Portugal Açores Ilha de São Miguel (Açores)

Ilha de São Miguel (Açores)

São Miguel é um mero ponto no globo (63.5 Km em comprimento), mas gigante em beleza, onde impera a harmonia entre o Homem e a Natureza – tão rara nos dias de hoje.

No principio é domínio da Ordem de Cristo – sucessores dos enigmáticos Templários. Freire Gonçalo Velho, guardião de Almourol (Santarém) e bravo combatente no Norte de África, é escolhido para gerir a sua colonização a partir de Santa Maria.

Estátua de Goncalo Velho Cabral em Pontal Delgada
Estátua de Goncalo Velho em Pontal Delgada

Em São Miguel havia forte cheiro a enxofre, e fantástica actividade vulcânica, que nas lendas associava-se à presença do Diabo. De inicio são as botas de 12 (mesmo número de Apóstolos), hábeis Cavaleiros das praças de África, que tocam na ilha.

Chegam em 29 de Setembro de 1444, dia do Arcanjo Miguel que lidera o exército de Deus contra Diabo. É uma imagem comovente pois embora fossem experientes, o ocasional estrondo do interior da ilha levantaria as emoções de qualquer homem medieval…  e todavia exploram todos os recantos da ilha.

Entre estes encontra-se o cavaleiro Gonçalo Vaz Botelho o Grande (parece que era mesmo alto). Seu Pai era comendador-mor da Ordem e, mais tarde, o filho de Gonçalo Vaz Botelho será efectivamente o primeiro micaelense.

Estátua de Gonçalo Vaz Botelho na Vila Franca de Campo
Estátua de Gonçalo Vaz Botelho na Vila Franca de Campo

S. Miguel tem um litoral diverso, desde a pequenas baías de areia escura com falésias abruptas a áreas de montanha povoadas por plantas endémicas como o Pico da Vara (Nordeste).

No tempo dos Descobrimentos, as embarcações aproveitavam o vento que sopra de Nordeste para aqui chegar, portanto o Pico da Vara, no topo do Nordeste, seria o primeiro grande ponto que avistavam ao chegar.

No Nordeste encontra uma região frequentemente não visitada, com uma espectacular costa e esplêndidos pontos de vista.

Nordeste

No ocidente impera a famosa Lagoa Sete Cidades, uma azul e outra verde. As imagens da Lagoa das Sete Cidades aparecem em todas promoções turísticas, de modo que tornou-se a ilha mais conhecida.

 

Ponta Delgada é charmosa com as ruas pedonais, cafés, lojas com várias esplanadas em torno da marinha, muito agradável para explorar.

O aeroporto de Ponta Delgada, recebe o maior parte do tráfego internacional dos arquipélago. Não obstante novos desenvolvimentos (marina, hotéis, inúmeros restaurantes, o centro comercial) a cidade mantém todo o seu encanto.

Os famosos Ananases são cultivados em estufa, e podem ser visitado perto de Ponta Delgada.

Plantações de Ananases A. Arruda
Plantações de Ananases A. Arruda

Também pode estar interessado:

Faz parte do grupo oriental com Santa Maria. Existem ligações aéreas regulares inter-ilhas, nomeadamente entre o aeroporto de Ponta Delgada e o aeroporto de Santa Maria (meia hora de viagem).

De seguida, a mais próxima é a Terceira no Grupo Central, a segunda mais importante do arquipélago, também com vôos regulares (cerca de 40 minutos de viagem)

Ilha de Santa Maria (Açores)

Santa Maria identifica-se como a ilha do sol dos Açores, e sendo um pouco mais para sul que as restantes ilhas dos Açores, recebe de facto mais sol - por isso as temperaturas são ligeiramente mais elevadas.

Ilha Terceira (Açores)

A Ilha Terceira é conhecida por duas coisas: a base americana aérea nas Lajes e pela a Angra do Heroísmo que é Património histórico Mundial da UNESCO. É um pouco injusto porque há muito mais por descobrir.

Entre Maio e Outubro, a partir da Marina de Ponta Delgada tem ligações marítimas  entre Vila de Porto em Santa Maria (ver mais em Atlânticoline) com Ponta Delgada – três a quatro horas de viagem, depende da embarcação usada. O preço por adulto ronda os 50 euros. A viagem para a Terceira são cerca de 5 horas de viagem.