Home A Oeste de Faro O que visitar em Lagos Portugal

O que visitar em Lagos Portugal

O que visitar em Lagos Portugal?

É uma bela cidade na região do Algarve, em Portugal. Com as suas belas praias, clima agradável e rica história, é um destino popular, especialmente durante os meses de verão.

 Há muito por fazer nesta cidade, desde passeios de barco para explorar belas grutas marinhas, a passeios pelo centro histórico e apreciar as do Castelo de Lagos.

Está rodeada por belas vilas e paisagens deslumbrantes, tornando-se o destino perfeito para uma escapadela de fim de semana ou férias mais longas.

Quando ir para Lagos?

A melhor época para visitar Lagos, Portugal é de maio a outubro. O clima durante este período é ameno, ensolarado e quente. Durante os meses de verão, Lagos experimenta uma temperatura média de 25 graus centígrados.

 De julho a agosto a cidade é inundada por turistas de todo o mundo em busca das belas praias que viram nas redes sociais. Os preços de alojamento são mais elevados. Os preços baixam significativamente nos fim de setembro e início de outubro.

Como Chegar a Lagos?

Para chegar a Lagos de Faro – donde muitas pessoas voam de toda a Europa – pegamos a A22 e é uma viagem de cerca de 1 hora (bastante rápido).

Também é possível pegar a EN 125, mais antiga, passando por metade do Algarve ocidental. A EN 125 oeste passa por vários vilarejos interessantes como Ferragudo, Porches, Alvor e finalmente, Lagos.

De Sagres, na ponta ocidental algarvia, pegamos a 125 leste e passámos por Salema, Burgau e Praia da Luz. Comunidades que revelam um sintoma economia ocidental que evoluí desde a década de 70.

Aposentados do Reino Unido e da Alemanha se deslocam para estas comunidades de praia, fugindo ao elevado custo de vida e assegurando qualidade de vida.

Em todo o caso: Lagos é pequena.

Pode praticamente andar em toda a cidade. A partir de Lagos há uma estação de autocarros e uma estação de comboios para nos levar a outras cidades (Silves, Faro, Portimão).


Roteiro no Centro Histórico de Lagos – Pontos Turísticos

O centro histórico, ao pé da foz da Ribeira de Bensafrim é grande parte do século XV. Foi das residências favoritas do Infante Dom Henrique que a usou como base naval para a sua aventura africana.

  • Coordenadas: 37.100620, -8.670890

    Uma forma razoável de mover para visitar as principais atrações é utilizar o comboio turístico de Lagos: hop-on/hop-off. Faz um percurso de ida e volta pela cidade em cerca de 1 hora. Custa €4.


Visitar o Castelo de Lagos, o que ver e fazer

No sudeste de Lagos, junto ao jardim da constituição, vemos o que resta das fortificações de Lagos. O Castelo de Lagos remonta ao século XIV, desenvolvendo-se ao longo das dinastias Afonsina, Aviz e Filipina.

Já havia aqui uma fortificação árabe (de menor dimensão). Daqui partiram aventureiros para novos mundos – incluindo Gil Eanes que nasceu em Lagos. A sua estátua (século XIX) está junto às 2 torres.

Foi armado cavaleiro da Ordem de Cristo (sucessores dos enigmáticos templários) pelo Infante Dom Henrique.

O Infante enviara 15 expedições ao Cabo do Medo (atual Cabo do Bojador) de terríveis correntes, tempestades, recifes aguçados em mar pouco profundo…

Ouvia-se o som das ondas colidirem na costa (atual Mauritânia) – como que tambores anunciando o fracasso das expedições.

A 16.ª é confiada a Gil Eanes que utilizava a barca (dum só mastro) – ainda não havia caravelas.

Quando chega ao Cabo, lança-se em direção ao desconhecido atlântico, longe da costa africana – o equivalente de se atirar num poço sem saber o que lhe espera.

