A belíssima Faro tem ares duma grande cidade, com um aeroporto internacional, porém a sua área central é pequenina, charmosa, mosaico de ruas pedonais bem perto da marina.
Fora da cidade, como uma espécie de grande muralha arenosa, passa a radiante ilha de Faro. Originalmente a cidade foi um povoamento romano (Ossónoba) tomado for forças islâmicas que aqui formaram um porto bem perto de Silves – a sua capital regional.
Aeroporto de Faro
- Coordenadas: 37.021060, -7.968155
O Aeroporto Internacional de Faro fica a 5 km para oeste, 10 minutos de carro, com todos os serviços associados com aeroportos, caixas de multibanco, lojas, restaurantes e lojas de aluguer de automóveis.
Faro foi reconquistada pelos cristãos sob Afonso III (1249) – logo no seu 1.º ano de reinado. No ano anterior, Castela (Espanha) tinha conquistado Sevilha (donde o minhoto Paio Peres Correia se destacou) – claro que a expansão natural seria conquistar a parte algarvia moura.

Por isso, Dom Afonso III requisita de imediato Paio Peres Correia e coloca um cerco a Faro. O cerco durou alguns dias, pois toma a cidade sem violência – os próprios nobres muçulmanos passam a ser nobres na corte do rei português.

Vila Adentro
Atualmente tem poucos edifícios históricos – o povoamento foi devastado pelo terramoto de 1755. A parte que sobreviveu a várias reviravoltas são a que chamamos de Vila Adentro, contida por detrás do que resta das históricas muralhas defensivas.
- Coordenadas: 37.014609, -7.934890
Arco da Vila
A entrada central é através da porta árabe que fazia parte da fortificação moura, sendo a entrada das pessoas que vinham do mar até à cidade.
NA sequência surge o altivo Arco da Vila, portal de estilo neoclássico do século XIX, donde figura uma estátua de São Tomás de Aquino.
- Coordenadas: 37.014566, -7.934866
No seu interior habita o Centro Interpretativo do Arco da Vila, espaço que narra história da cidade e donde pode apreciar as gloriosas vistas do miradouro do Arco da Vila.
Sé de Faro
- Coordenadas: 37.014628,-7.934905
A partir daqui, a rua do Município leva-o até ao majestoso Largo da Sé, ladeado pela Sé de Faro e um grupo de palácios – incluindo o antigo palácio do bispo forrado com laranjeiras.
A Sé é uma mistura renascentista e barroca, fortemente remodelada após o terramoto de 1755. Pode subir à torre do sino com uma bela vista sobre a cidade.