Início Alentejo Central

O que visitar em Montemor-O-Novo, Portugal

Montemor-o-Novo é uma cidade histórica e encantadora no Alentejo (leia Alentejo O Que Visitar), no sul de Portugal, com um castelo imponente que é uma das principais atrações turísticas.

 Além disso, a cidade oferece uma variedade de restaurantes onde experimentamos a deliciosa culinária local. É limitado a oeste pelo concelho de Vendas Novas e Montijo, a sudeste por Viana do Alentejo, a este por Arraiolos e Évora e a sul e a sudoeste por Alcácer do Sal.

A 30 km noroeste de Évora descobre a sonolenta Montemor-o-Novo, o local de nascimento de João Cidade (1495), eternizado como São João de Deus, o santo padroeiro dos doentes.

Ver a Estátua de São João de Deus

No seio da cidade, no terreiro de São João de Deus, há uma estátua em tamanho real no local onde nasceu. Carrega um moribundo, algo que realmente fez muitas vezes.

Estátua de João de Deus, o que visitar em Montemor-o-Novo
  • Coordenadas: 38.645567, -8.215467

Uma vez em Granada (Espanha), pensaram ser doido e meteram-no num hospício. Assistiu à crueldade com que eram tratados os doentes.

Ao sair consagrou-se a tratar os doentes de forma carinhosa e criou um hospital. Ainda vivo já tinha fama de Santo em Granada. O Papa Leão XIII designou-o Patrono dos Hospitais e dos Doentes em todo o Mundo.

São João de Deus
São João de Deus



Visitar Castelo de Montemor-O-Novo: Paço de Alcaide

Vale a pena explorar a parte velha de Montemor-o-Novo, as suas ruas e casarões, encimada pelo Paço de Alcaide – local donde Vasco da Gama finalizou os seus planos para o caminho marítimo para subcontinente indiano outrora conhecido como Indostão (atual Índia, Paquistão, Bangladesh, Nepal e Butão).

  • Coordenadas: 38.641544, -8.217894

O Paço do Alcaide, agora mera sombra do que foi, era o sítio donde se instalavam os Reis de Portugal quando vinham a Montemor-o-Novo.

Igreja de São Tiago

  • Coordenadas: 38.642532, -8.214800

Ainda nas muralhas, surge a mais antiga igreja de Montemor-o-novo, a Igreja de São Tiago (século XIV) que alberga o Centro Interpretativo do Castelo – local ideal para conhecer a história e evolução da povoação.

Visitar Convento da Nossa Senhora Saudação

Convento da nossa Senhora da Saudação
Convento da nossa Senhora da Saudação, visitar Montemor-o-Novo
  • Coordenadas: 38.642727, -8.215798

Também nas muralhas, fica o interessante Convento da Nossa Senhora Saudação, do início do século XVI (com alterações no século XIX).

A entrada principal e a “Porta das Freiras” estão encimadas por uma esfera armilar, símbolo pessoal de Dom Manuel I para glorificar a proeza marítima de Portugal.

Agora é um espaço cultural: para a música, dança e exposições. Normalmente só acede ao interior durante estas atividades.

O castelo e as velhas torres demarcam a antiga vila de Montemor-o-novo, que teve foral no século XIII. Quando Rei Dom Sancho I mandou povoar Montemor-o-novo, fazia fronteira com terras dos mouros, dai a enorme cintura de muralhas.

Vista aérea das ruínas do castelo Montemor-o-Novo
Vista aérea das ruínas do castelo Montemor-o-Novo, Portugal

Fora da muralha, espalha-se a povoação de casas modernas e a atual Montemor-o-novo. Há um par de cafés e tascas na parte velha, e restaurantes na parte nova de Montemor alinhados na rua principal.

Igreja da Santa Casa da Misericórdia

  • Coordenadas:  38.645573, -8.216188

Do castelo é uma caminhada de 10 minutos para a cidade, até ao Terreiro de São João de Deus – donde se situa a formosa Igreja da Santa Casa da Misericórdia do século XV. Apesar de várias renovações, mantém o seu portal manuelino (século XVI).

Ver a Igreja do Calvário

  • Coordenadas: 38.646544, -8.213179

A cinco minutos a pé surge a Igreja do Calvário, inicialmente pequena ermida do século XVI, desde então ampliada. O exterior data do século XVIII.

Na sacristia, as paredes estão revestidas de azulejos azuis e brancos (século XVIII). Para além do sumptuoso púlpito, há uma pintura do artista açoriano Domingos Rebelo (meados da década 50 do século XX).

Visitar o Convento de São Domingos

  • Coordenadas: 38.643471, -8.213031

Se seguir para sul, em direção à Rua de São Domingos, num par de minutos chega ao Convento de São Domingos (século XVI), com lindos azulejos do século XVII na nave da igreja e na capela-mor.

