Início Alentejo Baixo Alentejo Beja (Alentejo)

Beja (Alentejo)

 

 

Beja é a última cidade importante a caminho do Algarve. Numa posição estratégica  foi fundada uma cidade romana, 48 anos antes do nascimento de Cristo, em honra do acordo de paz assinado entre Roma e os Lusitanos – a Pax Julia. Fica a 1:30 de Faro (pela A2) e a 1 hora de Évora (pela IP2).

Beja é também conhecida pelo caso de amor da freira do século XVII que viveu no Convento de Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade.

A Mariana Alcoforado apaixonou-se pelo Conde Chamilly, oficial de cavalaria francesa, e é creditada com Cinco Cartas de amor publicadas pela 1.ª vez em 1669 (Paris). A Maria Alcoforado entrou no Convento com apenas 11 anos e morreu com 83 anos.

Mariana Alcoforado

Convento Nossa Senhora da Conceição

O elegante Convento, no passado Palácio Convento, é impressionante. Fundado no século XV, com vários ornamentos, portais elaborados e pináculos.

  • Coordenadas: 38.014189,-7.863503

Hoje em dia o convento alberga o excelente Museu Regional de Beja (também conhecido como Museu Rainha Dona Leonor) no Largo de Conceição.

Na verdade, não foi a Rainha Dona Leonor quem fundou o Convento, mas seus pais: Dona Beatriz e o Infante Dom Fernando – na fachada verá os brasões de Dona Beatriz e do Infante Dom Fernando, o casal que herdou o património do Infante Dom Henrique.

Tiveram 9 filhos, entre os quais Dona Leonor (que casa com Dom João II), Dom Manuel I (sucessor de Dom João II) e Dom Diogo que foi condenado à morte por conspirar contra a vida do Dom João II.

O monarca sentiu a necessidade de escrever uma carta a explicar esta execução à Dona Beatriz que aceitou a justificação – era bisneta de Nuno Álvares Pereira e foi governadora da Ordem de Cristo (a única mulher que o foi). Enviou caravelas para ocidente, décadas antes de Cristobal Colón zarpar para o continente americano.

Pinturas flamengas estão reunidas nas galerias do claustro, mas são os sumptuosos azulejos do convento que nos chamam a atenção – datam a partir de meados do século XV. Outro destaque é a magnífica capela rococó, adornada com querubins.

No andar de cima encontra a secção arqueológica – inscrições romanas que nos lembram a importância da Beja romana. Aliás, em Pisões, 7 km para sudoeste (sinalizado a partir da estrada de Aljustrel), descortina uma casa senhorial romana (século I) que também foi ocupada durante o domínio visigótico.

Pisões
  • Coordenadas: 37.997598,-7.949273