Home Grupo Central Ilha do Faial (Açores)

Ilha do Faial (Açores)

Faial é conhecida como ilha azul devido às hortênsias que tornam a paisagem luxuriosa. Quando descobriram a ilha, encontrava-se florestada com faya (faia-das-ilhas ou samouco) e assim se popularizou o nome da ilha.

A pitoresca Horta domina a ilha (metade da ilha vive nela). A história está sempre presente nos edifícios e ruas. No horizonte impera o cume do Pico coroado com um anel de nuvens – nunca se cansa de o ver.

Hoje em dia, a jovial marina é a grande atração, com a maior coleção de pintura náutica do mundo. Todos os anos, milhares de iates param para abastecimentos e reparos.

Depois há o local da grande erupção de 1957, Capelinhos, que adicionou 2 km² ao Faial; farol e as casas enterradas revelam o seu poder dramático.

Aeroporto da Horta

  • Coordenadas: 38.521803, -28.715931

Na costa sul tem o Aeroporto da Horta, inaugurado em 1971. Com voos diretos entre Lisboa e Faial (2 horas e 45 minutos). No interior descobre serviços de câmbios e aluguer de automóveis.

Fica a 15 minutos de carro do centro da Horta. Pico, Faial, São Miguel e Terceira têm voos diretos para Lisboa.


Horta

A cidade é composta por duas baías adjacentes: a pequena e arredondada baía do Porto Pim, e a mais aberta onde está o porto moderno e a marina.

O remanescente dum vulcão (Monte da Guia) divide-as. O Porto Pim foi um centro baleeiro do século XVIII até fins do século XX.

 



Pousada Forte da Horta

A agradável Pousada Forte da Horta foi outrora o Forte de Santa Cruz (1567) que defendia o porto, cruzando o seu poder de fogo com o forte de Bom Jesus (não chegou aos nossos dias).

Com uma excelente localização e vistas deslumbrantes para a marina e Pico rodeada pelo mar radiante.

  • Coordenadas: 38.531529, -28.626373

Dos melhores alojamentos que vai encontrar na ilha, o revigorante Hotel Azoris Faial Garden fica num pequeno parque (rua Consul Dabney), também próximo da marina.

Os quartos são cómodos e providenciam belas vistas. Com bom pequeno almoço e piscina (interior e exterior).

  • Coordenadas: 38.530751, -28.627690

 


Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Da pousada, indo para a direita, passa por um pequenino jardim com vista para a marina.

Acaba por tropeçar no convento de São Francisco e na elegante Igreja de Nossa Senhora do Rosário (século XVII) – o passado franciscano é constante no arquipélago.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário
  • Coordenadas: 38.534105, -28.627414




Museu da Horta

Continuando para leste, 300 metros, vê à sua esquerda o antigo colégio jesuíta (1719) que formou missionários para explorar meio mundo – agora alberga o Museu da Horta.

Em exibição estão mapas antigos com as ilhas e algumas salas que recordam o duro sustento agrícola.

  • Coordenadas: 38.536896, -28.626419

Não menos importante, o museu aborda o papel da ilha no desenvolvimento do telégrafo entre o continente americano e europeu.

Pela primeira vez eram quase imediatas as notícias entre o velho e novo mundo – graças aos cabos estendidos no fundo do mar. Tinham na ilha uma das suas principais estações.

Integrada no colégio tem a requintada Igreja Matriz do Santíssimo Salvador, de estilo barroco. Verá no interior o belo retábulo de talha dourada e o arcaz da sacristia em pau-de-santo. No topo avista um órgão com mais de 200 anos.

No concelho da horta (https://www.cmhorta.pt/) há mais belos edifícios por explorar, e para norte numa breve caminhada chega a um belo parque.

A um tranquilo minuto do museu, descobre o tradicional Medalhas (Rua Serpa Pinto 22) – proporções generosas servidas com simpatia. Experimente a mousse de maracujá. Não se arrependerá.

  • Coordenadas: 38.538566, -28.625357

No Faial é típico servir-se, como entrada ou prato principal, morcela (ou linguiça) acompanhada por inhame. As lapas (delicioso molusco que aparece nas rochas) são um petisco muito apreciado nas ilhas.


Torre do Relógio

Ao lado do jardim de Florêncio Terra, vê a torre que é um símbolo da perseverança açoriana. Liderados por Sir Walter Raleigh, os corsários ingleses incendiaram igrejas e conventos. A Torre do Relógio é o que resta da 1.ª igreja matriz da Horta.

  • Coordenadas: 38.541402,-28.625267

Quando Portugal foi anexado à Espanha (fins do século XVI), Faial passa de aliado a inimigo de Inglaterra.

A igreja foi reconstruída e devastada por forças sísmicas. Em 1998, a torre sofre danos em novo terramoto. Foi restaurada.

De igual modo, temos a teimosa Igreja de Nossa Senhora da Conceição, como testemunho da resiliência faialense – com as datas inscritas: 1527, 1597, 1749, 1926.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição
  • Coordenadas: 38.543568, -28.623713

Originalmente construída pelos primeiros povoadores, foi destruída durante o saque dos corsários (1597). Reconstruída e destruída em 1926. Mais tarde danificada por uma explosão dum quartel nas proximidades (1941). Foi, de novo, restaurada.

1
2
3
4
5