Quando finalmente vira de volta à costa, percebe que ultrapassou o Cabo. Não havia Mar Tenebroso (de gigantescas serpentes) e o Fim do Mundo – que se acreditava na Europa medieval.


Igreja de Santo António, Visitar Lagos

  • Coordenadas: 37.099597,-8.671391

Apesar da devastação do terramoto de 1755, um bonito templo sobreviveu: Igreja de Santo António. O dourado interior é descontroladamente obsessivo, fantasia de jovens anjos lutando com animais e peixes.

Ver o Museu Municipal, O que fazer em Lagos

  • Coordenadas: 37.099574, -8.671110

A igreja faz parte da visita ao Museu Municipal Doutor José Formosinho mesmo ao lado. Tem machados neolíticos, cacos de cerâmica, estátuas, espadas, mosquetes e balas de canhão, enfim um miscelânea que nos dão um vislumbro do revela o passado de Lagos.

Visitar o Forte da Ponta da Bandeira

  • Coordenadas: 37.098995,-8.668548

Ao passear ao longo da Avenida dos Descobrimentos vê robusto Forte Ponta da Bandeira (século XVII) que defendia o porto de piratas.

Durante séculos Lagos foi cobiçada e, no século XIV, 12 galés magrebinas saquearam Lagos, capturando locais para o atual Marrocos – 80 anos depois os portugueses conquistam Ceuta (norte de África); ponto estratégico de suporte aos piratas.

Está junto à pequenita praia em Lagos: Praia do Cais da Solária.




Praia da Batata

Na sequência surge a atraente Praia da Batata. Calma, próximas do centro histórico, de difícil estacionamento – melhor ir a pé.

  • Coordenadas: 37.098676, -8.668168

A seguir, tem outra praia abrigada que fica normalmente lotada, a Praia dos Estudantes. De águas serenas (não se esqueça do protetor solar).


Visitar a Marina de Lagos e a Caravela Boa Esperança

  • Coordenadas: 37.107041, -8.673653

Na outra extremidade do Forte chega à pequena marina e porto: casa da Caravela Boa Esperança, fiel réplica das Caravelas do século XV. Desde a sua inauguração em 1994, tem atraído visitantes de todo o mundo.


Passeios de Barco – Viagens de um dia às grutas de Lagos

A partir da marina de Lagos, barracas aliciam-nos com “Seafaris” de golfinhos e passeios de barco a incríveis grutas na costa. Experimente a Bom Dia Boat Trips (custa cerca de 50 euros por adulto) ou a BlueFleet (€30 por adulto).

Fora da cidade, temos uma extraordinária rede de enseadas encantadoras para oeste. Para leste, a imensa Meia Praia.

As Melhores Praias de Lagos: Meia Praia

  • Coordenadas: 37.117435,-8.645256

Vamos conhecer as praias de Lagos?

A 10 minutos de carro (em direção Portimão e Alvor), ladeada pelo rio e linha ferroviária, surge a belíssima Meia Praia – vasto areal que se estende 4 km para o delta dos rios Odiáxere e Arão.

articularmente popular com os turistas de mochilas às costas, que se reúnem nos bares da praia. Da marina caminha em meia hora até à praia. É das melhores praias do Algarve.

Dica – Onde Ficar em Lagos? Onyria Palmares Beach.

Perto, 5 minutos de carro para norte, encontramos o Onyria Palmares Beach. Exala charme e tranquilidade.

  • Coordenadas: 37.126342, -8.641844

Para Preço e Disponibilidade, Clique Aqui. É ideal para os golfistas que querem desfrutar do campo de golfe de 27 buracos (projetado por Robert Trent Jones Jr.) – 3 campos de 9 buracos, um dos quais junto às dunas e mar de Lagos Algarve.


Praia dos estudantes

  • Coordenadas: 37.096543,-8.667634

Já no lado sudoeste de Lagos, falésias erodidas abrigam uma série de praias de enseada. A soberba Praia dos Estudantes fica a 10 minutos a pé do centro histórico.

