




Montemor-o-Novo é uma cidade histórica e encantadora no sul de Portugal, com um castelo imponente que é uma das principais atrações turísticas.
Além disso, a cidade oferece uma variedade de restaurantes onde experimentamos a deliciosa culinária local. É limitado a oeste pelo concelho de Vendas Novas e Montijo, a sudeste por Viana do Alentejo, a este por Arraiolos e Évora e a sul e a sudoeste por Alcácer do Sal.
A 30 km noroeste de Évora descobre a sonolenta Montemor-o-Novo, o local de nascimento de João Cidade (1495), eternizado como São João de Deus, o santo padroeiro dos doentes.
Ver a Estátua de São João de Deus
No seio da cidade, no terreiro de São João de Deus, há uma estátua em tamanho real no local onde nasceu. Carrega um moribundo, algo que realmente fez muitas vezes.

- Coordenadas: 38.645567, -8.215467
Uma vez em Granada (Espanha), pensaram ser doido e meteram-no num hospício. Assistiu à crueldade com que eram tratados os doentes.
Ao sair consagrou-se a tratar os doentes de forma carinhosa e criou um hospital. Ainda vivo já tinha fama de Santo em Granada. O Papa Leão XIII designou-o Patrono dos Hospitais e dos Doentes em todo o Mundo.

Visitar Castelo de Montemor-O-Novo: Paço de Alcaide
Vale a pena explorar a parte velha de Montemor-o-Novo, as suas ruas e casarões, encimada pelo Paço de Alcaide – local donde Vasco da Gama finalizou os seus planos para o caminho marítimo para subcontinente indiano outrora conhecido como Indostão (atual Índia, Paquistão, Bangladesh, Nepal e Butão).


- Coordenadas: 38.641544, -8.217894
O Paço do Alcaide, agora mera sombra do que foi, era o sítio donde se instalavam os Reis de Portugal quando vinham a Montemor-o-Novo.
Igreja de São Tiago


- Coordenadas: 38.642532, -8.214800
Ainda nas muralhas, surge a mais antiga igreja de Montemor-o-novo, a Igreja de São Tiago (século XIV) que alberga o Centro Interpretativo do Castelo – local ideal para conhecer a história e evolução da povoação.
Visitar Convento da Nossa Senhora Saudação

- Coordenadas: 38.642727, -8.215798
Também nas muralhas, fica o interessante Convento da Nossa Senhora Saudação, do início do século XVI (com alterações no século XIX).
A entrada principal e a “Porta das Freiras” estão encimadas por uma esfera armilar, símbolo pessoal de Dom Manuel I para glorificar a proeza marítima de Portugal.
Agora é um espaço cultural: para a música, dança e exposições. Normalmente só acede ao interior durante estas atividades.
O castelo e as velhas torres demarcam a antiga vila de Montemor-o-novo, que teve foral no século XIII. Quando Rei Dom Sancho I mandou povoar Montemor-o-novo, fazia fronteira com terras dos mouros, dai a enorme cintura de muralhas.
Fora da muralha, espalha-se a povoação de casas modernas e a atual Montemor-o-novo. Há um par de cafés e tascas na parte velha, e restaurantes na parte nova de Montemor alinhados na rua principal.