Portugal Área Metropolitana de Lisboa Lisboa

Lisboa

É difícil não ver a cidade como um parque de diversões urbano: No alto domina o Castelo sobre as ruas medievais de Alfama; em Belém pode explorar a História e a arquitectura promovida pelos Descobrimentos, descobrir a vibrante Praça do Comércio e Rossio muito perto das tradicionais lojas, visitar o romântico e burguês Chiado, Príncipe Real, Estrela, São Bento; e ainda gozar da peculiar vida nocturna do Cais do Sodré, Bairro Alto e Alcântara.

Ficará surpreendido pela ruas e modernidade do Parque das Nações.

Há poucas paisagens urbanas como a de Lisboa. No rio Tejo os ferries atravessam perto duma das maiores pontes em suspensão da Europa que dá acesso a novas aventuras na Península de Setúbal, e no outro lado margem, a estátua de Cristo Rei, omnipresente, espera por si de braços estendidos.

O que Visitar em Lisboa

Castelo de São Jorge e arredores (Lisboa)

Impassível sob uma encosta com vista para a Baixa. Fundada em 1150 para comemorar a reconquista da cidade aos mouros, tem uma aparência adequadamente de fortaleza...

Sítios a ver próximo da Cidade de Lisboa

Estoril e Cascais

Estendendo-se por mais de 30 km para oeste de Lisboa, a Costa do Estoril é um passeio agradável para fora de Lisboa, ao longo das avenidas à beira-mar.

Sintra

Sintra se desenvolve entre séries de ravinas verdes e arborizadas tornando-se por vezes um lugar confuso para se orientar. Porém, consiste em três sítios distintos: Estefânia, em torno da estação ferroviária..

Península de Setúbal

Cacilhas (Almada)A abordagem mais agradável para a península de Setúbal é tomar o ferry de Cais do Sodré (Lisboa) até Cacilhas (Almada).O passeio concede...

Aeoroporto

Aeroporto da Portela
  • Coordenadas: 38.769023,-9.129403

O aeroporto (http://www.ana.pt/) fica a cerca de vinte minutos do centro da cidade, com posto de turismo, caixas de multibanco, lojas de câmbio e várias agências de aluguer de automóveis.

A maneira mais fácil de chegar ao centro é de táxi e, dependendo das condições de tráfego, deve custar cerca 15-20 euros (cobrado extra para o uso da mala do carro)

Como alternativa, pode apanhar o 791 Aerobus que parte do terminal do Aeroporto e vai até à Praça do Marquês de Pombal, Praça dos Restauradores, Rossio, Praça do Comércio e Cais do Sodré. Autocarros locais (744 ou 745) partem para a Praça dos Restauradores e Cais do Sodré –  menos conveniente para quem tem muita bagagem.

Ou pode tomar o metro, que fica localizado junto ao Aeroporto (Chegadas), linha Vermelha, passa por Parque das Nações e Alameda – donde acede a outras linhas do metro.

A maioria dos comboios de longa distância chega à Estação de Santa Apolónia – caminhada de quinze minutos da Praça do Comércio.

Estação de Caminhos de Ferro de Santa Apolónia

  • Coordenadas: 38.713622,-9.123153

Da Santa Apolónia partem os Autocarros 739, 746 ou 790 para a Praça dos Restauradores ou Rossio. Na estação há uma área de informações úteis e lojas de câmbio.

Os Comboios do Algarve terminam na Estação do Oriente no Parque das Nações, acedendo fácilmente à  estação de metro da linha Oriente (linha vermelha ).

De autocarros

Da Estação do Oriente existem ligações de autocarro para cidades a norte e a sul do País.

Estação do Oriente

  • Coordenadas: 38.767842,-9.099345

Certos autocarros também usam a principal estação fica de frente ao jardim zoológico em Sete Rios

Comboios da Área Metropolitana de Lisboa

Os comboios para a área metropolitana de Lisboa, como Sintra e Queluz – emergem do coração da cidade através da Estação do Rossio.

