Início Madeira

Visitar a Ilha de Porto Santo Madeira

Venha visitar a ilha de Porto Santo (leia também O Que Visitar na Madeira). É ideal para relaxar com praias douradas e mar cristalino.

Até outubro, é um paraíso! Com 11 km de comprimento e 6 km de largura, situa-se a 75 km da Madeira, com uma faixa de areia de 9 km.

Há 600 anos, era território perigoso e desconhecido. João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira chegaram à ilha a mando do jovem Infante Dom Henrique, com 24 anos.

Bartolomeu Perestrelo, o 1.º capitão do donatário, na 2.ª viagem trouxe portugueses de diversas origens e coelhos, que viraram praga.

É dito que a sua areia tem propriedades curativas para os que sofrem de eczema, varizes – de modo que algumas pessoas podem ser vistas enterradas até ao pescoço na praia.

Como se vai do Funchal para Porto Santo?

Porto Santo Line

Do Funchal a Porto Santo, pode-se viajar de avião ou ferry. Voar com a Binter Canárias é o método mais rápido, levando 25 minutos.

Alternativamente, o Outra opção é ir de barco, através da empresa de ferry Porto Santo Line. A viagem de ferry leva cerca de 2 horas e 30 minutos.

Aeroporto da Ilha de Porto Santo, Madeira

O Aeroporto fica no interior e foi o primeiro a ser construído no arquipélago (em 1960, 4 anos antes da ilha da Madeira). De Lisboa para esta ilha, sem escalas, é uma hora e quarenta e cinco minutos (voo direto).

Da Madeira para Porto Santo são 25 minutos. No aeroporto tem vários serviços como cafetaria, câmbio e agências para aluguer de carros – está a 5 minutos do centro da Vila Baleira.

Como se deslocar no Porto Santo?

Existem várias opções para se deslocar no Porto Santo. A maneira mais fácil e conveniente é alugar um carro e explorar a ilha por conta própria. Há várias empresas de aluguer de carros no aeroporto.

Outra opção é usar o autocarro turístico da ilha, que dá a volta à ilha parando em vários locais de interesse. Para mais informações e reservas: moinhoreservas@gmail.com Também é possível alugar bicicletas.

Vila Baleira

Na única cidade da ilha, o cais velho é popular para passeios à noite, particularmente entre os jovens amantes. É curto a caminhada até à praça principal (Largo do Pelourinho) e para a Câmara Municipal ladeada por árvores formosas.

Igreja de Nossa Senhora da Piedade

Ao pé fica a Igreja de Nossa Senhora da Piedade do século XVI (reconstruída após ser atacada por corsários franceses em 1667).

Igreja de Nossa Senhora da Piedade

 Casa Cristóvão Colombo

A poucos metros fica o edifício mais famoso da ilha que é a Casa do Cristóvão Colombo. Agora restaurada, é uma casa-museu exibindo artefactos, ligados a Don Cristobal Colon ou com a história da Madeira.

Antes da sua grande aventura, Colon viveu e casou-se em Porto Santo com Filipa de Moniz, filha de Bartolomeu Perestrelo, capitão da ilha.

Diz-se que Cólon viveu nesta casa e o seu casamento precisou da autorização de Dom João II.

A outra filha de Perestrelo casou-se com Pedro Correia da Cunha, 1.º capitão donatário da Ilha Graciosa.

Casa Cristóvão Colombo

Na última sala, fora do pátio central, existem 2 depósitos de grãos e pequenas preciosidades do Carrock – barco holandês da Companhia das Índias Orientais que afundou ao largo da costa norte (1724).

Praia da Fontinha

Uma caminhada de alguns minutos para a costa chega ao maior tesouro da ilha: o areal da ilha. Ao pé do centro tem a Praia da Fontinha que termina junto ao Hotel Torre Praia.

