiago de Cacém (para sul) e Ferreira do Alentejo (para este). A sua formosa costa atrai imensa gente para Troia e para as praias da Comporta.

No que diz respeito ao património cultural, as ruínas arqueológicas romanas em Troia são as mais importantes – datam do início do século I.

Praia de Melides – Lagoa de Melides

  • Coordenadas: 38.130844, -8.793419

Nas últimas décadas, Grândola tem crescido através do turismo na sua faixa costeira. No extremo sudoeste fica a Praia de Melides e acede-a por passadiços de madeira – com estacionamento, bares e restaurantes por perto.

É das maiores praias de Portugal, popular entre os adeptos de desportos naúticos e parapente. Junto tem a Lagoa de Melides (vinte e seis hectares) que nos convidam a um tranquilo passeio em comunhão com as garças e milhafres.


Praia da Aberta Nova

  • Coordenadas: 38.133272, -8.791363

A Praia da Aberta Nova fica a minutos para norte por uma estrada de terra batida. Parece-nos em estado quase selvagem, mas é vigiada no verão com bar e estacionamento. Acede-a por um passadiço de madeira – para muitos é das mais belas de Grândola.


Melides

  • Coordenadas: 38.146958, -8.728878

A 5 km (10 minutos de carro) para nordeste, chega à pitoresca freguesia Melides. No bem preservado centro, descobre a pequena igreja tradicional de São Pedro (século XVIII) e o mercado com abundante peixe fresco.

Acabará, com certeza, por descortinar o Conjunto Escultórico “A Cultura saiu à rua num dia assim” – interessante representação (em mármore de Vila Viçosa) duma pilha de livros.

  • Coordenadas: 38.147326, -8.731467

A 300 metros, na rua Comandante Ramiro Correia, surge o delicioso parque Olhos de Água, que no passado foi um espaço para a lavagem de roupas


Monumento Megalítico da Pedra Branca

  • Coordenadas: 38.113160, -8.724313

Na região de Grândola existem vários indícios deixados pelos celtas da Idade do Bronze e da Pedra. A sul de Melides, 15 minutos pela N261, avista o Monumento Megalítico da Pedra Branca (data de 3500 a 2600 antes de Cristo): sepulturas donde se encontrou pontas de seta em cobre.

Os celtas provavelmente vieram de barco da Galiza. O grego Estrabão (historiador e geógrafo que viveu há mais de dois mil anos) diferenciava os lusitanos dos restantes iberos como os celtas da região Oestreminis (faixa costeira da Galiza ao Algarve).

Os romanos tinham pavor deles, pois eram ferozes e fisicamente maiores – os melhores mercenários do general cartaginês Aníbal.

O lusitano organizava-se pela família, tribo e clã. Só em casos excecionais havia convergência dos clãs como só um povo, mas depois do conflito todos iam para casa sem uma nação e fronteira formal.

Júlio César terá desabafado: Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar.”


Praia da Costa de Santo André

  • Coordenadas: 38.114247, -8.798304

A 10 km de Melides, junto à Lagoa de Santo André, emerge a popular Praia da Costa de Santo André que também acede por um passadiço de madeira – de mar mexido com estacionamento e chuveiros.

Se anseia por águas dóceis, tem sempre a lagoa donde vê, no verão, velas de windsurf a cruzar o corpo de água e o oceano, cintilante, no horizonte.

  • Coordenadas: 38.112938, -8.790987

O restaurante Chez Daniel fica a 1 km. Poderá apreciar as enguias, capturadas na lagoa, sendo magnificamente confecionadas – todo o peixe é ótimo e é-lhe apresentado uma carta de vinhos interessante.


Badoka Safari Park

  • Coordenadas: 38.042571, -8.744066

Já no concelho de Santiago de Cacém tem o Badoca Safari Park donde passa um dia diferente – a 15 minutos da Praia da Costa de Santo André.

No parque convive com diferentes espécies, como zebras, girafas, gnus e muitos outros animais que nos transportam ao continente africano.

Para além do safari, a oferta inclui uma demonstração de aves rapinas e espaços lúdicos como a grande ilha dos Primatas onde moram 3 espécies: uma família de chimpanzés, babuínos sagrados (divinizados pelos antigos egípcios) e os mandris com a sua máscara facial bastante colorida.

A 10 minutos do parque, na cidade de Vila Nova de Santo André (Santiago do Cacém), encontra uma boa opção de alojamento: o Hotel Vila Park.

  • Coordenadas: 38.053098, -8.786900

É um hotel de 4 estrelas (avenida de Sines) com estacionamento grátis, com bom restaurante, duas piscinas e quartos espaçosos – o pequeno-almoço é bom.


Grândola

  • Coordenadas: 38.183375, -8.567530

A meia hora da costa, é uma terra que guarda resquícios do companheirismo revolucionário. Vindo de Lisboa logo vê a Praça da Liberdade e o Memorial ao 25 de Abril que mostra a letra da música: “Grândola, Vila Morena” de Zeca Afonso. No centro, tem o desenho dum cravo.

Cantada em estilo de canto coral (semelhante ao cante alentejano), foi usada como sinal de partida para a Revolução dos Cravos (25 de Abril de 1974). Com o fim da ditadura, houve um despovoamento do espaço rural e o incremento dos serviços.

No centro da povoação fica a igreja Matriz, a Igreja de Nossa Senhora da Assunção (século XV).

  • Coordenadas: 38.175749, -8.568573

Após os muçulmanos serem derrotados pelos cristãos, o território de Grândola fazia parte de Alcácer do Sal – a sede da Ordem de Santiago.

A atual igreja foi reparada no século XVI a mando de D. Jorge de Lencastre, poderoso mestre da ordem de Santiago. Tinha uma relação de amor-ódio com Vasco da Gama, o mais famoso cavaleiro da ordem de Cristo (sucessores dos templários em Portugal).

Pintura Grafiti Mural alusiva ao 25 de Abril
Pintura Grafiti Mural alusiva ao 25 de Abril
  • Coordenadas: 38.173802, -8.563344

Caminhando em direção ao simpático jardim 1.º de maio, com um lago central, não tarda a encontrar num dos cantos ao pé da piscina municipal, a Pintura Graffiti alusiva ao 25 de Abril, com a figura de Zeca Afonso em destaque.

Se o passeio abrir-lhe o apetite, tem uma excelente opção na figura do restaurante Talha de Azeite (rua Dom Nuno Álvares Pereira, 17) – a pé são cinco minutos do central jardim municipal da vila.

  • Coordenadas: 38.176283, -8.566569

É um restaurante típico, acolhedor: comida bem preparada e com pratos de carne excelentes.

Para sul da Vila, tranquilos 5 minutos pela IC1, há uma estrada de terra que nos guia ao Eco-Parque Montinho da Ribeira, espaço de descanso em plena comunhão com a natureza e de bons momentos em família.

  • Coordenadas: 38.169530, -8.564639

A 10 minutos de carro para sul, pela N120, descobre Sobreiras Alentejo Country Hotel (4 estrelas) em Santa Margarida da Serra.

  • Coordenadas: 38.107200, -8.547496

O hotel tem uma magnífica piscina, bom restaurante e amplas vistas. O quarto duplo é bastante espaçoso e os funcionários prestáveis – com bom pequeno-almoço.

1
2
3
4