Início Alentejo Central

O que visitar em Estremoz, Portugal

A 45 km de Évora (meia hora de carro) no Alentejo (leia Alentejo O Que Visitar), encontra a maior, e mais animada, povoação do Triângulo de Mármore (as outras são Borba e Vila Viçosa) – evidente nas ruas, praças e fontes de mármore no centro.

Na colina, sob as muralhas ergue-se o Castelo Medieval de Estremoz (século XIII), muito importante durante a Guerra da Restauração (XVII. Tal como Elvas, Estremoz foi das praças-fortes mais importantes.

Visitar a Pousada de Estremoz

Pousada de Estremoz, o que fazer

O castelo é agora uma pousada: Pousada De Estremoz – Rainha Santa Isabel, com uma vista esplêndida das Torre das Três Coroas (século XIII) – 3 Reis participaram na sua construção: Dom Afonso III, Dom Sancho II e Dom Dinis.

No horizonte, é visível o castelo de Évora Monte (está a 15 km para sudoeste).

  • Coordenadas: 38.842056,-7.592167

A atual Pousada era uma residência de férias quando os reis visitavam Évora e muitas vezes passaram por aqui.

Neste antigo Paço Real, o Dom Manuel I entregou a Vasco da Gama os presentes que deveria entregar ao eventual Rei no Indostão (atual Índia, Paquistão, Bangladesh, Nepal e Butão) – caso lá chegasse.

Ver a Igreja de Santa Maria

Igreja de Santa Maria, o que fazer

Ao seu lado, encontra a elegante Igreja de Santa Maria, igreja-salão (hallenkirchen) do século XVI, substituindo um templo medieval. É enorme, com caraterísticas dum renascimento já tardio.

Museu Municipal – O que fazer em Estremoz

  • Coordenadas: 38.841692, -7.592389

De frente à torre de menagem, tem o Museu Municipal Professor Joaquim Vermelho com exposições sobre vida alentejana e a cerâmica da região. Em destaque estão os Moringues: jarros em forma de globo com bases estreitas, de duas aberturas e uma alça.

A cerâmica teve um papel importante nos casamentos de ciganos: a noiva corria em todo o mercado, perseguida pelo noivo. Quando finalmente a apanha, um prato de Estremoz é atirado ao ar sendo declarados marido e mulher. É uma tradição muito antiga.

Já a tradição do noivo carregar a noiva vem da Roma Antiga. No dia do casamento, o noivo carregava a noiva, com cuidado para não tocar na porta de entrada, e entrava sempre com o pé direito!

Porta de Santarém

visitar a Porta de Santarém
  • Coordenadas: 38.842080, -7.593364

A 2 minutos a pé do museu, pela rua do Arco de Santarém, chega à robusta Porta de Santarém – era a principal entrada para a vila medieval cercada pela muralha (século XIII).

Ver a Capela do Senhor Jesus dos Inocentes

A esposa do Dom Dinis (século XIV), Dona Isabel de Aragão, falece em Estremoz. Dedicava-se aos pobres com um entusiasmo, digamos, incomum para os monarcas do seu tempo.

  • Coordenadas: 38.841385, -7.592236

Reza a lenda que a certa altura é desafiada pelo marido, farto do seu comportamento caridoso, a revelar o que tinha debaixo da saia. O pão que lá tinha é milagrosamente transformado em rosas – como retrata a estátua de frente à Capela do Senhor Jesus dos Inocentes (século XVIII).

Verdade ou não, todas as classes sociais a admiravam. Era muito culta, vejam lá que corrigia o latim dos eruditos capelães reais. Preocupava-se com os doentes e acabou por acumular um profundo conhecimento em medicina.

No Hospital dos Meninos (obra sua em Santarém), a própria alimentava as crianças abandonadas. Criou uma escola de artes e ofícios para tivessem uma profissão quando crescessem.

Como isso não bastasse, teve um papel importante na diplomacia. Dom Dinis, nosso rei poeta, homenageou a sua esposa numa canção de amor. Deu-lhe muitos bens e rendas.

Visitar o Convento dos Congregados

  • Coordenadas: 38.841665, -7.585759

Para baixo, descobre a praça principal Rossio Marquês de Pombal. É dominada pela  torres gémeas de mármore do antigo Convento dos Congregados (século XVII) que abriga a Câmara Municipal, biblioteca e museu da arte Sacra.

Ao visitar o museu tem acesso à torre que proporciona gloriosas vistas de Estremoz.

