Portugal Madeira Funchal (Madeira)

Funchal (Madeira)

O povoamento do Funchal começou, há cerca de 600 anos (1424), quando o arquipélago é domínio da Ordem de Cristo (sucessores dos Templários em Portugal) e do Infante Dom Henrique (Governador da Ordem).

Durante o século XVI, a elite do Funchal ganha uma inesperada fortuna com a produção de açúcar e quando já não é rentável foca-se no Vinho da Madeira que atraí os mercadores ingleses (século XVII).

A partir do século XIX, torna-se no destino da elite europeia que procura aliviar sintomas de várias doenças como a tuberculose. O surgimento dos hotéis de gama média a partir de meados do século XX transforma-a num destino para todos.

 

Aeroporto da Madeira

  • Coordenadas: 32.693956, -16.774952

O Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo tinha uma pista temida, mas com a nova pista (2000) todos os aviões aterram facilmente. De Lisboa à Madeira, sem escalas, são 1 hora e 45 minutos – do Porto 2 horas. Para o Porto Santo, de avião leva cerca de 25 minutos da ilha da Madeira.

No interior alberga um posto de turismo, caixas de multibanco, lojas de câmbio e várias agências de aluguer de automóveis.

Fica no leste da ilha, próximo da cidade Santa Cruz que dista cerca de 20 minutos do centro do Funchal – o táxi é o meio mais rápido de chegar a Funchal (cerca de €35).

 

Na Avenida Arriaga fica o Monumento a João Gonçalves Zarco com uma grande espada e postura confiante como Cavaleiro da Ordem de Cristo. Participou na expansão de Portugal sobre a costa norte africana.

  • Coordenadas: 32.647941, -16.909787

Com apenas 28 anos foi um dos descobridores da ilha de Porto Santo (três anos após a tomada de Ceuta) e do “negrume” que viria a chamar-se ilha da Madeira — o seu sobrinho foi o primeiro europeu a chegar a Guiné Bissau.

Zarco torna-se um dos capitães do donatário (Infante Dom Henrique) – precisamente da parte que incluí Funchal. Sob a estátua fica o icónico Golden Gate Grand Café donde, no início do século XX, se reuniam artistas e a elite financeira.

  • Coordenadas: 32.647930, -16.909670

Hoje em dia é um belo café-restaurante, com uma decoração clássica e de ambiente acolhedor – deliciosos bolos e gelados são adquiridos a preços razoáveis.

 

  • Coordenadas: 32.6471702; -16.9120021

A cerca de 80 metros, na avenida do Zarco, fica a distinta fachada branca do Palácio de São Lourenço (Avenida Zarco) construído a mando do Rei Dom Manuel I.

A maior parte da estrutura remonta à anexação de Portugal pela coroa espanhola (fim do século XVI) assim como vários Fortes que protegem a região produtora da cara especiaria (açúcar) introduzida por Infante Dom Henrique.

O salão do palácio tem inúmeras preciosidades – 3 salas albergam o Museu Militar da Madeira, com antigas peças de artilharia e armamento ligeiro.

Também perto da Estátua do Zarco (50 metros) encontra as adegas mais antigas do Funchal, Blandy’s Wine Lodge (Avenida Arriaga). A garrafa mais antiga é de 1908, um Bual que teve 77 anos em casco – quanto mais tempo em casco melhor é o vinho.

  • Coordenadas: 32.647802, -16.910596

O vinho da madeira é um vinho licoroso fortificado, entre 16 e 22% de álcool, com 4 estilos: seco, meio seco, meio doce e doce – o seco e meio seco são tomados como aperitivo e os outros acompanham sobremesas e chocolates.

Charles Ridpath Blandy, comprou a propriedade, em meados do século XIX – antes disso era um mosteiro franciscano (século XVII) e situa-se numa das mais antigas ruas da ilha, por onde barris rolaram para o porto. No museu verá uma carta de Sir Winston Churchill, que era um grande fã do Vinho da Madeira.

 

  • Coordenadas: 32.64819, -16.908251

A 150 metros da estátua fica a Sé do Funchal (rua do Aljube) construída entre 1485 e 1518 a mando do rei Dom Manuel I. Na parte detrás encontra as torres em espiral, típicas da arquitetura Manuelina, testemunhas do áureo império português que se estendia pelos 4 cantos do mundo.

Em 1533, e durante 20 anos, chegou a ter a mais extensa Diocese do Mundo – dioceses de Goa (Índia), de São Tomé e Príncipe (África), de São Salvador (Brasil), de Angra do Heroísmo (Açores) – todas respondiam à arquidiocese do Funchal.

No interior a característica marcante é o extraordinário teto geométrico de madeira, de influência mourisca, no meio da restante decoração barroca.

Tecto da Sé do Funchal