Algarve A Oeste de Faro Albufeira (Algarve)

Albufeira (Algarve)

A cidade de Albufeira está no topo da lista de destinos turísticos no Algarve –  casas caiadas de branco sob as altas falésias que culminam em belas praias de areias finas e de águas quentes.

O nome árabe da Albufeira era Al-Buhera, significa “Castelo sobre o Mar”, e o castelo mouro assentava sob uma falésia a pique que, por algum tempo, foi considerado inconquistável –  após décadas de combate foi tomado por Dom Afonso III  (século XIII) e pelos Cavaleiros do Ordem de Santiago (fundamentais na conquista do Algarve, cuja Sede, em Portugal, ficava em Alcácer do Sal).

A fortificação moura do castelo teria um formato quadrangular, com uma torre em cada vértice -a Torre do Relógio, ex-libris na rua Bernardino de Sousa era, originalmente, uma das torres muçulmanas num dos vértices da fortificação do Castelo.

  • Coordenadas: 37.087144, -8.252364

O terramoto de 1755 provocou enormes danos no povoamento, inclusive com um maremoto que devastou a parte baixa da outrora vila de Albufeira – contudo ainda há uma sensação histórica em certas partes do centro.

A partir da década de 60 do século XX, Albufeira tornou-se num resort turístico. Em ambos lados da cidade há belas praias. 

Praia da Oura e restantes praias para Este até à Praia da Falésia – são mais desenvolvidas, enquanto que para Oeste encontra pequenas praias de enseada, mais pacatas, até à Praia da Galé.

O foco no centro de Albufeira é a praça principal, Largo Engenheiro Duarte Pacheco, amplo espaço para peões polvilhada com uma pequena fonte  e bancos sob palmeiras – depois de anoitecer é um íman para turistas.

  • Coordenadas: 37.088507,-8.25279

É a partir da Rua 5 de Outubro que chega à praia da cidade ladeada por formações rochosas. No Verão está lotada mas por carro ou por autocarro percorre uma série de belas praias.

Logo acima do túnel para a praia, na antiga Câmara Municipal, encontra o Museu Arqueológico  (com a  Torre  do Relógio na sua proximidade)  – com uma colecção de artefactos desde o Neolítico até ao presente.

Há fragmentos de mosaicos duma vila romana, túmulos, e um silo islâmico escavado no museu.  Nos tempos dos romanos, já aqui se fazia conservas de atum.

Esta região cativou várias Civilizações, desde os Cartagineses, pela multitude de nascentes de águas doces junto ao mar, e desenvolveram a conservação e secagem de peixe na costa algarvia.

  • Coordenadas: 37.087071,-8.252141

Outros locais históricos de Albufeira encontram-se a oeste do túnel, em torno da Praça Miguel Bombarda.