Início Alentejo Litoral

Santiago do Cacém, Portugal

Visitar Santiago do Cacém é de explorar a história e encanto duma cidade medieval no Alentejo (leia Alentejo O Que Visitar), sul de Portugal. Conheça o castelo medieval e desfrute de praias magníficas.

Perto de Alcácer do Sal, Santiago do Cacém é uma agradável espaço dominado por um Castelo e pelas fascinantes ruínas romanas de Miróbriga.

Castelo de Santiago do Cacém

A parte moderna centra-se à volta do mercado. A parte “velha” (não muito) se espalha sobre uma das colinas do Castelo Santiago do Cacém.

Suba até às ameias do castelo e se inspire com as amplas vistas da costa distante. Chegar ao castelo, da cidade, é uma caminhada íngreme de 15 minutos.

  • Coordenadas: 38.014211,-8.698265

Tem origem moura, anterior ao século XI. Foi reabilitado pelos templários ao serviço do 1.º Rei de Portugal, Afonso Henriques. Porém, o 3.º Califa da nova potência berbere (Almóada – mais fundamentalista) recupera o castelo (fins do século XII) e grande parte do Alentejo e Algarve.

A seguir, o califa Abu Iúçufe Iacube Almançor avança para Santarém – imaginem que o seu pai (Abu Ya’qub Yusu) morrera ao tentar recuperar Santarém a Dom Afonso Henriques que lidera a defesa da cidade.

Perto de Santarém passa pela jovem Tomar, a recém-sede dos enigmáticos templários. O mestre Gualdim Pais, apesar da sua idade (em 1190 terá 72 anos), lidera o pequeno grupo de templários.

Representação de Gualdim Pais
Representação de Gualdim Pais

Foi dos cavaleiros favoritos do Dom Afonso Henriques (que falece 5 anos antes do ataque almóada) e essencial para a criação de Portugal. 

O califa Almançor podia ter tomado Portugal – porém, surpreendentemente, poucas centenas de templários fortificados quebram o ímpeto Almóada.

Incapaz de quebrar os resilientes templários, é forçado a fazer tréguas mantendo os territórios conquistados no Alentejo e Algarve. Almançor avançará sobre o reino de Castela (Espanha) derrotando o seu exército.

Serão muitos anos até que Dom Afonso II (neto de Afonso Henriques) tome Santiago de Cacém, agora com a ajuda dos cavaleiros de Santiago (século XIII).

Cavaleiro de Santiago
Cavaleiro de Santiago

Torna-se parte dos domínios da ordem, responsáveis pela sua defesa, assim como de Almada, Sesimbra, Setúbal, Palmela, Sines e Alcácer de Sal (a sua sede). O mestre Paio Peres Correia conquista, definitivamente, grande parte do Alentejo e Algarve.

O interior do castelo é agora campo santo: um grande cemitério carinhosamente amparado nas muralhas.


Igreja Matriz de Santiago de Cacém

  • Coordenadas: 38.013868, -8.697697 

Sobre o morro, para além do castelo, tem a Igreja Matriz, de estilo manuelino e renascentista, que era o abrigo da população quando eram atacados.

Foi erguida no século XIII, mas desta altura apenas se mantém a Porta do Sol, o portal do Sul –  a ordem de Santiago faz amplas reformas no século XVI. E com o terramoto de 1755 é alvo de novas reformas.

No interior, descobre o Tesouro da Colegiada de Santiago e um relicário oferecido pela dona Vataça de Láscaris. Segundo a tradição, contém um pedaço do Santo Lenho – parte da verdadeira cruz da crucificação de Jesus Cristo.

Relicário de Vataça de Láscaris
Relicário de Vataça de Láscaris

Dona Vataça Lascáris era neta dum dos reis bizantinos cuja capital era Niceia (atual Iznik na Turquia). Em meados do século XIV, todo o reinado bizantino fora conquistado pelos turcos.

A sua família refugia-se em Aragão, donde conhece a princesa Isabel de Aragão, futura esposa do rei poeta Dom Dinis. Acompanha a amiga Isabel até Portugal e foi responsável pela educação dos seus filhos.

A Isabel de Aragão será canonizada, conhecida como a Rainha Santa – padroeira de Coimbra. Foi uma grande diplomata na crise entre Portugal e Castela (questões de fronteiras, o rei de Castela teimava em se intitular dono do Algarve).

A ordem de Santiago doou as terras de Santiago de Cacém (Sines também) à Dona Vataça Lascáris e assegura a sua proteção. Após a sua morte, as terras voltaram para a ordem. Está enterrada na Sé Velha de Coimbra, rodeada por águias de 2 cabeças, símbolo da família Láscaris e do império bizantino.

Tapada dos Condes de Avilez

  • Coordenadas: 38.014280, -8.697235

Bem perto do castelo de Santiago do Cacém, surge a Tapada dos Condes de Avilez, agora jardim de recreio e de lazer. Foi desenhado para ser um jardim botânico, onde está sepultado o cavalo dos condes (Bem Mirado). Com uma casa de chá e capela.

A família Avilez eram grandes proprietários que residiam em Santiago de Cacém. O 1.º conde destacou-se militarmente no Rio de Janeiro. Mais tarde foi comandante-chefe do exército português (inícios do século XIX).

O 4.º e último conde, trouxe para Portugal o 1.º automóvel, um Panhard-Levasso de Paris. Inevitavelmente foi responsável pelo 1.º acidente de automóvel em Portugal, ao atropelar um burro.


