Algarve A Oeste de Faro Albufeira (Algarve)

Albufeira (Algarve)

A cidade de Albufeira está no topo da lista de destinos turísticos no Algarve –  casas caiadas de branco sob altas falésias que culminam em belas praias de areias finas e de águas quentes.

O nome árabe era Al-Buhera: significa “Castelo sobre o Mar” e o castelo assentava sob uma falésia, a pique, considerado inconquistável. Após décadas de combate foi tomado por Dom Afonso III  (século XIII) com a ajuda dos cavaleiros da Ordem de Santiago (fundamentais na conquista do Algarve – a sede ficava em Alcácer do Sal).

A fortificação moura teria um formato quadrangular, com uma torre em cada vértice — a Torre do Relógio (rua Bernardino de Sousa) era uma das torres num dos vértices do Castelo.

  • Coordenadas: 37.087144, -8.252364

O terramoto de 1755 provocou enormes danos e devastou a parte baixa da antiga vila – contudo, ainda há uma sensação histórica. A partir da década de 60 (século XX) tornou-se num resort turístico. Em ambos lados da cidade há belas praias. 

Praia da Oura e restantes praias para Este (até à Praia da Falésia) são mais desenvolvidas – para Oeste encontra praias de enseada, mais pacatas, até à Praia da Galé.

O foco no centro é a praça principal, Largo Engenheiro Duarte Pacheco, espaço para peões com uma pequena fonte e bancos sob palmeiras – depois de anoitecer é um íman para turistas.

  • Coordenadas: 37.088507,-8.25279

A partir da Rua 5 de outubro chega à praia da cidade (Praia do Peneco) ladeada por belas formações rochosas. No verão fica lotada, mas com carro ou autocarro percorre uma série de belas praias.

  • Coordenadas: 37.087071,-8.252141

Acima do túnel da praia, fica o Museu de Arqueologia (perto da Torre do Relógio) com uma colecção de artefactos desde o Neolítico. Há fragmentos provenientes duma vila romana, túmulos, e um silo islâmico escavado no museu.

Esta região cativou várias civilizações desde os Cartagineses, pela sua multitude de nascentes junto ao mar, e aqui desenvolveram conservação e secagem de peixe – nos tempos dos romanos já se fazia conservas de atum.

  • Coordenadas: 37.087014, -8.253926

A Igreja de São Sebastião, na Praça Miguel Bombarda, é das mais antigas com uma distinta porta manuelina (século XVI).  Alberga o Museu de Arte Sacra com a Coroa de Prata e Cálice da Nossa Senhora da Orada (dos cultos mais antigos na Europa, importado de França).

Por perto, a partir do pátio de frente, fica a Igreja de Sant’Ana (século XVIII) com uma adorável vista das características chaminés algarvias sob mar cintilante.

  • Coordenadas: 37.087697, -8.255077

Caso precise de fazer compras, tem o Albufeira Shopping: pequeno centro comercial a cerca de 3 Km do centro: com supermercado (Continente); cerca de 35 lojas e uma dezena de restaurantes.

  • Coordenadas: 37.090972, -8.241247

O melhor espaço é o Algarve Shopping (15 minutos de carro para norte de Albufeira – pela N125). De conceito ao ar livre, vai encontrar tudo o que precisa: supermercado, restaurantes, cinemas, e as principais marcas de roupa e eletrónica.

  • Coordenadas: 37.128128, -8.278440

 

Praias – Para Este em Direção a Vilamoura

Mesmo no centro da cidade, perto da Rua Miguel Bombarda, encontra a Praia do Peneco, de bandeira azul e vigiada, perto de vários restaurantes e bares, uma bela praia de águas calmas, com várias atividades náuticas disponíveis.

  • Coordenadas: 37.086389,-8.253269

Próximo da praia, para oeste, encontra a pacata Marina de Albufeira, a 5 minutos de carro pela Rua Coronel Águas, com algumas lojas e donde se situa a Dream Wave  e a  AlgarExperience  – boas opções para uma viagem de barco que percorre a costa algarvia entre Albufeira e a praia do Carvoeiro – passando por magníficas grutas, como a de Benagil, e pode observar encantadores golfinhos.

  • Coordenadas: 37.084824, -8.265795