Home Alentejo Alcácer do Sal (Alentejo)

Alcácer do Sal (Alentejo)

Alcácer do Sal é uma cidade histórica no sul de Portugal que oferece uma fusão única de património histórico e natural. Tem de apreciar as vistas panorâmicas do Rio Sado.

A sedutora Alcácer do Sal foi a capital regional dos mouros: Al-Ksar, o termo norte-africano para castelo ou fortificação berbere. A outra parte do nome, “de Sal”, reflete a predominância da indústria do sal, com o estuário do Sado cercado por pântanos salgados.

Vindo de Lisboa é a 1.ª cidade do Alentejo, a 50 quilómetros de Setúbal e Beja. A costa alentejana fica a menos duma hora.

Dom Afonso Henriques conquistou-a (1158-1160) com a ajuda dos lendários templários – frei Pedro Arnaldo da Rocha morre na Batalha e acredita-se que foi um dos fundadores da ordem dos Templários.

Os mouros não iam perdê-la sem dar luta e acabam por reconquistá-la. É definitivamente conquistada pelo neto de Henriques (Dom Afonso II), tornando-se a sede da Ordem Militar de Santiago até ao fim do século XV.

Ordem Militar de Santiago

Um dos mais notórios mestres foi Paio Peres Correia, de Barcelos, que conquista Aljustrel, Mértola e Ayamonte (parte de Espanha) – mais tarde liderou uma campanha contra os mouros no Algarve (conquistando territórios como Tavira).

Representação de Paio Peres Correia na Plaza Maior – Salamanca (Espanha)

É eleito mestre da ordem Santiago em Mérida e luta para a coroa de Fernando III de Castela, destacando-se  na conquista de Sevilha. Volta a Portugal para dar uma ajuda na conquista de Faro e Silves (a capital regional muçulmana).

Onde Ficar – Pousada Dom Afonso II

  • Coordenadas: 38.372194,-8.513917

Acima de Alcácer do Sal, ergue-se o magnífico Castelo de origem islâmica. Com uma vista espantosa sobre os arrozais verdejantes que circundam a cidade, ocasionalmente com ninhos de cegonhas nos telhados da igreja.

No interior tem a fabulosa Pousada Dom Afonso II, quartos bem decorados, piscina e restaurante.

No dia 30 de outubro de 1500, a Infanta Dona Maria de Castela e Aragão, filha dos reis católicos, atravessa o Sado para se casar aqui com Dom Manuel I  (o pai fora mestre de Santiago).

As festas foram feitas na área da ribeira de frente e foi uma festa de arromba. Os reis foram felizes, com muitos filhos. Caminhe ao longo do passeio marítimo que viu nascer Pedro Nunes, o matemático e cosmógrafo que marcou a ciência do século XVI.

No mesmo século, emerge outro notável da ordem: Afonso de Albuquerque. Desenvolve o império no oceano índico, pela Malásia, Índia até bem perto do território persa – só com alguns milhares de homens.

Afonso conquista Malaca (1511), com 700 portugueses contra 20 000… Otomanos e aliados descobrem, a contragosto, que o seu ego é substanciado por ações extraordinárias. Fernão de Magalhães também participou na batalha.

Afonso de Albuquerque

Afonso nunca casou, mas teve filhos. Antes de morrer (62 anos) escreve ao Dom Manuel I uma carta bem humana: pede que cobrisse com honras não a ele, mas o seu filho de 14 anos (o que sucedeu). Depois pede que lhe vistam o manto da ordem enquanto espera a sua hora.

Também teve uma filha com uma escrava de Cananor (Índia). Após a morte do seu pai, é escoltada até Portugal donde acaba por casar: como é dona dum bom dote, terá uma vida confortável.

Visitar a Cripta Arqueológica de Alcácer do Sal

Na cripta arqueológica do Castelo de Alcácer do Sal, encontrámos vestígios das várias civilizações que povoaram a localidade; passando pela Idade do Ferro, pelo período romano e pela ocupação islâmica.

Ver a Igreja de Santa Maria do Castelo

  • Coordenadas: 38.372455, -8.512907

No interior das muralhas, tem a castiça igreja erguida pela ordem de Santiago, aquando da reconquista por Dom Afonso II (século XII). Fica sob um antigo templo pagão e mesquita. No interior, o púlpito é suportado por um anjo.

Santuário do Senhor dos Mártires, o que fazer em Alcácer do Sal

  • Coordenadas: 38.372858, -8.520247

Na periferia da cidade, tranquila caminhada de 10 minutos, encontra dos mais antigos templos cristãos em Portugal. Ao subir a torre, tem uma bela vista do rio e arrozais.

A igreja foi erguida pela ordem de Santiago (século XIII), ampliado durante os séculos XIV e XVI. Alguns membros da ordem estão sepultados na capela. Aqui já se enterrava pessoas desde a Idade do Ferro, inclusive foram encontrados objetos fenícios.

1
2