Home Madeira Porto Santo Madeira | Férias Paradisíacas

Porto Santo Madeira | Férias Paradisíacas

Procurando umas férias de tirar o fôlego? Porto Santo, Madeira, é o local perfeito para relaxar e desfrutar da beleza natural da ilha. Com as suas praias de areia dourada, idílico clima e mar cristalino, estará no paraíso! Por vezes, até mesmo ao fim de outubro!

Mas nem foi assim, sinónimo de Turismo. Há mais de 600 anos era sinónimo de perigo, de sacrifício por águas desconhecidas. João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira chegam à abençoada ilha a mando do jovem Infante Dom Henrique (24 anos) – todos eles eram jovens.

Bartolomeu Perestrelo foi escolhido como 1.º capitão do donatário e na 2.ª viagem trouxe pessoas de várias origens de Portugal e coelhos que se tornaram uma praga.

A ilha, com 11 km de comprimento e 6 km de largura, fica a 75 km de distância da Madeira. É relativamente plana com uma longa faixa de areia (9 km) que atrai multidões no verão.

É dito que a sua areia tem propriedades curativas para os que sofrem de eczema, varizes – de modo que algumas pessoas podem ser vistas enterradas até ao pescoço na praia.

Como se vai do Funchal para Porto Santo?

Existem 2 maneiras principais de ir do Funchal para o Porto Santo: de avião ou de ferry. A maneira mais rápida é voar para o aeroporto da ilha, operado pela Binter Canárias e oferece voos diários. A viagem leva cerca de 25 minutos.

Outra opção é ir de barco, através da empresa de ferry Porto Santo Line. A viagem de ferry leva cerca de 2 horas e 30 minutos. É possível levar o carro ou a moto no ferry, o que pode ser conveniente para aqueles que desejam explorar a ilha com flexibilidade.
Normalmente, o navio sai do Funchal antes do amanhecer, às 8h, para o Porto Santo e regressa do Porto Santo para o Funchal, às 19h.


Aeroporto da Ilha de Porto Santo, Madeira

  • Coordenadas: 33.070677, -16.345161

O Aeroporto fica no interior e foi o primeiro a ser construído no arquipélago (em 1960, 4 anos antes da ilha da Madeira). De Lisboa para esta ilha, sem escalas, é uma hora e quarenta e cinco minutos (voo direto).

Da Madeira para Porto Santo são 25 minutos. No aeroporto tem vários serviços como cafetaria, câmbio e agências para aluguer de carros – está a 5 minutos do centro da Vila Baleira.

Como se deslocar no Porto Santo?

Existem várias opções para se deslocar no Porto Santo. A maneira mais fácil e conveniente é alugar um carro e explorar a ilha por conta própria. Há várias empresas de aluguer de carros no aeroporto.

Outra opção é usar o autocarro turístico da ilha, que dá a volta à ilha parando em vários locais de interesse. Para mais informações e reservas: [email protected] Também é possível alugar bicicletas.

Vila Baleira

  • Coordenadas: 33.064044, -16.334478

Na única cidade da ilha, o cais velho é popular para passeios à noite, particularmente entre os jovens amantes. É curto a caminhada até à praça principal (Largo do Pelourinho) e para a Câmara Municipal ladeada por árvores formosas.



Igreja de Nossa Senhora da Piedade

Ao pé fica a Igreja de Nossa Senhora da Piedade do século XVI (reconstruída após ser atacada por corsários franceses em 1667).

Igreja de Nossa Senhora da Piedade
  • Coordenadas: 33.059151, -16.335578


 Casa Cristóvão Colombo

A poucos metros fica o edifício mais famoso da ilha que é a Casa do Cristóvão Colombo. Agora restaurada, é uma casa-museu exibindo artefactos, ligados a Don Cristobal Colon ou com a história da ilha.

  • Coordenadas: 33.059366,-16.3357

O Colon, antes de viver a sua maior aventura, viveu e casou aqui. Filipa de Moniz, sua esposa, era filha de Bartolomeu Perestrelo (capitão da ilha) e os seus bisavós eram de Placência (Itália).

Segundo a tradição oral, Cólon viveu nesta casa e o seu casamento teve que ser autorizado por Dom João II.

A outra filha de Perestrelo casou com o 1.º capitão donatário da Ilha Graciosa (Açores), Pedro Correia da Cunha – fidalgo de Infante de Dom Henrique e descendente do grande Mestre Paio Peres Correia (conquistou grande parte do Alentejo e Algarve).

Na última sala, fora do pátio central, existem 2 depósitos de grãos e pequenas preciosidades do Carrock – barco holandês da Companhia das Índias Orientais que afundou ao largo da costa norte (1724).


Praia da Fontinha

  • Coordenadas: 33.057081, -16.335145

Uma caminhada de alguns minutos para a costa chega ao maior tesouro da ilha: o areal da ilha. Ao pé do centro tem a Praia da Fontinha que termina junto ao Hotel Torre Praia.

É vigiada, com balneários, casas de banho e o seu acesso foi adaptado para pessoas com problemas de mobilidade física. Não se esqueça do protetor solar.


Praia do Penedo

  • Coordenadas: 33.059887, -16.330071

Para leste avista a Praia do Penedo. Também de bandeira azul, mais isolada, com serviço de bar-esplanada.



Porto e Porto Santo line

Acaba ao pé do Porto, local de partida do ferry para Funchal na Madeira. É uma viagem de 2 horas e 15 minutos (custa perto de €60 – ida e volta).

  • Coordenadas: 33.062382, -16.310535



Moinhos de Vento

A norte, no topo duma colina, descobre um dos ex-libris da ilha, os Moinhos de Vento utilizados na moagem dos cereais.

Moinhos de Vento
Moinhos de Vento
  • Coordenadas: 33.067725, -16.317334

A produção de alimentos na ilha é escassa, sobretudo no passado. O milho, peixe, era essencial. Quando havia abundante chuva então tinham mais opções: lentilhas, batata e feijão.


Miradouro da Portela

  • Coordenadas: 33.066078, -16.317472

Bem perto, 100 metros, fica o Miradouro da Portela que oferece belo panorama do portosanto e areal.

1
2
3
4
5