Centro de Ciência Viva – o que fazer

  • Coordenadas: 38.842751, -7.584780

A 2 minutos do Convento dos Congregados, tem o Centro de Ciência Viva, no antigo Convento das Maltesas (século XV) com um belo claustro.

Aborda a temática da Terra e Geologia, donde aprende sobre a evolução da terra. Com bela réplica de um esqueleto T-Rex.

Uma especialidade deliciosa de Estremoz são os pastéis “Gadanha” na Pastelaria Formosa no Rossio Marquês de Pombal.

Pastéis de Gadanha

O Festival Anual de Estremoz tem lugar no Rossio, no 1.º fim de semana de setembro: com corrida de touros, concertos e fogo de artifício. No mercado de sábado encontra dos melhores queijos em Portugal, feito a partir de leite de ovelha e de cabra.

Visitar Igreja do Convento de São Francisco

Para norte do Centro de Ciência Viva, na rotunda perto Rossio Marquês de Pombal, tem a belíssima Igreja do Convento de São Francisco.

Levou mais de 500 anos a ser construída. Começou no século XIII, mais pequena, alvo de constante obras de ampliação até ao século XVII.

Ver o Lago do Gadanha

visitar o Lago do Gadanha
  • Coordenadas: 38.843677, -7.587661

No Largo General Graça, 1 minuto da Igreja de São Francisco, descobre a emblemática praça e o belo Lago do Gadanha – ótimo lugar para descansar, perto do parque infantil e de serviços de restauração.

A estátua originalmente era o Deus Saturno, mas hoje em dia representa simbolicamente  o Tempo e a inevitável Morte.

Ver o Pelourinho de Estremoz

Visitar o Pelourinho de Estremoz
  • Coordenadas: 38.841590, -7.588392

Siga para sul em direção à praça Luís de Camões. Encontrará o bonito Pelourinho de Estremoz, erguido no reinado de Dom Manuel I (fins do século XV e início do século XVI) – originalmente estava na praça do Paço Real (atual pousada).

Porta dos Currais

Visitar a Porta dos Currais
  •   Coordenadas: 38.839639, -7.587807

A 300 metros, em direção à Travessa Brito Capelo, surge a Porta dos Currais (século XVII). Fazia parte duma 2.ª linha de fortificações que é erguida após a degradação das fortificações medievais.

Roteiro Vínicola de Estremoz

Durante séculos, o Alentejo foi o celeiro de Portugal, mas na década de 90 do século passado surgem as adegas e é das principais riquezas do concelho de Estremoz Portugal.

Tiago Cabaco Winery

  • Coordenadas: 38.832802, -7.584012

Da Porta dos Currais são 5 minutos (de carro) até à Tiago Cabaco Winery.  É um novo produtor alentejano com uma excelente relação preço-qualidade – visita a adega com o apoio dos funcionários simpáticos.

João Portugal Ramos Vinhos

  • Coordenadas: 38.840240, -7.628812

De Tiago Cabaco Winery são 5 minutos para um dos mais afamados produtores do país: João Portugal Ramos Vinhos. Aqui conhece o único produtor alentejano no Top 100 vinhos do mundo segundo a revista americana Wine Spectator.

Herdade das Servas

  • Coordenadas: 38.840208, -7.628929

Em 5 minutos chega à acolhedora Herdade das Servas – já na 13º geração de produtores de vinho. É moderna, perfeitamente enquadrada na paisagem rural. Compre o vinho na loja; melhor ainda, almoce no restaurante. Serve ótima comida com vinho delicioso.

Évora Monte

A 30 km de Évora, ao longo da N18, o singular Castelo de Évora Monte surge na sua espetacular posição: no topo duma colina íngreme, acima da estrada e vila.

Assenta sob fortificações que remontam aos romanos. A atual estrutura foi erguida por Dom Dinis (século XIV). Quase em forma triangular, 5 torreões, no centro a imponente torre senhorial: 4 robustas torres em estilo renascentista (tempo da Casa Real de Bragança).

  • Coordenadas: 38.771838,-7.716215

Aqui o regente Miguel é finalmente derrotado (1834) e Dom Pedro IV fica no trono português. Diz a lenda que a assinatura levou tanto tempo que só havia pão duro para comer, levando à invenção da açorda (sopa de pão, água, coentro, alho e azeite).

Açorda Alentejana

O que visitar perto de Estremoz:

Entre Évora e Portalegre existem outros pontos que merecem a nossa atenção, nomeadamente Montemor-o-Novo (45 minutos de carro pela A6) e Arraiolos (35 minutos pela N4).

Para este, surge a encantadora Elvas (40 minutos pela N4).

Vila Viçosa fica a 30 km pela N4 e N255.