- Coordenadas: 37.097235,-8.743683
A costa oeste de Lagos, de Vila do Bispo a Aljezur, continua a ser das partes algarvias menos desenvolvidas turisticamente, graças ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que proíbe a construção em larga escala.
Sua origem como pequena vila de pescadores (a indústria pesqueira apenas existe em enclaves isolados a oeste), transmutou-se numa área turística com vários complexos de casas de férias.
A idílica Praia da Luz, de bandeira azul, tem duas áreas distintas: de areia branca e a de falésia rochosa.

- Coordenadas: 37.086644, -8.724506
Não há muito que fazer no centro, mas há um belíssimo passeio marginal com palmeiras que o conduz das areias a um miradouro sob forte velho da aldeia – agora restaurante.
O melhor alojamento é o afável Baía da Luz Resort (Rua Alfredo Nascimento Batista), de 4 estrelas, a 200 metros da Praia, com 2 piscinas, campo de ténis, restaurante e parque infantil. Os apartamentos são espaçosos, climatizados, e confortáveis.
- Coordenadas: 37.090002, -8.725489
Igreja da Luz de Lagos
Muito perto do mar e da praia, descobre a bela Igreja de Luz de Lagos. Não se sabe ao certo quando foi construída, contudo, sabemos que já tinha sido construída em 1521, portanto, durante o período do Rei Dom Manuel I de Portugal.
- Coordenadas: 37.085668, -8.730165
Foi destruída parcialmente pelo terramoto de 1755 (e consequente tsunami) e mais tarde restaurada. De novo ficou em ruínas por um ciclone no século XIX – reconstruída e aqui mantém-se como templo espiritual e símbolo do espírito resistente dos locais.
Fortaleza da nossa Senhora da Luz
Bem perto, menos de 100 metros, encontra a pequena Fortaleza da Luz do século XVII. Nesta altura a vila é atacada por piratas mouros, que percorrem as águas do Algarve saqueando os tesouros das igrejas e capturando residentes de pequenos povoados.
- Coordenadas:37.0851,-8.730428
O pároco Vicente Benevides nos relata que a imagem da nossa Senhora da Luz foi roubada pelos mouros num desses ataques. Forças leais ao rei descobrem a imagem, e o rei ordenou a construção duma fortaleza para proteger a comunidade.
Agora alberga o refinado Restaurante Fortaleza da Luz, que nos brinda com a culinária algarvia e internacional, servido dentro do velho forte ou num terraço com vista para o mar. Há música ao vivo às quintas-feiras.
Ao longo da avenida há vários bares-restaurantes com esplanadas, que servem peixes e frutos do mar com preços moderados.
Se quiser refletir com uma bela caminhada, pode tomar o caminho para Lagos que se inicia no extremo leste da praia. No Algarve Sports Club, siga a estrada privada para cima e faça a subida até ao obelisco sobre as falésias, a partir do qual uma suave carreira nos guia até ao Porto de Mós, Ponte das Piedade e Lagos.
Também pode programar um dia saltando entre aldeias: Salema à Luz ou de Luz para Lagos, em particular, são ótimos passeios.
Outras praias locais, como Figueira e Raposeira, não podem ser alcançadas através de transportes públicos – mas são menos visitada, uma opção excelente se procura um pouco de paz.
O que visitar perto da Praia da Luz:
Perto de Lagos, para oeste, Burgau fica a 5 minutos de carro (EM537), Salema a cerca de 10 minutos (N125). Vila do Bispo surge a 15 minutos (pela N125) e em 20 minutos descobre Sagres (N125 e N268)
Para este, Lagos fica a 15 minutos de carro (N125), Portimão a 35 minutos, (pela A22), Carvoeiro a 40 minutos. O Aeroporto de Faro dista uma hora de distância (pela A22).