É difícil não ver a cidade como um parque de diversões. No alto domina o Castelo sobre as ruas medievais de Alfama. Perto encontra a vibrante Praça do Comércio e as lojas tradicionais do Rossio. Do Rossio descobre a romântica Chiado, Príncipe Real, Estrela, São Bento. Em Belém explora a Época dos Descobrimentos e goza da vida noturna lisboeta em Cais do Sodré, Bairro Alto e Alcântara.
Depois, ficará surpreso com a modernidade do Parque das Nações – há poucas paisagens urbanas como Lisboa: cacilheiros atravessam o rio Tejo e dão-lhe acesso a novas aventuras na Península de Setúbal, donde surge a omnipresente estátua de Cristo Rei.
O que Visitar em Lisboa
Sítios a ver próximo da Cidade de Lisboa
Como chegar e Outras Informações de Transporte
Aeroporto
- Coordenadas: 38.769023,-9.129403
O aeroporto (http://www.ana.pt/) fica a vinte minutos do coração da cidade, com posto de turismo, caixas de multibanco, lojas de câmbio e várias agências de aluguer de automóveis.
A maneira mais fácil de chegar ao centro é de táxi e, dependendo das condições de tráfego, deve custar cerca 15-20 euros (cobrado extra para o uso da mala do carro)
Como alternativa, pode apanhar o 791 Aerobus que parte do terminal do Aeroporto e vai até à Praça do Marquês de Pombal, Praça dos Restauradores, Rossio, Praça do Comércio e Cais do Sodré. Autocarros locais (744 ou 745) partem para a Praça dos Restauradores e Cais do Sodré – menos conveniente para quem tem muita bagagem.
Ou pode tomar o metro, que fica localizado junto ao Aeroporto (Chegadas), linha vermelha que passa por Parque das Nações e Alameda donde acede a outras linhas do metro.
A maioria dos comboios de longa distância chega à Estação de Santa Apolónia – caminhada de quinze minutos da Praça do Comércio.
- Coordenadas: 38.713622,-9.123153
Da Santa Apolónia partem os Autocarros 739, 746 ou 790 para a Praça dos Restauradores, ou Rossio. Na estação há uma área de informações úteis e lojas de câmbio.
Os Comboios do Algarve terminam na Estação do Oriente no Parque das Nações, acedendo facilmente ao metro (linha oriente – vermelha).
De autocarros
Da Estação do Oriente existem ligações de autocarro para cidades a norte e a sul do País.
- Coordenadas: 38.767842,-9.099345
Certos autocarros também usam a principal estação fica de frente ao jardim zoológico em Sete Rios
Comboios da Área Metropolitana de Lisboa
Os comboios para a área metropolitana de Lisboa, como Sintra e Queluz – emergem do coração da cidade através da Estação do Rossio.
-
- Coordenadas: 38.714412,-9.140877
Já os comboios de Cascais e Estoril chegam e partem pela estação de Cais do Sodré,
A linha de comboios ao longo da costa de Lisboa, funciona a partir da estação perto do metro de Cais do Sodré (com imediato acesso à linha verde), que parte para Alcântara, Belém, Oeiras, Estoril e Cascais.
- Coordenadas: 38.706168,-9.145108
De carro
Conduzir na cidade tira anos da sua vida. Estacionar no centro é difícil, mas possível. Se estiver de carro, procure sempre um parque de estacionamento: algumas localizações centrais são Restauradores; Parque Eduardo VII; Estacionamento da Berna, na Rua Marquês de Sá da Bandeira, perto de Gulbenkian; e perto de Amoreiras na Avenida Engenheiro Duarte Pacheco.
A maioria dos locais de interesse estão a uma curta distância, mas é divertido usar o sistema de transportes públicos. Se estiver com pressa, use o autocarro turístico (https://www.yellowbustours.com)
O transporte público na cidade é operado pela Carris (http://www.transporteslisboa.pt/). Pode comprar um bilhete único (simples), mas de melhor valor é um passe dum dia que permite viagens ilimitadas. Cartões e passes estão disponíveis nas principais estações de metro.
O metro é a maneira mais rápida de chegar aos pontos turísticos mais distantes, incluindo Museu Gulbenkian, o jardim zoológico, estação rodoviária e Oceanário.
À menor desculpa deve apanhar um elétrico. O melhor percurso é do 28E, que vai de Martim Moniz até Prazeres.
Três funiculares e um elevador de rua – todos conhecidos como elevadores – oferecem acesso rápido às altas colinas de Lisboa e do Bairro Alto.
- Coordenadas: 38.714707,-9.144417
A maioria dos elétricos, autocarros e elevadores partem a cada 10 a 15 minutos, ao longo do dia, das 6:30 da manhã até à meia-noite.
Fãs da vida boémia aproveitam o serviço de Madrugada com autocarros noturnos, que operam das 00:30 até às 5 da manhã, que são executados de e para Cais do Sodré – bilhetes individuais podem ser comprados a bordo.
Elétricos
12E Vai de Praça da Figueira para o Largo Martim Moniz através da Alfama.
15E Da Praça da Figueira a Algés via Belém
18E Rua da Alfândega via Praça do Comércio e Cais do Sodré ao Palácio da Ajuda.
25E Rua da Alfândega de Campo Ourique via Praça do Comércio, Cais do Sodré, Lapa e Estrela.
28E Largo Martim Moniz aos Prazeres, através da Alfama, Baixa, Chiado, São Bento e Estrela.
Elevadores
Elevador da Bica: Calçada do Coimbro no Bairro Alto à Rua da Boavista, perto do Cais do Sodré.
Elevador da Glória: liga Bairro Alto do lado oeste da Praça dos Restauradores.
Elevador de Santa Justa: leva-o da Rua do Ouro, no lado oeste da Baixa, até uma passagem pela Igreja do Carmo.
Elevador da Lavra: Rua São José, ao lado da Avenida da Liberdade, para a parte de trás do Hospital de São José.
Cacilheiros atravessam o Rio Tejo em vários pontos, oferecendo uma vista fantástica sobre a cidade.
A rota mais pitoresca é a de Cais do Sodré, para passageiros e viaturas, para Cacilhas.
Outra rota atrativa vai de Belém para Trafaria, donde apanha autocarro para Costa Caparica. Outras rotas suburbanas partem da Praça do Comércio (Estação Fluvial) para Barreiro (com conexões de autocarro para Palmela e para o sul; a cada 20 – 30 minutos).