Início Alentejo Alentejo Central Montemor-O-Novo (Alentejo)

Montemor-O-Novo (Alentejo)

 

 

A 30 km noroeste de Évora, fica a sonolenta cidade de Montemor-o-Novo, o local de nascimento de João Cidade (1495) eternizado como São João de Deus, o santo padroeiro dos doentes.

Estátua de São João de Deus

No seio da cidade, no terreiro de São João de Deus, há uma estátua em tamanho real no local onde nasceu. Carrega um moribundo – algo que realmente fez muitas vezes.

Estátua de João de Deus
  • Coordenadas: 38.645567, -8.215467

Uma vez em Granada (Espanha) pensaram que ele era doido, e meteram-no num hospício – nessa altura assistiu à crueldade com que eram tratados os doentes.

Ao sair consagrou-se a tratar os doentes de forma carinhosa e criou um hospital – ainda vivo tinha fama de Santo em Granada. O Papa Leão XIII designou-o Patrono dos Hospitais e dos Doentes em todo o Mundo.

São João de Deus
São João de Deus

 

Castelo de Montemor-O-Novo – Paço de Alcaide

Vale a pena explorar a parte velha de Montemor-o-Novo, suas ruas e casarões, encimada pelo Paço de Alcaide – local donde Vasco da Gama finalizou os seus planos para o caminho marítimo para subcontinente indiano outrora conhecido como Indostão (atual Índia, Paquistão, Bangladesh, Nepal e Butão).

  • Coordenadas: 38.641544, -8.217894

O Paço do Alcaide – agora uma mera sombra do que foi – era o sítio donde se instalavam os Reis de Portugal quando vinham a Montemor-o-Novo.