Estação do Rossio
    • Coordenadas:  38.714412,-9.140877

Já os comboio de Cascais e Estoril chegam e partem pela  estação de Cais do Sodré,

A linha de comboios ao longo da costa de Lisboa, funciona a partir da estação perto do metro de Cais do Sodré (com imediato acesso à linha verde), que parte para Alcântara, Belém, Oeiras, Estoril e Cascais.

Estação de Comboios do Cais do Sodré
  • Coordenadas: 38.706168,-9.145108

De carro

Conduzir na cidade tira anos da sua vida. Estacionar no centro é difícil, mas possível. Se estiver de carro, procure sempre um parque de estacionamento: algumas localizações centrais são Restauradores; Parque Eduardo VII; Estacionamento da Berna, na Rua Marquês de Sá da Bandeira, perto da Gulbenkian; e perto de Amoreiras na Avenida Engenheiro Duarte Pacheco.

A maioria dos locais de interesse estão a uma curta distância, mas é divertido usar o sistema de transportes públicos. Se estiver com pressa, use o autocarro turístico (https://www.yellowbustours.com)

O transporte público na cidade é operado pela Carris (http://www.transporteslisboa.pt/). Pode comprar um bilhete único (Bilhete simples), mas melhor valor é comprar os passes de viagens disponíveis: Um passe de um dia permite viagens ilimitadas.

Cartões e passes estão disponíveis nas principais estações de metro, em quiosques próximos do Elevador de Santa Justa, e na Praça da Figueira – e muitos outros lugares.

Mapa do Metro

O metro é a maneira mais rápida de chegar aos pontos turísticos mais distantes, incluindo Museu Gulbenkian, o jardim zoológico, estação rodoviária e Oceanário.

À menor desculpa deve apanhar um eléctrico. O melhor percurso é do 28E, que vai de Martim Moniz até Prazeres.

Eléctrico 28

Três funiculares e um elevador de rua – todos conhecidos como elevadores – oferecem acesso rápido às altas colinas de Lisboa e do Bairro Alto.

Elevador da Glória
  • Coordenadas: 38.714707,-9.144417

A maioria dos eléctricos, autocarros e elevadores partem a cada 10 a 15 minutos, ao longo do dia, das 6:30 da manhã até à meia-noite.

Fãs da vida boémia podem aproveitar o serviço de Madrugada com autocarros nocturnos, que operam das 00:30 até às 5 da manhã, que são executados de e para Cais do Sodré – bilhetes individuais para autocarros, eléctricos e elevadores podem ser comprados a bordo.

Electricos

12E Vai de Praça da Figueira para Largo Martim Moniz através da Alfama.

15E Da Praça da Figueira a Algés via Belém

18E Rua da Alfândega via Praça do Comércio e Cais do Sodré ao Palácio da Ajuda.

25E Rua da Alfândega de Campo Ourique via Praça do Comércio, Cais do Sodré, Lapa e Estrela.

28E Largo Martim Moniz aos Prazeres, através da Alfama, Baixa, Chiado, São Bento e Estrela.

Elevadores

Elevador da Bica: Calçada do Coimbro no Bairro Alto a Rua da Boavista, perto do Cais do Sodré.

Elevador da Glória: liga Bairro Alto do lado oeste da Praça dos Restauradores.

Elevador de Santa Justa: um elevador, em vez dum funicular, leva-o da Rua do Ouro, no lado oeste da Baixa, até uma passagem pela igreja Carmo.

Elevador da Lavra: Rua São José, ao lado da Avenida da Liberdade, para a parte de trás do Hospital de São José.

Ferries atravessam o Rio Tejo em vários pontos, oferecendo uma vista fantástica sobre a cidade.

A rota mais pitoresca é a de Cais do Sodré, para passageiros e viaturas, para Cacilhas.

Estação fluvial Cais do Sodré

Outra rota atrativa vai de Belém para Trafaria, donde apanha autocarros para Costa Caparica. Outras rotas suburbanas partem da Praça do Comércio (Estação Fluvial) para Barreiro (com conexões de autocarro para Palmela e para o sul; a cada 20 – 30 minutos) e para as cidades satélites de Seixal e Montijo (a cada 30 minutos).