Madeira Funchal Funchal

Funchal

A capital da ilha, Funchal, é cercada por montanhas e com vista para o Atlântico. Numa extremidade encontra a marina, o ponto de partida para passeios de barco ao redor da ilha, vários restaurantes e cafés. No centro histórico, a série de tradicionais de ruas estão repleta de lojas, museus e jardins.

Centro do Funchal

Na Avenida Arriaga encontra o Monumento a João Gonçalves Zarco, descobridor da Madeira.

João Gonçalves, cavaleiro do Infante de Dom Henrique, durante a Idade de Ouro da expansão no início do século XV, perdeu um olho num combate contra os mouros – deste facto advém o seu apelido de Zarco.

Estátua João Gonçalves Zarco

Avenida do Mar

  • Coordenadas: 32.645949; -16.909931

A principal artéria à beira-mar do Funchal é a ampla, Avenida do Mar, alinhada com cafés de quiosque, a maioria com vista para a praia da cidade, que não é particularmente atraente, mas é um lugar agradável para se sentar e relaxar.

Em frente ao trecho central da praia encontra a antiga Alfândega, a relíquia do comércio internacional  – agora a sede do parlamento regional da Madeira.

O edifício original foi em grande parte destruído no terramoto de 1748, embora algumas características sobreviveram, como a sua porta Manuelina.

A marina

A marina, com os seus iates elegantes e restaurantes com terraço, é dos pontos mais animados da cidade, certamente depois do jantar.

Quando há um jogo de futebol, residentes enchgem qualquer lugar com televisão. É também o lugar para obter passeios de barco, com barracas alinhadas no extremo leste da marina.

  • Coordenadas: 32.645949; -16.909931

Palácio de São Lourenço

  • Coordenadas: 32.6471702; -16.9120021

Com a fachada branca distinta, o Palácio de São Lourenço é um dos edifícios mais impressionantes do Funchal.

O palácio original foi construído pelos primeiros capitães da Madeira, embora a maior parte da actual estrutura remonta ao período da ocupação espanhola no século XVI.

Os destaques incluem o salão, cheio de antiguidades de valor inestimável. A Sala Vermelha abriga vários ornamentos do Palácio da Ajuda, em Lisboa, construído por Dona Maria II e Dom Fernando.

Old Blandy Wine Lodge

Situado na Adegas de São Francisco, encontra o mais antigo lodge de vinho do Funchal, onde se pode provar e comprar os grandes nomes do vinho da Madeira: Blandy, Miles, Leacock e Cossart Gordon.

Foi um Mosteiro franciscano do século XVI, até que a ordem foi proibida em Portugal no século XIX, mas a estrutura atual é na sua maior parte do século XVII.

Fica numa das mais antigas ruas do Funchal, que remonta ao século XV, ao longo do qual barris foram rolados para o porto.

  • Coordenadas: 32.647728; -16.910328

  • Coordenadas: 32.64819; -16.908251

A Sé foi construída entre 1485 e 1518 a mando do Rei Dom Manuel I.

Na parte detrás da igreja encontra as torres em espiral, típicas da arquitectura Manuelina, testemunhas do momento áureo do império português, que se estendia pelos quatro cantos do mundo.

No século XVI, em 1533 e por durante 20 anos, chegou a ter a mais extensa Diocese do Mundo.

As dioceses de Goa na Índia, de São Tomé e Príncipe em África, de São Salvador no Brasil, de Angra do Heroísmo nos Açores – respondiam à arquidiocese do Funchal.

A característica mais marcante no interior é o extraordinário tecto geométrico de madeira, de influência mourisca, no meio da restante decoração barroca.

Tecto da Sé do Funchal

 Praça do Município

  • Coordenadas: 32.649465; -16.908722

A Praça do Município, a principal da cidade, é das mais bonitas do Funchal, com uma fonte mesmo no seu centro.

Num dos seus lados (leste) a praça é dominada pela Câmara Municipal, construída em 1758 pelo Conde de Carvalhal.  Na Igreja do Colégio, do século XVII, vai encontrar belos azulejos que datam dos séculos XVII e XVIII.

