No fundo dum vale, encostado à enigmática serra de Arrábida, surge Setúbal. No horizonte está sempre a dourada faixa de areia de Troia.
Limitada por Sesimbra e Palmela, floresce após a conquista do poderoso castelo mouro de Alcácer do Sal (século XIII).
Quando chegamos ao século XVI, é uma vila notável: de comércio, de pesca. Do porto partiram armadas para a Índia. A Feira de Sant’Iago, que ocorre fins de julho e inícios de agosto, tem origem nesta época.
Praça de Bocage
- Coordenadas: 38.524336, -8.892631
Na Praça do Bocage ergue-se a estátua do setubalense Manuel Maria Barbosa du Bocage. Grande poeta do século XIX, da vida, do povo. Detestava a hipocrisia e os setubalenses são um pouco assim.
Grande parte da sua vida é um mistério, mas sabemos ser aventureiro que cativava muitas mulheres. A praça nos revela a Igreja de São Julião (século XIII), das mais bonitas com um interessante altar.
- Coordenadas: 38.523984, -8.892441
Foi alvo de várias restaurações, adquirindo o portal manuelino no século XVI. A cidade sofre imenso com o terramoto de 1755, mas 50 anos depois está plenamente reconstruída.
A origem medieval é clara nas ruas estreitas da baixa. Ao pé da igreja a rua Serpa Pinto guia-nos à baixa, donde encontra a simpática Taberna do Largo, no largo do Doutor Francisco Soveral.
- Coordenadas: 38.523599, -8.890893
Uma interpretação das antigas tabernas, com petiscos tradicionais acompanhados com vinho tinto.
Ao regressar à praça, verá o Paços do Conselho (século XVI) erguido a mando de Dom João III (filho de Dom Manuel) e remodelado após o terramoto de 1755.
- Coordenadas: 38.524684, -8.892360
O edifício alberga a Loja Coisas de Setúbal, donde adquirimos recordações e obras dos artistas locais.
O Moscatel é uma ótima lembrança – vinho produzido com a doce uva moscatel. É fortificado, maduro, com sabor a mel.
Convento de Jesus
- Coordenadas: 38.525870, -8.894699
A 500 metros tem um tesouro da cidade: Convento de Jesus (século XV). É magnífico, 1.º monumento manuelino fundando pela antiga ama do Dom Manuel (Justa Rodrigues Pereira). O monarca ofereceu os sinos.
Concebido por Diogo Boitaca, que desenhou o Mosteiro dos Jerónimos. De particular interesse é a extravagante entrada, a capela principal e os 6 extraordinários pilares.
No interior descobre o museu com pinturas notáveis do século XVI, moedas antigas e artefactos religiosos.
Por perto, rua de Fran Paxeco, verá a enigmática Casa das Quatro Cabeças (n.º 44). Na porta está o busto de Dom João II e a inscrição: “Si Deus pro nobis, quis contra nos” Se Deus é por nós, quem triunfa contra nós?
- Coordenadas: 38.524321, -8.895454
Em 1484, alguns nobres planeiam matar Dom João II. No cunhal da casa tem outro busto de Dom João II rodeado por 2 pequenos – os conspiradores, possivelmente Garcia de Meneses (bispo de Évora) e o Dom Diogo (irmão da esposa do rei).
Várias vezes Dom João II avisou Diogo para não participar em intrigas. A dada altura, o rei executa Fernando II, o 3.º duque de Bragança e amigo do jovem Diogo.
Realmente havia provas que Fernando II conspirava contra o rei, mas a sua execução, afrontosa, desencadeou imensa reação. No dia 20 de agosto de 1484, Dom Diogo tinha 200 lanças à espera do rei.
Dom João II é avisado por Dom Vasco Coutinho (irmão do Alcaide de Sesimbra) e ilude a morte. No dia seguinte chama Dom Diogo e, após breve trocas de palavras, esfaqueia-o com um punhal.
Na mesma sala que matou Dom Diogo chama o seu irmão. Como é inocente, promete-lhe que será tratado como se fosse seu filho – será o futuro rei Dom Manuel.
Chafariz do Sapal
- Coordenadas: 38.523906, -8.896698
O centro está repleta de ruas pedestres e jardins que conferem graciosidade histórica à cidade que se esforça por prosperar.
A 200 metros, para oeste, descobre o Chafariz do Sapal em mármore rosa e branco, na Praça Teófilo de Braga. É do século XVII, tempo de Dom Pedro II.
Casa da Baía
- Coordenadas: 38.523039, -8.898693
Continuando para sul, tranquilo minuto, chega à importante artéria avenida Luísa Todi – homenagem à cantora setubalense do século XVIII.
Verá a magnífica Casa da Baía com restaurante e galeria de exposições. Descobre várias guloseimas, vinhos regionais e o popular queijo de Azeitão, feito de leite de ovelha, de massa mole.