Portugal Açores Ilha de São Miguel (Açores)

Ilha de São Miguel (Açores)

São Miguel é um mero ponto no globo (63,5 km em comprimento), mas gigante em beleza, onde impera a harmonia entre o Homem e a Natureza – tão rara atualmente.

S. Miguel tem um litoral diverso, desde a pequenas baías de areia escura, as falésias  abruptas e áreas montanhosas povoadas por plantas endémicas como o Pico da Vara (Nordeste).

Na época dos Descobrimentos, as embarcações aproveitavam o vento que sopra de Nordeste para aqui chegar, portanto, o Pico da Vara, no topo do Nordeste, seria o primeiro grande ponto que avistavam ao chegar.

No Nordeste encontra uma região frequentemente não visitada, com uma espetacular costa e esplêndidos pontos de vista.

Nordeste

No ocidente impera a famosa Lagoa Sete Cidades, uma azul e outra verde. As imagens da Lagoa das Sete Cidades aparecem em todas as promoções turísticas, de modo que se tornou a ilha mais conhecida.

 

Ponta Delgada é charmosa com as ruas pedonais, cafés, lojas com várias esplanadas em torno da marinha, muito agradável para explorar.

O aeroporto de Ponta Delgada, recebe o maior parte do tráfego internacional dos arquipélago. Não obstante novos desenvolvimentos (marina, hotéis, inúmeros restaurantes, o centro comercial) a cidade mantém todo o seu encanto.

Os famosos Ananases são cultivados em estufa, e podem ser visitado perto de Ponta Delgada.

Plantações de Ananases A. Arruda
Plantações de Ananases A. Arruda

Na Costa Norte, a cidade de Ribeira Grande é encantadora, por onde passa para chegar às plantações de Chã da Gorreana e do Porto Formoso.

No sudeste, tem que visitar as pequenas termas das Furnas. Borbulhando águas termais e fumarolas; o distinto cheiro de enxofre relembra-o que está num vulcão; na verdade, no centro duma grande cratera.

Nas Furnas as águas minerais, todas de diferentes sabores, brotam do solo. No meio da costa sul, Vila Franca do Campo foi a primeira capital de São Miguel; continua a ser bonita; antes de visitar o porto e a marina nas proximidades tome um café com as queijadas locais.

Também pode estar interessado: