Portugal Açores Ilha de São Jorge (Açores)

Ilha de São Jorge (Açores)

Rodeada a norte pela Graciosa, Terceira e a sul por Faial e Pico – São Jorge, com 53 Km em comprimento, é uma encantadora varanda no atlântico e para o sedutor cume do Pico. Numa noite de lua cheia, o canal brilha e o cume proporciona o restante cenário cinematográfico.

São Jorge é conhecida pelo seu delicioso queijo, cheddar forte, mas tudo sobre a ilha é verdadeiramente comovente: a sua beleza, a sua gente.

Queijo de São Jorge
Queijo de São Jorge

Para muitos a ilha está por descobrir, com óptimas condições para o turismo de caminhadas – as suas Fajãs (planícies costeiras no sopé de elevações de 400 a 700 metros de altura) são muito especiais e por isso fazem parte do Património da Biosfera da UNESCO.

Uma cordilheira montanhosa atravessa a ilha onde o ponto mais alto (Pico da Esperança) tem cerca de 1050 metros. Na costa norte, de relevo mais acidentado, imperam as fajãs quase ausentes da presença humana. Na costa sul fica a maioria dos povoamentos nomeadamente Calheta e Velas – donde a maioria de turistas se hospeda.

Fajã dos Vimes

Há um serviço limitado de autocarro: na parte da manhã leva-o de Velas para outras vilas, e retorna à noite. De carro, toda a ilha é facilmente acessível.

VELAS

Aeródromo de São Jorge

  • Coordenadas: 38.664803, -28.168073

A 5 quilómetros de Velas fica o Aeródromo de São Jorge; assim que saí do avião o cume da ilha do Pico saúda-o e ninguém é imune ao seu magnetismo. Com todos os serviços associados a aeroportos como bar, loja de lembranças, câmbios e aluguer de automóveis.

Portão do Mar

Portão do Mar
  • Coordenadas: 38.679325, -28.204390

A principal vila da ilha, erguida sobre uma fajã, continua a ser pequena – a parte antiga em torno do porto é cuidada, charmosa – estreitas ruelas de casas com varandas de ferro forjado.

Descendo até ao porto, depara-se com a porta de entrada do século XVIII –  Portão do Mar. Nesta altura, o porto era protegido por muralhas e acedia-se à vila pelo portão do Mar – era fechado à noite ou em momentos de iminente embate de piratas ou corsários.

Ao seu pé, encontra a marina e o Gare marítimo, donde partem embarcações para outras ilhas açorianas  – desde o fim de Maio até fins de Setembro (para saber mais ver atlanticoonline).

Gare marítimo das Velas

No início de Julho ocorre a Semana Cultural de Velas; vários eventos desportivos, espectáculos (marchas populares, filarmónicas, concertos) e a largada de touros, donde os jovens atraem a atenção do touro e depois a toda a pressa se “retiram”.

Semana Cultural de Velas

Igreja de São Jorge

  • Coordenadas: 38.679819, -28.205085

No meio duma praça ergue-se a bonita igreja matriz, Igreja de São Jorge, século XVII, perto duma bonita rua comercial com cestos cheios de flores.

A Igreja foi erguida sob outra mais antiga que é referida no testamento do Infante Dom Henrique, Governador da Ordem de Cristo. No seu interior destaca-se o retábulo de madeira entalhada.

Continuando pela Rua Doutor Miguel Bombarda,na rua Corpo Santo, encontrará outra interessante igreja – a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, século XVII, do antigo mosteiro franciscano – no Açores imperou a espiritualidade Franciscana.

Forte de Nossa Senhora da Conceição

  • Coordenadas: 38.678417, -28.207373

Seguindo pela costa, perto da Igreja, encontra o antigo Forte de Nossa Senhora da Conceição, século XVI, que defendia a baía de corsários e piratas.

No seu auge fazia fogo cruzado com outros pequenos fortes. Com o tempo, tornou-se uma mera sombra do que foi – felizmente foi requalificado, albergando o Auditório Municipal e Centro Cultural das Velas.

Poça dos Frades

  • Coordenadas: 38.678095, -28.207867

A 50 metros, encontra a popular zona balnear Poça dos Frades, piscinas naturais de águas límpidas donde, num dia claro, avista Pico e Faial. Com parque de estacionamento, casas de banho e bar.

Arco Natural de Velas

  • Coordenadas: 38.679653, -28.210886

A cerca de 300 metros para ocidente, na avenida dos Baleeiros, encontra a pequena obra de arte que a natureza agraciou a vila – a formação rochosa Arco Natural de Velas. A seu pé, fica o miradouro de grandes vistas para a vastidão do atlântico polvilhado pelo Pico e Faial.

Zona balnear da Preguiça

  • Coordenadas: 38.680800, -28.212822

A zona balnear da Preguiça, de águas quentes e cristalinas, fica a 500 metros do arco. Com bandeira azul e infraestruturas de apoio balnear. No seu caminho para a zona balnear passa pelo Hotel de 3 estrelas, São Jorge Garden (avenida dos Baleeiros), situado à beira mar com quartos espaçosos, bom pequeno almoço e excelente vista.

  • Coordenadas: 38.680731, -28.211058