Algarve A Oeste de Faro Sagres (Vila do Bispo)

Sagres (Vila do Bispo)

A vila de Sagres foi reconstruída sobre as ruínas do terramoto de 1755 – com o porto mais sudoeste da Europa continental, donde pescadores ainda vendem a sua pesca a partir das três horas da tarde, de segunda a sexta.

O Algarve ganhou reputação como um dos melhores locais de surf na Europa, tendo em Sagres um dos seus pontos centrais. A sua posição no canto inferior de Portugal significa que há, quase sempre, excelentes condições de surf.

A principal rua – Rua Comandante Matoso – liga o porto de pesca e a Praia da Baleeira numa extremidade com a praça principal, tudo apoiado por uma nova área urbana de moradias e apartamentos.

Perto, encontra as ruínas do Forte da Baleeira (XVI) danificado pelo corsário britânico Francis Drake, 1587, altura em que Portugal foi temporariamente anexado a Espanha, portanto, passou de aliado a inimigo de Inglaterra.

Forte da Baleeira
  • Coordenadas: 37.008522-8.928183

Um ano mais tarde, Francis Drake derrota la Armada Invencible espanhola, marcando o início da supremacia britânica nos mares.

A pequena Praça da República, é o foco principal da povoação; espaço atraente com cafés caiados de branco. Da praça é uma curta caminhada para sudeste até à melhor praia de Sagres, Praia da Mareta.

  • Coordenadas: 37.005437,-8.937984

Muito perto, para Este, a pequena Praia da Baleeira, fica junto ao porto de pesca, cerca de quinze minutos a pé da praça principal. Reserve algum tempo para vaguear à volta do porto de pesca; donde pode adquirir passeios de barco e cursos de mergulho.

  • Coordenadas: 37.011627,-8.930447