Museu de Arte Sacra

  • Coordenadas: 32.649465; -16.908722

Ocupa três andares no Paço Episcopal do século XVIII, e é uma das melhores galerias de arte em Portugal, graças à sua valiosa colecção renascentista de pinturas flamengas.

As importantes relações comerciais com Flandres nos séculos XV e XVI criaram um mercado para a arte flamenga.

Estas obras de arte permaneceram desprotegidas e por vezes negligenciadas em capelas, igrejas ao redor da ilha até 1930, quando um programa de restauração foi iniciado pelo Museu de Arte Antiga de Lisboa, e o Museu de Arte Sacra foi inaugurado em 1955.

 Igreja de São Pedro

  • Coordenadas: 32.649814; -16.911833

Na rua de São Pedro, a Igreja de São Pedro é das mais belas igrejas em Funchal, com um altar ornamentado barroco.

Construída entre os séculos XVI e XVIII, o mais impressionante são os azulejos azul e branco nas paredes que datam do século XVII.

Convento de Santa Clara

  • Coordenadas: 32.65085; -16.913332

O Convento de Santa Clara foi fundado em 1496 pelo neto de Zarco, João Gonçalves de Câmara, cuja irmã Dona Isabel foi a primeira abadessa. A maior parte do convento original foi destruído num ataque de piratas em 1566.

O actual edifício foi construído no século XVII. Até ao século XIX, as jovens enviadas pelos seus pais não eram permitidas nenhum contato com o mundo exterior.

Ainda pode ver a grade de madeira grossa entre a igreja e os aposentos privados das freiras. Durante o século XIX, as condições foram relaxadas e foram autorizadas a fazer e vender doces.

Há dois claustros – um agora contém um parque infantil, e o outro está cheio de plantas e árvores de laranja. Adjacente aos claustros, a igreja, contém o túmulo de Zarco.

Quinta das Cruzes

  • Coordenadas: 32.6507026; -16.912987

A Quinta das Cruzes do século XVII, outrora era a casa particular duma família rica que transportava vinho genoveses – os Lomelinos.

A mansão é testemunha do estilo de vida dos ricos comerciantes na Madeira e da sua outrora importância a nível global. A casa está repleta de arte e sedas da Índia, China, pinturas flamengas, tapeçaria francesa, móveis ingleses e jóias do século XIX.

Os jardins da propriedade são excelentes, uma matriz verdejante de flores e árvores que dão forma á reunião esotérica de lápides, estátuas e quadros que foram resgatados de vários edifícios demolidos da ilha.

Alguns deles são remanescentes da casa de Zarco que se encontrava nesta mesma localização.

Museu Universo das Memórias

  • Coordenadas: 32.6509464; -16.913321

Situado numa casa magnífica do século XIX, este museu abriga a colecção de João Carlos Abreu, ex-ministro da Madeira para o turismo, jornalista e agente de viagens.

As suas extensas viagens são evidentes, com muitas peças do Médio Oriente. O andar de cima é dedicado á sua coleção de cavalos, cavalos vitorianos de parque de diversões.

Grande parte da atracção do lugar é a própria casa, cujas características originais incluem vitrais e piso de madeira. Há também na parte de trás uma sala de chá nos pequenos jardins.

Fortaleza do Pico

  • Coordenadas: 32.651363; -16.91644

Rua do Castelo. Vale a pena subir a colina íngreme para a Fortaleza do Pico para aproveitar as vistas deslumbrantes da cidade.

O forte foi construído em 1611, quando Madeira estava sob domínio espanhol e agora é usado pela marinha; a única parte aberta ao público é uma sala mostrando o edifício ao longo dos anos, embora  pode passear pelas muralhas e desfrutar das vistas.

O que visitar perto:

Funchal - Zona hoteleira

Zona Hoteleira do Funchal

Ao longo da estrada costeira um conjunto de restaurantes, lojas e complexos hoteleiros disputam a melhor vista para o mar.
Zona Velha do Funchal

Leste de Funchal e a Zona Velha

Na área imediatamente a leste do centro de Funchal encontra grande parte das ruas comerciais, contendo um par de locais notáveis...
Nossa Senhora do Monte

Monte e o Nordeste do Funchal

Monte é das mais gratificantes viagens no Funchal, um povoamento na colina com vista para a capital e o local de alguns jardins espectaculares...