Home A Leste de Faro Tavira (Algarve)

Tavira (Algarve)

Tavira é uma das mais belas cidades do Algarve e uma aposta vencedora se procura uma base tranquila com uma bela praia, na Ilha de Tavira

Tavira é das mais belas cidades do Algarve e uma boa aposta para quem busca uma base tranquila, de ambiente familiar, com uma praia magnífica. No século V antes de Cristo, foi uma importante porta de comércio com o Norte de África.

Praça da República e Ponte antiga sobre o Rio Gilão

  • Coordenadas: 37.126242, -7.650253

A medular Praça da República é agradável, conjunto de cafés e restaurantes com vista para a antiga ponte que atravessa o rio Gilão. Sempre se considerou a ponte romana, no entanto, arqueólogos apontam para o período islâmico (medieval).

Na crise de 1383-1385 será palco dum conflito entre os locais, que apoiam o Mestre de Avis, e os apoiantes do reino de Castela (Espanha).

Um dos líderes locais, Vasco Anes da Costa, fundará a casa Corte Real cujo descendente, João Vaz Corte-Real, descobre a Terra Nova (Canadá). Foi o 1.º capitão do donatário em Angra de Heroísmo (ilha Terceira).

Núcleo Museológico Islâmico

  • Coordenadas: 37.125838, -7.650213

Na praça, de frente para a Câmara, tem o Posto de Turismo. No piso superior descobre o curioso Núcleo Museológico Islâmico que narra a história moura de Tavira.

As forças islâmicas desembarcam na península (século XVIII) e governaram a região por 500 anos, até à reconquista cristã no século XIII. A peça mais importante é o Vaso de Tavira – não existe igual no mundo, descoberta numa antiga lixeira do século XI.

Igreja da Misericórdia

  • Coordenadas: 37.125762, -7.650644

Por perto descobre a elegante Igreja da Misericórdia, de estilo renascentista.

Com uma interessante entrada de pedra (século XVI): uma série de anjos e santos encimada pela Nossa Senhora da Misericórdia, protetora dos cristãos presos no Norte de África. Uma devoção que, obviamente, se espalhou em Portugal.

No interior há um impressionante mosaico de azulejos (século XVIII) representando as 14 obras de misericórdia; por exemplo, dar de comer a que tem fome.

Mais Artigos Sobre O Algarve:

1
2
3
4
5