Home A Oeste de Faro Praia da Luz (Lagos)

Praia da Luz (Lagos)

  • Coordenadas:  37.097235,-8.743683

A vila de Luz começou como uma pequena, rija, vila de pescadores. Transmutou-se numa deliciosa área turística com complexos de casas de férias. A indústria pesqueira só resiste em enclaves para oeste.

Esta costa oeste, de Lagos a Vila do Bispo e a Aljezur é das partes menos desenvolvidas do Algarve, graças ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que proíbe construção em larga escala.

A idílica Praia de Luz, de bandeira azul, tem 2 áreas distintas: de areia branca e de falésia rochosa. Num dia de céu claro, é gloriosa.

Praia da Luz
  • Coordenadas: 37.086644, -8.724506

Não há muito a fazer no centro da vila, mas há um belíssimo passeio marginal com palmeiras que nos conduz às areias e ao miradouro sob o forte da aldeia – agora restaurante.

O melhor alojamento é o afável Baía da Luz Resort (4 estrelas), a 200 metros da Praia, com 2 piscinas, campo de ténis, restaurante e parque infantil. Os apartamentos são espaçosos, climatizados, e confortáveis.

  • Coordenadas: 37.090002, -8.725489

Igreja da Luz de Lagos

Perto do mar, descobre a bela Igreja de Luz de Lagos. Não se sabe ao certo quando foi construída, mas sabemos já existir em 1521, portanto, período do Dom Manuel I.

  • Coordenadas: 37.085668, -8.730165

Foi parcialmente destruída pelo terramoto de 1755 (e pelo consequente tsunami). Sem hesitações ou vitimizações, foi restaurada. No século XIX ficou em ruínas com um ciclone. Foi, de novo, reparada. Mantém-se como templo espiritual e símbolo da resistência dos luzenses.

Fortaleza da nossa Senhora da Luz

Bem perto, 100 metros, encontra a Fortaleza da Luz (século XVII). Nesta altura a vila é sofre com os ataques dos piratas mouros – percorrem as águas saqueando os tesouros das igrejas e capturando residentes.

  • Coordenadas:37.0851,-8.730428

O pároco Vicente Benevides relata que a imagem da nossa Senhora da Luz foi até roubada num desses ataques. Forças leais ao rei descobrem a imagem e o rei ordenou a construção da fortaleza para proteger a comunidade.

Agora alberga o refinado Restaurante Fortaleza da Luz, que nos brinda com culinária algarvia e internacional. Há música ao vivo às quintas-feiras.

Ao longo da avenida tem vários bares, restaurantes com esplanadas. Calorosamente servem frutos do mar a preços moderados.

Se quer uma bela caminhada para refletir, tome o caminho para Lagos que inicia no extremo leste da praia. No Algarve Sports Club, siga a estrada que sobe até ao obelisco sobre as falésias. Daqui uma suave carreira nos leva ao Porto de Mós, Ponte das Piedade e Lagos.

Programe um dia saltando entre aldeias: Salema à Luz ou de Luz para Lagos – são ótimos passeios.

Outras praias locais, como Figueira e Raposeira, não são alcançáveis por transportes públicos. Como são menos visitada são ótimas para quem busca um pouco de paz.

O que visitar perto da Praia da Luz:

Para oeste, tem Burgau a 5 minutos de carro (EM537), Salema a 10 minutos (N125). Vila do Bispo surge em 15 minutos e Sagres dista 20 minutos.

Para este, tem Lagos a 15 minutos de carro (N125), Portimão a 35 minutos, (pela A22) e Carvoeiro a 40 minutos. O Aeroporto de Faro dista 1 hora de distância (pela A22).

Mais Artigos Sobre O Algarve: