Início A Oeste de Faro

O que fazer em Sagres e Vila do Bispo

O que fazer em Sagres no Algarve (leia visitar o Algarve), no sul de Portugal? Bom, foi uma revelação para nós: dos melhores destinos de surf que já experimentamos na Europa.

Aqui, o tempo parece valer mais. Dias preenchidos com surf, comida generosa e pôr de sóis. Caminhar descalços ou com chinelas, pela rua principal de Sagres tornou-se rotina e sentimos falta dela.

Entrávamos e saíamos de cafés e restaurantes locais, aproveitando cada momento para beber uma cerveja gelada (sagres, claro). É o tipo de lugar onde até o relógio tira férias.

A vila de Sagres sobreviveu às pesadas consequências do terramoto de 1755 e no porto mais sudoeste da Europa continental, pescadores ainda vendem a sua captura a partir das 3 da tarde.

A principal rua – Rua Comandante Matoso – liga o porto à bela Praia da Baleeira e a praça principal.

Perto do porto, descortinamos as ruínas do Forte da Baleeira (XVI), danificado pelo corsário Francis Drake (1587).

Um ano depois, Drake derrota la Armada Invencible espanhola.

  • Coordenadas: 37.008542, -8.928236

Em 1580, Portugal foi anexado a Espanha e passa de aliado a inimigo da Inglaterra. Nesta época, Sir Francis Drake circum-navega o mundo.

É o 1.º inglês a fazê-lo, meio século depois do português Fernão de Magalhães, de quem nutria genuína admiração, descobrir o Estreito de Magalhães e o oceano Pacífico.

Em 1589, a bordo do galeão Revenge, Francis tenta um ataque para repor a monarquia portuguesa com Dom António, Prior do Crato. Como falha, a inglesa Isabel I mantém-no em terra até 1594.

Praias de Sagres no Algarve

Visitar a Praia da Mareta

A primeira vez que chegamos à pequena, à Praça da República em Sagres, ficamos imediatamente encantados. É o foco principal da povoação; atraente com os seus cafés caiados de branco.

É uma curta caminhada até chegarmos à melhor praia de Sagres, nos nossos olhos, a encantadora Praia da Mareta.

  • Coordenadas: 37.005437,-8.937984

Ver a Praia da Baleeira

Muito perto, para este, desvendamos a pequena Praia da Baleeira, junto ao porto de pesca – 15 minutos da praça principal. Reserve algum tempo para vaguear à volta do porto de pesca da Baleeira.

  • Coordenadas: 37.011627,-8.930447

Ofereceu-nos um vislumbre autêntico da vida ligada ao oceano nesta parte do mundo. Observar os pescadores no seu trabalho diário, imersos nas suas rotinas, ocasionalmente trocando olhares connosco.

Nós, calçando chinelas e fingindo entender o seu trabalho, enquanto os pescadores lançam olhares de ‘mais uns que acham que pescar é como ir ao supermercado’.

Visitar a Praia do Martinhal

  • Coordenadas: 37.019779,-8.925497

Do alto das falésias acima do porto, seguimos por cerca de 10 minutos em direção a leste até alcançar a magnífica Praia do Martinhal.

Nossa recomendação? Fique no Martinhal Sagres Beach Family Resort, por detrás da praia.

Fortaleza de Sagres – o que fazer em Sagres, Vila do Bispo

A Fortaleza de Sagres domina a vila – a rua da Fortaleza corre até ao promontório. Erguida no século XV (1450) por ordem de Dom Afonso V (sobrinho do Infante Dom Henrique e pai de Dom João II), dando suporte às naus que partiam e chegavam.

  • Coordenadas: 36.997334,-8.948831

Ficavam ancoradas perto da fortaleza, onde costa é quase um porto natural, tendo acesso ao suporte logístico que o forte proporcionava. Era tipo um pit-stop renascentista.

Ao passar pela entrada do túnel da fortaleza, ficamos fascinados ao ver o enorme seixo da Rosa dos Ventos de Sagres, um achado intrigante descoberto sob uma igreja em 1921. Ainda hoje em dia, não se sabe ao certo a sua função, pode ter sido usada para medir a direção do vento.

Rosa dos Ventos de Sagres
Rosa dos Ventos de Sagres

É incomum. O seu diâmetro é dividido em 40 segmentos em vez dos tradicionais 30 segmentos. Pode ter sido um relógio de sol, ou esconder um sentido mais profundo e místico. Enfim, existem várias teorias sobre a matéria.

Fez-nos refletir sobre os mistérios e as histórias não contadas do passado marítimo de Sagres. É do tempo do Infante Dom Henrique, quando era governador da ordem de Cristo (a continuação dos Templários em Portugal).

O Infante viveu no Algarve, em vários lugares. Sagres é uma das possibilidades da vila do Infante. Na proximidade fica a Capela da Nossa Senhora da Graça, também do seu tempo (século XV).

Capela da Nossa Senhora da Graça
Capela da Nossa Senhora da Graça

Os outros edifícios na fortaleza são um museu, loja e café – adicionam pouco à beleza local.

A Vila do Infante não era uma povoação, mas uma casa: num mapa do século XVI (de quando Drake atacou a costa) é visível um solar de várias chaminés entre o Cabo de São Vicente e a Fortaleza.

Ainda jovem (21 anos), Infante Dom Henrique participa no planeamento da tomada de Ceuta (início do século XV).

No combate, a dada altura, o Infante Dom Henrique avança sozinho por ruas apertadas com inimigos e mete-se em apuros! Aliás, o rei João I chega a ser informado que o príncipe morrera…

Infante Dom Henrique como Jovem principe

Dom Nuno Álvares Pereira (com 55 anos, viúvo, após o falecimento da filha) ainda participou no ataque antes de optar pela vida monástica.

Habituado a liderar, agora escolta os filhos do rei, a nova geração.

A tomada de Ceuta choca muçulmanos e europeus, ao controlar o estreito de Gibraltar do lado africano – parte da costa ibérica ainda estava sob controlo muçulmano (o reino de Granada ainda não fora absorvido por Castela e Aragão).

Em 1416, o Infante torna-se governador de Ceuta e faz de Lagos o seu centro de apoio (ainda não residia no Algarve). Ceuta foi um sucesso militar, mas um fardo financeiro.

Assim, 2 décadas depois, o infante lidera nova expedição (Tânger). Sem o elemento de surpresa (que existiu em Ceuta) é cercado por um enorme exército angariado em nome do Islão, logisticamente apoiado por imensos escravos.

Algo que o Infante nunca vira e que colocou o exército português numa situação dramática.

Infante Dom Henrique no Desastre de Tânger

O seu irmão mais velho, rei Dom Duarte, fez recomendações para evitar esse cenário: todas ignoradas… e o irmão mais novo (Fernando) morre em cativeiro (no atual Marrocos).

Só sobrevive porque um leal cavaleiro sacrifica a sua vida: Fernão Cabral (antepassado de Pedro Álvares Cabral), sendo obrigado a assinar um tratado pouco favorável a Portugal.

E é sobre o peso do seu fracasso, que se isola para o Algarve. Já não como um príncipe utopista, mas como pragmático estratega.

Infante Dom Henrique no Algarve

Na era do Infante, fortalezas costeiras eram atacadas por terra e navios usavam principalmente catapultas. O Infante introduziu a artilharia pesada marítima.

Simultaneamente, desenvolve a Caravela com velas latinas para navegar contraventos, financiando-a pessoalmente e com fundos da ordem de Cristo.

Embarcações com o símbolo da Ordem de Cristo
Embarcações com o símbolo da Ordem de Cristo

A embarcação, pequena, é otimizada para exploração graças à habilidade de carpinteiros flamengos. O Infante investe em tecnologias de diversas origens e recruta especialistas em geografia e cosmografia, focando na inovação da navegação.

Utilizando táticas de contrainformação, esconde descobertas, cria entrepostos costeiros para comércio e defesa. Lança as bases para a Era dos Descobrimentos, que reposicionou a Europa como centro do poder global.

Construção de embarcações com Infante Dom Henrique

Após a sua morte, Dom João II e Dom Manuel I expandiram a influência portuguesa pelo mundo, com base nos ensinamentos da “escola de Sagres”, originando um império global.

Apesar da narrativa heroica de Camões, o império nasce da adoção pragmática de tecnologias e duma visão mercantilista.

No século XVI, a população do império otomano variava entre 20 a 30 milhões. E havia, pelo menos, 100 milhões de chineses.

Portugal? Milhão e meio de almas…

A superioridade da tecnologia naval decifra o enigma dos números: deu a Portugal a vantagem e os heróis esquecidos a sua glória.

Assim, desafiaram otomanos e aliados em África, subcontinente indiano e Ásia. E, porque não, iniciaram a colonização na América do Sul.

Visitar a Praia do Tonel

  • Coordenadas: 37.00574,-8.94812

Ao nos aproximarmos da Praia do Tonel, localizada a apenas 500 metros da Fortaleza de Sagres, fomos saudados pelo seu ambiente mágico. O vasto areal, adornado com uma imensa rocha, exige a nossa atenção.

É quase selvagem, popular entre os surfistas na parte da manhã, pois, as ondas não são nem muito grandes ou pequenas – ideal para quem começa no surf ou bodyboard.

É como encontrar aquele ponto doce num chocolate quente – nem muito quente, nem muito frio.

Surf em Sagres

Surf em Sagres
Wavesensations

Se o seu objetivo em Sagres é surfar ou aprender a surfar, recomendámos o Wavesensations – Sagres Surf House. Este alojamento não só está situado junto à Praia do Tonel, mas também é extremamente acolhedor e charmoso. Dispõem de uma escola de surf para iniciantes. Clique aqui para fazer a sua reserva.

Para quem busca essa experiência, recomendamos vivamente fazer uma reserva lá. Foi uma decisão que certamente enriqueceu nossa viagem.

Visitar a Praia do Beliche

  • Coordenadas: 37.025505, -8.964128

A caminhada até a Praia do Beliche, essa sim, é um verdadeiro aquecimento para as pernas. Caminhada de 2 km da estrada de Sagres até ao Cabo de São Vicente, dominado pela pequena Fortaleza de Belixe (século XVI) – também destruída por Sir Francis Drake.

Fortaleza de Belixe
Fortaleza de Belixe

Ver o Cabo de São Vicente – o que visitar em Sagres

O maravilhoso Cabo de São Vicente fica a 10 minutos para este pela N268. As falésias erguem-se como testemunha do tempestuoso Atlântico e dos ventos impiedosos.

No sudoeste de Portugal Continental, o ponto mais a sudoeste da Europa, sob o olhar vigilante do farol do cabo de cúpula vermelha, cada pôr do sol é um espetáculo que atrai muita gente.

  • Coordenadas: 37.023047,-8.996457

No tempo dos romanos era um local sagrado, de modo que aqui foi enterrado o corpo do mártir cristão São Vicente.

Vários séculos depois, após a conquista de Lisboa, os seus ossos foram levados daqui (na altura terras do império islâmico) para a Sé de Lisboa a mando do 1.º rei de Portugal: Dom Afonso Henriques.

E, como se não bastasse, até Cristóbal Colón teve seu momento de drama nas proximidades, sofrendo um naufrágio numa caravela flamenga por volta de 1476. Tinha 25 anos.

Este incidente leva-o a Lisboa, a casar-se com a nobilíssima filha do capitão de Porto Santo e, pouco mais duma década depois, a descobrir a América sob os auspícios da Coroa Espanhola.

Destruição da caravela flamenga (1476) e o naufrágio de Colombo

Fez-nos refletir sobre as muitas camadas de história que este lugar abriga. A nossa volta, imune às nossas meditações, a natureza apresenta-se na sua forma mais pura.

As falésias, o mar, o horizonte, tudo ali parece dizer: “Humanos, vêm e vão, mas eu? Eu permaneço.”

Na rota para o Cabo São Vicente, encontramos a Artesanato a Mó, oferece artesanato e cerâmica portuguesa. Provavelmente já se deparou com fotos da sua fachada, adornada com diversas peças de cerâmica.

Praia do Castelejo

Caso disponha de transporte próprio, temos aqui várias praias por explorar. A mais próxima é a Praia do Castelejo, acessível por uma estreita estrada de 5 km a oeste. Conhecida pelo extenso areal e mar tempestuoso. Nas proximidades, temos um café-restaurante.

Praia do Amado

  • Coordenadas: 37.167293,-8.899129

As praias para norte do Cabo de São Vicente, com ondas até 5 metros, permite saborear a força do atlântico, ideais para surfistas experientes. A Praia do Amado (Aljezur) é o perfeito exemplo disto – meia hora para norte (N268).

Na verdade, seria melhor surfistas inexperientes começarem na escola de surf com alojamento e transporte para as praias mais indicadas com o seu nível de habilidade como www.algarvesurfschool.com (Lagos e Sagres).

É como aquele amigo que sabe tudo sobre o local e leva-te aos spots perfeito.

Onde Comer em Sagres, Portugal? Top Restaurantes

Prato no Retiro do Pescador
Retiro do Pescador

A vila é conhecida pelos seus restaurantes de peixe e marisco. O Percebes é o rei dos mariscos por aqui, e não é à toa. É como saborear o oceano em cada mordida. Eis as nossas recomendações:

  • Retiro do Pescador // onde nos encantamos pela cataplana de marisco de fazer chorar por mais. Destaca-se em pratos de peixe, com estacionamento.
  • A Sagres // ambiente acolhedor, serviço amigável e um excelente arroz de polvo. Fica perto da Artesanato a Mó.
  • Three Little Birds // Se gosta de hamburgers e batatas fritas, este será o seu spot, apesar do serviço, às vezes, parece estar em modo lento.

Onde ficar em Sagres?

As opções de alojamento em Sagres variam desde hostels dedicados ao surf até aqueles hotéis que fazem sentir-nos realeza sem precisar vender um rim.

A nossa recomendação é o Memmo Baleeira Hotel Sagres com magníficas vistas para o oceano. O pequeno-almoço é um episódio de MasterChef e com uma piscina exterior!  Clique aqui para reservar.

Se o objetivo é surfar: Wavesensations – Sagres Surf House. Então basicamente é acordar, esticar os braços e surfar.

Para férias em família: Martinhal Sagres Family Resort.

Excursão, passeios e atividades

Aula de surf de 2 horas na bela costa oeste do Algarve: É tipo “speed dating” com as ondas. Se quer experimentar o surf rapidamente, tome esta aula, que o leva de Lagos às praias a norte de Sagres. Transporte e equipamento de surf incluídos!

Explorar a costa de carro: por que não alugar um carro em Lagos e pegar a estrada? Parar num restaurante à beira-mar e procurar os melhores locais para ver o pôr do sol nas falésias! Clique aqui para encontrar as melhores ofertas em carros!

Situado no concelho de Vila do Bispo, Sagres tem grande parte do seu território abrangido pelo Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que paisagens maravilhosas por descobrir.

Excursões Guiadas. Para uma experiência mais estruturada, opte pela Excursão de meio dia em Sagres e ao Cabo de São Vicente que parte de Lagos.

Excursão mais popular? Todo-O-Terreno.

Guia de Sagres – mapa com os principais pontos turísticos

Quando ir a Sagres?

Maio a outubro. Os verões são quentes e secos, enquanto os invernos amenos. Temperaturas médias variam 28 °C (agosto) a 15 °C (janeiro).

Quanto tempo para visitar Sagres?

Num 1 dia conhece as principais atrações. Para uma experiência mais completa, com surf e cultura, recomendámos 3 dias.

Como chegar a Sagres

De Táxi ou transfer do Aeroporto de Faro leva 1 hora e 30 minutos.

É a opção mais cara, mas conveniente, especialmente se tem bagagem.

De autocarro a partir de Lagos para Sagres é uma opção popular e Leva aproximadamente 45 minutos. O táxi é mais conveniente (meia hora) mas mais cara.

Alugar Carro na Discovercars é a melhor escolha se pretende liberdade para explorar Algarve ao seu ritmo.

Como se deslocar a partir de Sagres

Dicas do que levar para Sagres

  • Roupas leves e respiráveis para o tempo quente.
  • Casaco leve para as noites.
  • Sapatos confortáveis para caminhar.
  • Sandálias confortáveis.
  • Fato de banho.
  • Mochila para passeios dum dia.
  • Protetor solar.
  • Garrafa de água.

Cidades perto de Sagres e arredores:

Para norte (N268) descobre o centro da Vila do Bispo (10 minutos) e Aljezur (a 40 minutos).

mapa com as cidades por perto de Sagres

Para oeste surge Figueira e Raposeira (10 minutos), Salema (15 minutos), Burgau, Praia da Luz (20 minutos). Lagos dista 35 minutos pela N125.

Perguntas Mais Frequentes

Sagres ou Lagos?

Lagos. Por ser mais animada, com vários restaurantes, museus e praias deslumbrantes.

Sagres é uma pequena vila, onde até os pássaros parecem cantar mais devagar. Lagos é já uma cidade com alguma dimensão.

Visita dum Dia de Lagos ou Hospedar em Sagres?

Um dia é suficiente para ver as principais atrações. Mas Sagres tem dois ases na manga:

1. Preços mais baixos relativamente a Lagos.

2. Conciliar surf com boa comida e paz que parece saída dum filme indie.

A costa de Sagres é ventosa?

É um sim com todas as letras. Devido à influência dos ventos do norte e correntes do Atlântico: no verão mantém a vila fresca e proporciona boas ondas.

Sagres é um bom lugar para viver?

É extremamente tranquila no inverno e popular entre jovens surfistas no verão, mas nunca superlotada.

Se procuras um cantinho pacato perto da energia de Lagos, Sagres é o teu lugar.

Por que Sagres é o “fim do mundo”?

Porque, na Antiguidade, era o último ponto explorado pelos romanos. Chamaram-no Promontorium Sacrum, que soa a título de filme épico. A última paragem antes dum mundo desconhecido.


Mais Artigos Sobre O Algarve:

Reservar Alojamento

  • Deixe-se levar pelos aromas, sabores e vistas de Sagres.
  • Reserve já o seu alojamento e mergulhe numa aventura inesquecível.
  • Não perca mais tempo 🌺🌊!