Início Portugal Algarve Estói e São Brás de Alportel

Estói e São Brás de Alportel

 

 

A charmosa Estói se concentra numa rua principal, pequena praça e igreja branca. Fica a norte de Faro, viagem de 10 km (20 minutos pela estrada de São Brás de Alportel).

Palácio do Visconde de Estói

  • Coordenadas: 37.0968,-7.89527

Os autocarros vão deixá-lo na praça, donde facilmente descobre o encantador Palácio do Visconde de Estói – versão diminuta do palácio rococó de Queluz perto de Lisboa. Erguido a mando do Coronel Francisco José Carvalhal e Vasconcelos, membro da nobreza portuguesa.

Este palácio (século XVIII) foi recuperado no século XX pelo Visconde de Estói (José Francisco da Silva). Agora é uma luxuosa pousada (www.pousadas.pt), com 63 quartos e suites.

Está aberto ao público e pode ver os terraços, azulejos e o jardim. Nos salões saltam à vista as linhas decorativas no estilo de Luis XV, as pinturas e a talha dourada de peças restauradas.

Os jardins, implantados em socalcos, são inspirados no traçado francês e italiano. A casa assume posição central, imponente, no topo. A piscina exterior nos mima com vistas deslumbrantes de mar e serra.

O seu restaurante, Visconde, é inspirada na culinária portuguesa com uma apresentação cuidada e sabores apurados. Um bolo de noz é tradicionalmente confecionado e carrega o nome do Palácio – o Bolo do Palácio de Estói.

 

Igreja de São Martinho de Estoi

  • Coordenadas: 37.094218, -7.895017

Outro edifício em destaque é a imponente Igreja de São Martinho de Estói, do período renascentista (século XVI). Tem agora uma fachada neoclássica, rodeada por um conjunto de casas nobres (século XIX).

O interior é composto por 3 naves separadas por arcos. Destaca-se o púlpito feito em mármore regional.

1
2
3