Início Algarve A Oeste de Faro Sagres (Vila do Bispo)

Sagres (Vila do Bispo)

 

 

O Algarve ganhou reputação como um dos melhores locais de surf na Europa, tendo em Sagres um dos seus pontos centrais. No canto inferior de Portugal há, quase sempre, condições de surf excelentes.

A vila de Sagres renasceu sobre as ruínas do terramoto de 1755 e com o porto mais sudoeste da Europa continental, os pescadores ainda vendem a sua pesca a partir das três horas da tarde.

A principal rua – Rua Comandante Matoso – liga o porto de pesca e a bela Praia da Baleeira com a praça principal, surgindo uma moderna área urbana de moradias e apartamentos.

Por perto, descortina as ruínas do Forte da Baleeira (XVI) danificado pelo corsário Francis Drake (1587) quando Portugal foi temporariamente anexado a Espanha e passou de aliado a inimigo de Inglaterra.

Forte da Baleeira
  • Coordenadas: 37.008522-8.928183

Um ano mais tarde, Francis Drake derrota la Armada Invencible espanhola, marcando o início da supremacia britânica nos mares – será o primeiro inglês a circum-navegar o mundo.

 

Praia da Mareta

A pequena Praça da República, é o foco principal da povoação; espaço atraente com cafés caiados de branco. É uma curta caminhada para sudeste até à melhor praia de Sagres, a encantadora Praia da Mareta.

  • Coordenadas: 37.005437,-8.937984

 

Praia da Baleeira

Muito perto, para este, desvenda a pequena Praia da Baleeira, junto ao porto de pesca, a 15 minutos a pé da praça principal.

Reserve algum tempo para vaguear à volta do porto de pesca; donde pode adquirir passeios de barco e cursos de mergulho.

  • Coordenadas: 37.011627,-8.930447