Algarve A Oeste de Faro Costa Vicentina

Costa Vicentina

A costa vicentina é dos trechos mais emocionantes no litoral português: estende-se da Praia de São Torpes em Sines (cerca de 2 horas de carro de Lisboa) no Alentejo Litoral até à Praia do Burgau, já bem perto da cidade de Lagos no Algarve.

A fronteira invisível entre o Algarve e o Alentejo ocorre nos arredores de Odeceixe (concelho de Aljezur): paisagem de campos de trigo, vinhas, pomares e florestas, interrompidas por pequenas casas caiadas de branco.

É um lugar privilegiado pela natureza, por muitas razões e uma delas é o ar que se respira que cheira a serra e a onda.  O vento, indomável, é constante: praticantes de desportos náuticos são atraídos pelo rugido do atlântico, formando-se uma brilhante amálgama com as famílias portuguesas já de si coloridas.

A costa é protegida por leis ambientais restritas não encontrará povoações de grandes dimensões. O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina é uma área com 70 mil hectares e 120 km de costa.

Mais de 200 espécies de aves foram identificadas no Parque, como a águia-pescadora e cegonha-branca – é o único lugar no mundo onde as cegonhas fazem o ninho nas falésias à beira-mar. Os Medronheiros são típicos da região, mas por razões económicas, pinheiros e eucaliptos são plantados.

Durante a sua viagem passará por estradas e cenários magníficos: falésias íngremes, vastos areais e por pequenas ilhas. Vai precisar do seu próprio veículo – transportes públicos são limitados.

 

 

Sines (Alentejo)

Ao longo da sua história, Sines sempre se pautou pela atividade marítima: seu filho mais famoso é o navegador Vasco da Gama (século XV). À volta de Sines ergueu-se um grande complexo portuário e industrial.

  • Coordenadas: 37.923123, -8.805568

A cerca de 10 minutos de carro para sul de Sines, encontra a Praia de São Torpes, vasto areal de 5 km próximo da central termoelétrica de Sines. A água é deliciosamente morna, especialmente na área próxima do pontão. A praia é vigiada com parque de estacionamento e uma escola de surf.

Por perto avista o simpático Trinca Espinha. A comida é saborosa, mas durante o verão pode esperar mais do que queria.

 

 

  • Coordenadas: 37.907291, -8.799588

A Praia de São Morgavel fica somente a 2 km da Praia de São Torpes, donde desagua a ribeira de Morgavel. Apresenta boas condições para surf – vigiada no verão e com estacionamento.

De frente para a praia fica o Bom Petisco, um popular restaurante na área, com peixe fresco a preços razoáveis. Experimente a caldeirada de Peixe ou a feijoada de Búzios (doses generosas).

 

 

  • Coordenadas: 37.895511, -8.797307

Poucos minutos para sul (a 2 km da Praia de São Morgavel), não tarda a chegar à Praia de Vale Figueiros. Na linha do horizonte avista o ilhéu “Salta Manitos”. No sul desagua a ribeira da Oliveirinha.

É vigiada, com parque de estacionamento, acarinhada por quem pratica desportos náuticos – perto da Praia existe um bar e uma escola de surf.

O restaurante Pedra da Casca fica a 150 metros da praia, com deliciosas saladas de polvo e cataplanas com boa relação preço-qualidade. Os funcionários são muito atenciosos.