Ver Museu Municipal

  • Coordenadas: 37.955488,-8.86647

Ao regressar ao centro, vale a pena passear em torno do mercado coberto, antes de fazer o seu caminho para o Museu Municipal, de frente para os jardins municipais.  Foi uma cadeia no passado (até 1968). A imponente porta e as grades nas janelas revelam a sua antiga função.

O Dr João Gualberto da Cruz e Silva doou ao Museu a sua coleção numismática e o espólio proveniente das escavações do sítio arqueológico de Miróbriga. Isto permitiu o excelente arranque do museu.

Tem uma mostra etnográfica que ilustra a história local e nacional, nomeadamente 1 cela das prisões de Salazar e outras salas como a cozinha alentejana, o quarto rural ou aristocrata.

Há restaurantes simples entre a estação rodoviária e o mercado, donde tem uma refeição agradável e barata.


Moinho de Vento da Quintinha

  • Coordenadas: 38.015489, -8.687141

Muito Perto das Ruínas de Miróbriga, saindo da cidade pela Rua Primeiro de dezembro, surge o Moinho de Vento da Quintinha, de 4 velas e 4 pares de vares, anterior a 1813 (não se sabe bem a data) – restaurado pela autarquia.

Os moinhos de vento foram desenvolvidos na Pérsia (atual Irão) no século V e chegaram a Europa durante a expansão islâmica, com especial difusão nos século XI e XIII.

O simpático funcionário explica o processo de moagem, ainda hoje é utilizado nas áreas mais rurais para fazer pão e papas de milho. Diz a tradição que quase todos os moleiros tinham 1 cão de cor preta para saber quando o cão investigava ou brincava com a farinha.


Miróbriga

  • Coordenadas: 38.010139,-8.684482

A secção arqueológica no museu municipal abre o apetite para a visita às Ruínas Romanas de Miróbriga. É uma curta distância de carro, 10 minutos pela estrada N120.

O local, isolado, no meio de colinas verdes corresponde a uma cidade que remonta ao século I. Por 200 anos, prosperou pelo comércio. Planeada em torno do Fórum, com zonas de recreio e áreas residenciais.

No ponto mais alto, tem as ruínas do Templo de Júpiter com vista para o Fórum. Uma casa mantém algumas das pinturas murais do século II. Uma rua pavimentada desce para o complexo de banhos. A seu lado tem a ponte romana do século I. As ruínas são extensas.

Era uma “nova cidade” na sua época. A sua origem é desconhecida, mas aqui perto, no Cercal e em Grândola, havia minas de ferro e na época romana o mar penetrava perto de Miróbriga.

No século IV entra em declínio, quando a alta inflação assola o império. Cidadãos escapulem para o campo, para terrenos sem dono, para a autossuficiência. O intrincado império começa a colapsar antes dos bárbaros desembainharem as espadas em Roma.

Miróbriga é abandonada no século V, perdendo-se para a história. Foi reencontrada no século XIX, em conjunto com as moedas romanas reunidas no museu municipal.

É provável que as suas pedras tivessem sido usadas para a criação do castelo mouro de Santiago de Cacém.

Pousada da Quinta da Ortiga

  • Coordenadas: 37.988042, -8.749966

Pousada da Quinta da Ortiga (www.pousadas.pt), a 1 km da cidade de Santiago de Cacém na estrada para Lisboa, atrai alguns turistas – situada numa propriedade rural alentejana típica, com piscina e bom restaurante.


Badoka Safari Park

  • Coordenadas: 38.041601, -8.744247

A 10 minutos para noroeste, pela N261, surge o inesperado Badoca Safari Park, com centenas de animais africanos a viver em paz; girafas enormes a comerem as folhas das árvores.

Não existe grande variedade, mas por €35 vale a pena ver os animais em plena liberdade. Com restaurante e bar – para muitos um pouco caro.

Muito perto, encontra a Ermida da Nossa Senhora da Graça e a casa de romeiros de apoio à peregrinação (século XVIII), com alguns elementos decorativos em estilo rococó.

Ermida da Nossa Senhora da Graça
Ermida da Nossa Senhora da Graça
  • Coordenadas: 38.043583, -8.743152


Praia da Costa e Lagoa de Santo André

A Lagoa de Santo André fica a 25 minutos de carro de Santiago do Cacém. A lagoa é cativante com poucos metros de profundidade, e pode tomar banhos nas suas águas calmas – é o último vestígio do grande braço de mar que penetrava até próximo das encostas de Miróbriga.

  • Coordenadas: 38.114147, -8.797422

Na proximidade tem a belíssima Praia da Costa de Santo André, que também dá acesso à lagoa (não se esqueça do protetor solar).

É uma das inúmeras praias do extenso areal que se estendem desde a ponta da Troia até Sines; com casas de banho e chuveiro. Na proximidade tem um restaurante-bar.

O que visitar perto:

A costa alentejana

A costa alentejana se estende por mais de 150 quilómetros, da baía de Setúbal até ao Algarve ocidental. A maioria das praias são pouco desenvolvidas...

Alcácer do Sal (Alentejo)

É dos portos mais antigos de Portugal, fundada por fenícios e foi uma capital regional sob os mouros – daí o seu nome (al-Ksar, a cidade).

O que fazer na margem sul? Lugares a visitar

CacilhasA abordagem mais agradável de Lisboa (leia o que visitar em Lisboa) para a península de Setúbal é tomar o cacilheiro de Cais do...