É vigiada, com balneários, casas de banho e o seu acesso foi adaptado para pessoas com problemas de mobilidade física. Não se esqueça do protetor solar.

Praia do Penedo

Para leste avista a Praia do Penedo. Também de bandeira azul, mais isolada, com serviço de bar-esplanada.

Porto Santo line

Acaba ao pé do Porto, local de partida do ferry para Funchal na Madeira.

É uma viagem de 2 horas e 15 minutos (custa perto de €60 – ida e volta).

Moinhos de Vento

A norte, no topo duma colina, descobre um dos ex-libris da ilha, os Moinhos de Vento utilizados na moagem dos cereais.

Moinhos de Vento
Moinhos de Vento

A produção de alimentos na ilha é escassa, sobretudo no passado. O milho, peixe, era essencial. Quando havia abundante chuva então tinham mais opções: lentilhas, batata e feijão.

Miradouro da Portela

Bem perto, 100 metros, fica o Miradouro da Portela que oferece belo panorama do portosanto e areal.

Praia das Pedras Pretas

Para oeste da Praia da Fontinha, passando Torre Praia, começa a Praia das Pedras Pretas. Mais tranquila, acede-a por um passadiço de madeira. Aproveite para saborear a cerveja madeirense (Coral) ou um gin tónico no Bar do Henrique.

Miradouro das Lombas

Subindo da praia, não tarda a avistar um pequeno moinho convertido em bar (Moínho das Lombas) e o Miradouro das Lombas; grandiosa varanda sobre o atlântico.

Hotel Porto Santo & Spa

Perto da praia fica o Hotel Porto Santo & Spa, de 4 estrelas.

Os quartos são confortáveis (com varanda) e servem bom pequeno almoço. Com boa relação preço-qualidade.

Capela do Espírito Santo

Capela do Espírito Santo

A 4 km da Vila Baleira, para oeste, fica a Vila de Campo de Baixo com uma bela capela do século XVIII, Capela do Espírito Santo, erguida quando havia aqui uma importante comunidade agrícola.

A pouca distância, na mesma rua, avista o restaurante Casa d’Avó (Estrada da Calheta, Campo de Baixo) – de ambiente calmo e com ótima comida – experimente o Polvo à moda da Avó.

 Praia do Cabeço da Ponta

A costa de Campo de Baixo é abençoada com a Praia do Cabeço da Ponta rodeada por um conjunto de apartamentos, restaurantes e 2 grandes hotéis. É excelente, vigiada, mas após escurecer as opções de entretenimento são limitadas.

Porto Santo Hotéis Pestana

Os 2 hotéis são do Grupo Pestana: o 1.º é o Pestana Porto Santo Beach Resort & Spa, de 5 estrelas, com 2 piscinas exteriores, 4 restaurantes e 30 mil metros quadrados de jardim. Os quartos são espaçosos.

O 2.º é o Resort Pestana Colombos Premium Club, de 5 estrelas, com quartos e apartamentos (de 2 quartos). Partilha as áreas comuns com o Pestana Porto Santo Beach Resort & Spa (jardins, piscinas, spa, ginásio, restaurantes…). Os quartos são confortáveis e os funcionários prestáveis.

Porto Santo Golfe

É um passeio rápido para Porto Santo Golfe (em Sítio das Marinhas). Desenvolvido pelo golfista Severiano Ballesteros. O Campo de golfe do Porto Santo é maior, mais desafiante que os campos no Funchal.

Os greens e fairways se destacam em claro contraste com a envolvência árida. Aos iniciantes não são permitidos usar o campo, mas pode ter aulas de 30 minutos.

O clube é uma mistura moderna de pedra, vidro e bambu pontilhado com catos. Aproveite para saborear uma bela refeição no Restaurante Porto Santo Golfe: boas entradas e deliciosos pratos principais – experimente a sobremesa Vulcão de Chocolate.

