Alentejo Alentejo Central Montemor-O-Novo (Alentejo)

Montemor-O-Novo (Alentejo)

A 30 km noroeste de Évora, ao longo da N114, fica a sonolenta cidade de Montemor-o-Novo, o local de nascimento de João Cidade (1495) eternizado como São João de Deus, o santo padroeiro dos doentes.

No seio da cidade, no terreiro de São João de Deus, há uma estátua em tamanho real no local onde nasceu. Carrega um moribundo – algo que ele fez muitas vezes.

Estátua de João de Deus
  • Coordenadas: 38.645567, -8.215467

Houve uma vez em Granada que pensaram que ele era doido, e meteram-no num hospício – e, nessa altura assistiu à crueldade com que eram tratados os doentes.

Ao sair consagrou-se a tratar os doentes de forma carinhosa e criou um hospital – ainda vivo já tinha fama de Santo em Granada. O Papa Leão XIII designou-o Patrono dos Hospitais e dos Doentes em todo o Mundo.

São João de Deus
São João de Deus

Vale a pena explorar a parte velha de Montemor-o-Novo, as suas ruas e casarões, encimada pelo Paço de Alcaide – local donde Vasco da Gama finalizou os seus planos para o caminho marítimo para subcontinente indiano outora conhecido como Indostão (atual Índia, Paquistão, Bangladesh, Nepal e Butão).

  • Coordenadas: 38.641544, -8.217894

O Paço do Alcaide – agora uma mera sombra do que foi – era o sítio donde se instalavam os Reis de Portugal quando vinham a Montemor-o-Novo.