É a casa do Núcleo Museológico com artigos de arte litúrgica, arqueologia (cerâmica e ferramentas) e uma exposição sobre a tradição das touradas.

Como espetáculo não agrada a todos, mas em Montemor há registos de touradas desde o século XV. Durante séculos, enfrentar o touro simbolizava enfrentar a grande fera, o medo. Cultivar esta bravura era essencial para a sobrevivência da comunidade.

Praça de Touros

Praça de Touros
  • Coordenadas: 38.643901, -8.211191

A Praça de Touros em Montemor fica a 200 metros do Convento de São Domingos. No século XIX foi criada uma pequena arena (renovada em 1982) – com capacidade para 3 000 pessoas. A tauromaquia ocorre no final de abril e início de setembro.

Piscinas Municipais

  • Coordenadas:  38.650960, -8.210230

Montemor fica a uma 1 da costa, com temperaturas que chegam a ser superiores a quarenta graus – as piscinas municipais ao ar livre são o oásis dos mais jovens. Encontra uma piscina de bom tamanho e outra infantil rodeada por uma varredura de relva.

Normalmente estão abertas de julho a agosto. Ficam a 500 metros da Praça de Touros e do Convento São Domingos.

Ver o Santuário de Nossa Senhora da Visitação

  • Coordenadas: 38.656279, -8.203856

Das piscinas municipais ao Santuário da nossa Senhora da Visitação, são 5 minutos pela Rua da nossa Senhora da Visitação até à mais alta das colinas.

A capela é do período manuelino, evidente no portal de pedra (inícios do século XVI). As paredes internas ostentam painéis de azulejos do século XVIII com cenas da vida de Maria.

A sacristia tem centenas de ex-votos deixados pelos peregrinos na Sacristia ao longo dos séculos. O mais antigo é de 1799.

Grutas do Escoural

Grutas do Escoral
Grutas do Escoral
  • Coordenadas: 38.544438,-8.13767

A 12 km, para sul de Montemor-o-Novo Portugal pela N2, encontra as Grutas do Escoural, sistema de cavernas descoberto em 1963. Apresenta indícios de habitação humana nos últimos 50 000 anos – eram usadas como abrigo.

Há cerca de 30 000 anos iniciou-se a arte rupestre nas paredes, e em tempos neolíticos (5000 Antes de Cristo) foram utilizadas como local de sepultamento. Ficam a 2,5 km da aldeia de Santiago do Escoural.

Capela na Anta de São Brissos

  • Coordenadas: 38.524572, -8.129749

A 5 minutos da Gruta de Escoural, a Capela na Anta de São Brissos (século XVII) tem a particularidade ser erguida num dólmen com cerca de 5 000 anos, que compõe a sua capela-mor.

Monte Selvagem

  • Coordenadas: 38.800152, -8.305628

Para norte de Montemor-o-Novo, a 25 minutos pela N2, surge o delicioso Monte Selvagem, a desculpa perfeita para relaxar enquanto os menores vibram com a descoberta.

Por menos de €15, miúdos e graúdos são convidados a explorar javalis, macacos de leão, tartarugas, zebras, lémures, lamas, enfim, são centenas de animais e mais de 75 espécies.

A herdade, 20 hectares, está na mesma família há mais dum século, e membros da família chegaram a trabalhar no Zoo de Lisboa –  juntaram o útil ao agradável.

O que visitar perto:

A 20 minutos tem Arraiolos (para nordeste pela N4).

Para sul, tem Évora (meia hora pela N114) e Alcácer do Sal (40 minutos pela N253). Setúbal dista 1 hora pela A6 e A2.

Alcácer do Sal (Alentejo)

É dos portos mais antigos de Portugal, fundada por fenícios e foi uma capital regional sob os mouros – daí o seu nome (al-Ksar, a cidade).

O que visitar em Arraiolos Portugal

Arraiolos, a 21km norte de Évora, é famosa pelos soberbos tapetes feitos à mão desde o século XIII. Têm sido valorizados durante séculos...

O que visitar e fazer em Évora, Portugal

Évora é uma das cidades mais impressionantes e agradáveis em Portugal, recheada de monumentos memoráveis sob protecção da UNESCO. Com um templo romano, ruas mouriscas, um circuito de muralhas medievais e um grandioso conjunto de mansões do século XVI.

O que visitar em Estremoz, Portugal

Estremoz é certamente a melhor base para explorar esta região de mármore, por causa do número e qualidade de alojamentos e restaurantes. O palácio de Dom Dinis é agora uma pousada

O que visitar em Vila Viçosa, Portugal

É uma povoação bonita, dominada inteiramente pelo palácio - e pelos autocarros de turistas que descem sobre o palácio para uma visita rápida. É realmente um lugar agradável para passar a noite