Início Portugal Algarve Estói e São Brás de Alportel

Estói e São Brás de Alportel

 

 

A charmosa Estói se concentra numa rua principal, com uma pequena praça e uma pequena igreja branca; as suas ruas típicas são pontuadas por casas senhoriais. Fica a norte de Faro, viagem de 10 km (20 minutos pela estrada de São Brás de Alportel).

 

Palácio do Visconde de Estói

  • Coordenadas: 37.0968,-7.89527

Os autocarros vão deixá-lo na praça, donde facilmente descobre o encantador Palácio do Visconde de Estói – versão diminuta do palácio rococó de Queluz perto de Lisboa, construída por ordem do Coronel Francisco José Carvalhal e Vasconcelos, membro da nobreza portuguesa.

Este palácio do século XVIII foi, mais tarde foi recuperado no século XX pelo Visconde de Estói, José Francisco da Silva. Agora, foi convertido numa luxuosa pousada (www.pousadas.pt), com 63 quartos e suítes, com uma decoração contemporânea.

Está aberto ao público e pode ver os terraços, os azulejos espetaculares e o jardim. Nos salões saltam à vista as linhas decorativas no estilo de Luis XV, as pinturas e as talhas douradas de peças restauradas.

Os jardins implantados em socalcos são inspirados no traçado francês e italiano, onde a casa assume posição central, imponente no topo. A piscina exterior nos mima com momentos de relaxe e deslumbrantes vistas de mar e serra.

O seu restaurante, Visconde, é inspirada na culinária portuguesa: pratos de apresentação cuidada e sabores apurados. Tradicionalmente é confecionado um bolo de noz que carrega o nome do Palácio – o Bolo do Palácio de Estói.

 

Igreja de São Martinho de Estoi

  • Coordenadas: 37.094218, -7.895017

Outro edifício de destaque em Estói é imponente templo de Estói, a Igreja de São Martinho de Estói, construída no período renascentista (século XVI) agora com uma fachada neoclássica, rodeada por um conjunto de casas nobres (século XIX).

O seu interior é composto por 3 naves separadas por arcos, destacando-se o púlpito feito em mármore regional.