Algarve A Oeste de Faro Portimão (Algarve) e Arredores

Portimão (Algarve) e Arredores

Portimão é a 2ª maior cidade do Algarve, situada no estuário do Rio Arade, de águas profundas no passado.

Surge no século XV, quando o Rei manda umas dezenas de moradores da Silves estabelecerem-se na barra do Rio Arade – para a defenderem dos assaltos de corsários.

Originalmente uma terra de pescadores e aventureiros, em meados do século XX descobre-se que tem algo mais valioso que a sardinha – a Praia.

Hoje em dia, a maioria dos visitantes fica para um dia de compras em Portimão e relaxa na Praia da Rocha, cerca de 3 km para sul.

Em Portimão a maioria dos edifícios foram destruídos no terramoto de 1755.

O mais histórico é a Igreja da Nossa Senhora da Conceição, igreja matriz que ainda mantém a porta gótica da sua estrutura original do século XV; o interior é mais impressionante.

  • Coordenadas: 37.139537,-8.536181

As ruas que cercam a igreja são bastante agradáveis, com lojas que vendem sapatos, jóias, cerâmica e produtos de vime; as principais estão ao redor da pedonal Rua Diogo Tomé.

  • Coordenadas: 37.139399, -8.537596

A 150 metros da igreja, na Praça da República, o Colégio dos Jesuítas ocupa um dos lados para praça, a maior igreja do Algarve, erguida no século XVII, remodelado após o terramoto de 1755.

Na sua esquerda existe uma galeria de arte e um museu dedicado a Diogo Gonçalves, que fundou a igreja e fez a sua fortuna na Índia.

A melhor parte da cidade é sem dúvida a frente ribeirinha, com uma série de praças – Largo do Dique, Praça Manuel Teixeira Gomes e Praça Visconde de Bivar – com cafés ao ar livre com fontes.

Praça Manuel Teixeira Gomes
Praça Manuel Teixeira Gomes
  • Coordenadas: 37.137896,-8.534389

É um belo passeio na frente do rio, alinhado com palmeiras, bancos e esculturas dos artistas locais, e donde avista a ponte do século XIX, construída com o ferro que sobrou da ponte no Porto pela companhia de Gustave Eiffel.

Também pode marcar passeios de barco e pesca em mar alto ao longo do passeio.

Subindo o rio e sob a ponte encontrará uma série de restaurantes que servem baratas sardinhas grelhadas.

Nas proximidades existem restaurantes mais caros: o melhor é a Dona Barca com mesas no Largo da Barca, ou tente Bom Apetite, na Rua Júdice Fialho 21 – autêntica cozinha Portuguesa, incluindo esplêndido arroz de marisco.

Finalmente, Casa Inglesa na ribeira Praça Manuel Teixeira Gomes é um café bem agradável, com mesas ao ar livre.

  • Coordenadas: 37.140134,-8.532636