Home Açores Ilha de São Miguel, Açores

Ilha de São Miguel, Açores

A ilha de São Miguel é um mero ponto (65 km em comprimento), mas um gigante em beleza: encantadoras lagoas, ilhéus, recônditas baías de areia escura, falésias dramáticas e paisagens montanhosas como no Pico da Vara (no Nordeste).


Na época dos Descobrimentos, as embarcações aproveitavam o vento de nordeste para chegar aqui.

O Pico da Vara seria o primeiro pedaço de terra que alegremente avistavam. São Miguel apresenta várias histórias que ligam história, mitos e lendas.


O que Visitar na Ilha de São Miguel

Ponta Delgada


A cidade de Ponta Delgada, no centro da costa sul da ilha de São Miguel, é a principal cidade nos Açores: charmosa com suas ruas pedonais, cafés, esplanadas em torno da agradável marinha que nunca se cansa de visitar.

Do seu aeroporto e porto se aventura pelas restantes ilhas dos Açores e Madeira.

É também no porto que aluga passeios de barco para observar baleias e golfinhos.

Mas todos os hotéis da cidade ajudam-no a reservar o seu lugar. Apesar de novos desenvolvimentos (marina, hotéis e centro comercial), mantém todo o seu encanto.

Os famosos Ananases são cultivados em estufa bem perto da cidade.

Plantações de Ananases A. Arruda
Plantações de Ananases A. Arruda


A formosa cidade é também o centro da devoção ao Senhor Santo Cristo dos Milagres do século XVI. O povoamento estava no seu início e já havia vários milagres da imagem doada pelo Papa (Clemente VII). É dito que carrega no peito um pedaço da cruz original de Jesus Cristo (Veria Cruz).

É uma devoção fortíssima nos Açores, e de São Miguel espalhou-se para vários pontos do continente americano. Só perde importância religiosa para o Santuário de Fátima.

Conheça Lagoa das Sete Cidades


Na outra ponta, ocidente, impera a famosa Lagoa das Sete Cidades: uma azul e outra verde, cujas imagens e fotos surgem nas promoções turísticas – assim são Miguel tornou-se a mais conhecida das ilhas dos Açores. Ao seu pé tem a Lagoa do Canário, a nova estrela açoriana nas redes sociais.


Ribeira Grande


Na costa centro-norte de São Miguel, emerge a pitoresca cidade de Ribeira Grande, por onde passa para chegar às plantações de Chã da Gorreana e Porto Formoso.

O chá da ilha tem muita qualidade: riquíssimo em polifenóis, antioxidantes, potencialmente reduzindo o risco de doenças cardíacas. Os ribeira-grandenses são conhecidos na ilha como Fuseiros: personalidade direta e intensa.


Furnas: Parque Terra Nostra


No sudeste, tem de visitar as pequenas termas das Furnas de São Miguel. Borbulhando águas termais,  apresenta várias zonas de fumarolas; o distinto cheiro relembra-o que está num vulcão; na verdade, numa grande cratera.


Nordeste


No sonolento Nordeste descobre uma espetacular costa com esplêndidos pontos de vista. De Ponta Delgada ao Nordeste, de carro são 50 minutos pela moderníssima EN1-1A.


Vila Franca do Campo


Entre Ponta Delgada e as Furnas, descobre a Vila Franca do Campo. Foi a 1.ª capital da ilha de São Miguel. Continua bonita. Antes de visitar o porto, e a marina, tome um café acompanhado pelas queijadas locais. Não se vai arrepender.

Conhecer em mais detalhe:

Também pode estar interessado:

  
 Culinária MicaelenseFesta do Espírito SantoMovimento de Romeiros 
1
2
3
4