 Pico de Ana Ferreira

Uma estrada para a oeste leva-o ao Pico de Ana Ferreira (283 metros). As encostas agora erodidas pelo vento destacam-se.

Há um magnífico conjunto de disjunções prismáticas que resultaram das tensões ocorridas durante o processo de arrefecimento do magma. A Rocha dos Bordões, na Ilha das Flores, tem também um magnífico conjunto de disjunções prismáticas.

 Ponta da Calheta

Ao continuar, no sentido oeste, chega à pequena Praia da Calheta. De bandeira azul, vigiada, é a última praia do longo extenso areal que populariza Porto Santo.

Na Ponta da Calheta, a areia dá lugar à esculpida rocha vulcânica. O único edifício é o Restaurante Ponta da Calheta que, aliás, é excelente para ver o entardecer.

Entre a Praia da Calheta e a Praia do Cabeço da Ponta tem 2 boas opções de alojamento: a 1.ª é o Hotel Vila Baleira Porto Santo, de 4 estrelas, com piscina interior e com acesso direto ao areal. Os apartamentos de 2 quartos são simples.

A outra opção, bem perto, é o Vila Baleira Suites (4 estrelas): apartamentos, espaçosos com kitchenette e varanda. Encontra um bom pequeno-almoço e boa relação preço-qualidade.

 Miradouro das Flores

Fora da estrada principal, passando o Centro Hípico de Porto Santo, uma curva leva-o ao Miradouro das Flores: magnífico ponto de vista para o Ilhéu da Cal donde, no passado, houve minas de extração de cal.

O ponto de vista é marcado por uma estátua do pintor Francisco José Peile da Costa Maya (século XX) cujas obras sobre Porto Santo se encontram espalhadas em diversos países. Pediu para ser sepultado no mar: entre este ponto e o Ilhéu de Ferro.

Pico do Espigão

Virando a sua atenção para o interior, o Pico do Espigão reclama a sua atenção. Atinge a altitude de 270 metros e terá vistas amplas da costa sul.

Praia do Zimbralinho

A 1 km do Miradouro das Flores tem a Praia do Zimbralinho. Pequena, selvagem, ainda desconhecida para muitos. Acede-a por uma estrada de terra. Se gosta de praias selvagens, vai adorá-la – excelente local para snorkeling.

Morenos

A estrada para o norte continua até à Zona de Lazer de Morenos, são 5 minutos da praia. Descobre mesas de madeira, churrasqueiras e vistas para o Ilhéu do Ferro.

Não perca a oportunidade de apreciar a parte da arriba costeira de Morenos com a rede de fissuras que corta a rocha, produto de várias etapas vulcânicas que formaram a ilha dourada.

Arriba Costeira de Morenos
Arriba Costeira de Morenos

Miradouro do Furado do Norte

Se continuar pela estrada de terra batida chegará ao Miradouro do Furado Norte – perto da Ponta da Canaveira e do Ilhéu de Ferro (dista apenas 400 metros). O mirante é excelente para apreciar o pôr do sol.

Quinta das Palmeiras

Para norte da Vila Baleira, 10 minutos de carro, emerge Quinta das Palmeiras numa das áreas mais áridas da ilha.

É um pequeno oásis, mini zoo botânico de árvores de fruto, videiras e plantas exóticas. Tem pavões, tucanos, papagaios e um lago com patos e cisnes. É muito agradável.

O principal povoamento no norte, Camacha, é um conjunto de casas numa ladeira com vista para a costa rochosa. Muito perto, 5 minutos de carro, fica a Fonte da Areia – outrora o principal recurso de água da região.

É dito que a água tem poderes curativos, e por algum tempo foi engarrafada e vendida. O processo tornou-se economicamente inviável. Uma série de palmeiras tem crescido à sua volta – um local tranquilo para um piquenique.

Miradouro da Fonte da Areia

O Miradouro da Fonte da Areia oferece vistas das falésias dramáticas e do Ilhéu da Fonte da Areia no mar cintilante.

Porto das Salemas

O encantador Porto das Salemas fica a 500 metros de Camacha. Um trilho, que não é particularmente fácil, convida-o a descer ao pequeno refúgio que ainda é pouco conhecido.

PS PR2 Vereda do Pico Castelo

Terá a chance de contornar o pico mais alto da ilha, com 516m, começando no Moledo, 2 km da Camacha. Há duas trilhas: lado norte do Pico do Facho (3,2 km – 1:30h) ou lado sul (4,5 km – 2:15h).

O trajeto revela vistas incríveis com o Pinheiro de Alepo, plantado para reduzir a erosão.

No topo, há uma estátua de António Schiappa de Azevedo, líder da reflorestação.

O silêncio prevalece, interrompido pelo canto de aves. No Miradouro do Pico do Castelo, avista-se o aeroporto e Vila Baleira. Um dos antigos doze canhões da montanha, resquício das fortificações do século XVII, permanece.

A partir do miradouro um trilho sobe ao cume. Depois continua para Pedragal, uma fazenda abandonada. É uma descida relativamente fácil de volta para Camacha.

PS PR1 – Vereda do Pico Branco e Terra Chã

A 2 km a leste, na ER 111, inicia-se a caminhada PS PR1 – Vereda do Pico Branco e Terra Chã, para o 2.º pico mais alto de Porto Santo. Esta trilha de 2,7 km, traçada para burros, leva 1h30m, passando por paisagens de matagal, semiárido e floresta.

Ao subir, encontrará a rocha do Cabeço do Caranguejo, depois uma área dominada pelo Cipreste, árvore sul-europeia. Na bifurcação, à direita, chega-se ao Pico Branco (450m), com diversas espécies endémicas.

À esquerda, o caminho leva a Terra Chã, na ponta nordeste, onde está a Furna dos Homiziados, refúgio contra ataques de piratas da Barbária, ligados ao império Otomano e atual Argélia.

Serra de Dentro

De volta à estrada regional, para sul, são 2 km até à Casa da Serra (século XVIII). É um museu etnográfico que narra a vivência tradicional. Aproveite para degustar o licor de maracujá e apreciar os biscoitos de mel e amêndoa.

O vale Serra de Dentro era composto por terras agrícolas. Ao longo dos anos, devido à seca, deu lugar a fileiras de socalcos deixando-a quase aldeia fantasma de edifícios rurais. O vale é ótimo para observar pássaros, incluindo falcões e poupas com crista.

Porto dos Frades

Continuando para sul, pela ER 111, chega à Serra de Fora. Vire à direita, em direção à costa, para alcançar Porto dos Frades. É uma praia de calhau, mas de imensa beleza com o Ilhéu de Cima a centenas de metros de distância.

Na 2.ª viagem de Zarco e Tristão encontraram 2 franciscanos que naufragaram a caminho das Canárias – queriam evangelizar os Guanches (povo nativo das Canárias).

Zarco e Tristão levam os frades daqui para a Madeira. Juntam-aos se frades portugueses e fundam o Convento de São Bernardino na freguesia de Câmara de Lobos.

Por perto tem o Restaurante Porto dos Frades: serve a gastronomia regional, nomeadamente a tradicional espetada madeirense (o Polvo à Porto dos Frades também não é mau). Não é caro e as doses generosas.

Capela de Nossa Senhora da Graça

Ao regressar para a estrada regional, meros minutos, vê o miradouro da Portela e o porto abaixo – já perto da fileira de moinhos de vento.

No topo da colina está a Capela de Nossa Senhora da Graça (século XV) – é das mais antigas na ilha.

O que visitar mais na Madeira:

Funchal o que Visitar?

Na Avenida Arriaga encontra o Monumento a João Gonçalves Zarco, descobridor da Madeira. João Gonçalves, cavaleiro do Infante de Dom Henrique