São Miguel é um mero ponto (63,5 km em comprimento), mas um gigante em beleza: encantadoras lagoas, ilhéus, recônditas baías de areia escura, falésias dramáticas e paisagens montanhosas como no Pico da Vara (no Nordeste).
Na época dos Descobrimentos, as embarcações aproveitavam o vento de nordeste para chegar aqui. O Pico da Vara seria o primeiro pedaço de terra que alegremente avistavam.
No sonolento Nordeste descobre uma espetacular costa com esplêndidos pontos de vista.
Na outra ponta, ocidente, impera a famosa Lagoa das Sete Cidades: uma azul e outra verde cujas imagens surgem nas promoções turísticas. S. Miguel tornou-se a mais conhecida dos Açores.
A cidade de Ponta Delgada, no centro da costa sul, é charmosa com suas ruas pedonais, cafés, esplanadas em torno da agradável marinha que nunca se cansa de visitar.
Apesar de novos desenvolvimentos (marina, hotéis e centro comercial) a cidade mantém o seu encanto. O seu aeroporto recebe a maioria do tráfego do arquipélago. Os famosos Ananases são cultivados em estufa bem perto da cidade.
Na costa norte do centro, emerge a pitoresca cidade de Ribeira Grande por onde passa para chegar às plantações de Chã da Gorreana e Porto Formoso.
No sudeste, tem de visitar as pequenas termas das Furnas. Borbulhando águas termais e fumarolas; o distinto cheiro relembra-o que está num vulcão; na verdade, numa grande cratera.
Entre Ponta Delgada e as Furnas, descobre a Vila Franca do Campo. Foi a 1.ª capital de São Miguel. Continua bonita. Antes de visitar o porto, e a marina, tome um café acompanhado pelas queijadas locais.
O que Fazer:
Também pode estar interessado:
Culinária Micaelense | Festa do Espírito Santo | Movimento de Romeiros |