É delimitada pela ponte de arco que liga a falésia a um penedo que oferece amplas vistas da costa. De mar calmo e águas limpas, com bar na proximidade. É prazeroso visitar o areal, especialmente na maré baixa quando é revelado acesso a outras praias por grutas.

Praia do Pinhão

  • Coordenadas: 37.094449,-8.667952

Continue na Avenida dos Descobrimentos de Lagos, e vire à esquerda em frente à estação de bombeiros. Vê indicações para a pequena Praia do Pinhão. É pequena, de difícil acesso, mas calma e de belas vistas.

Praia Dona Ana

  • Coordenadas: 37.091628,-8.669255

Da praia do Pinhão, são 5 minutos até visitar Praia Dona Ana – das mais fotogénicas do Algarve, com bom restaurante, o Mirante. A praia dona ana é excelente, embora no verão as multidões podem ser esmagadoras.


Praia do Camilo

  • Coordenadas: 37.087469, -8.668608

Da praia dona na sguimos caminho em torno das falésias até visitar a gloriosa Praia do Camilo, com promontório enfeitado por palmeiras. É de acesso difícil e sem casas de banho.

Onde Comer em Lagos? Restaurante O Camilo

O Camilo é uma marisqueira no topo da falésia da praia que lhe deu o nome. Oferece uma vista deslumbrante sobre o mar. É um espaço perfeito para experimentar ostras, o polvo, lulas ou o peixe grelhado. Com ótimo serviço.

É melhor reservar mesa com antecedência, principalmente na alta temporada ao meio-dia. Mas sempre pode tentar a sua sorte e caminhar da praia ao restaurante por um gelado.



Praia dos Pinheiros

  • Coordenadas: 37.084326,-8.667252

Antes de chegar ao Farol da Ponta da Piedade (início do século XX) temos que visitar a sonolenta Praia dos Pinheiros, onde é possível praticar o nudismo em paz, mas de acesso difícil.



Farol da Ponta da Piedade – coisas para fazer


A Ponta da Piedade é uma atração imperdível para quem vai à cidade de Lagos. Tem que visitar. O acesso é fácil, gratuito, e desfrutamos duma vista magnífica sobre o farol, as falésias e o mar. É dos sítrios mais bonitos de todo o Algarve.

Construído em 1913, o farol é um marco da cidade há mais de um século. Tem 25 metros de altura, com uma torre quadrada encimada por uma cúpula.

Da Marina de Lago, também podemos visitar a península da ponta da piedade, através dum passeio de barco. É a melhor forma para apreciar as belas grutas de calcário e praias.

Para quem deseja explorar mais a pé, o farol faz parte duma trilha de ida e volta de 5 km, uma rota fácil.

Fazer os Passadiços da Ponta da Piedade

Os Passadiços da Ponta da Piedade em Lagos, no Algarve, são um percurso deslumbrante.

Começa aqui, no Farol da Ponta da Piedade, e termina junto ao areal do Canavial.

São 2,5 km (duração de hora e meia) de vistas deslumbrantes das formações rochosas calcárias e falésias da Ponta da Piedade, bem como da vizinha Praia da Luz e Lagos.

Uma ótima maneira de explorar a majestade do Algarve e da Ponta da Piedade. É uma área ventosa. Não se esqueça do protetor solar, chapéu e uma garrafa de água.


Ver a Praia do Barranco do Martinho, Lagos Algarve

  • Coordenadas: 37.0822,-8.672709

Do Farol até à praia do Porto de Mós segue caminhos, bem perto do precipício, até chegar à recôndita Praia do Barranco do Martinho e à pequena Praia do Canavial.

De águas limpas e mar calmo, mas de acesso difícil. Pode visitá-la por barco reservados nas barracas à volta da marina.

Ver a Praia do Canavial

  • Coordenadas: 37.083993,-8.679358

A 700 metros descobre a Praia do Canavial – selvagem entre falésias, mas protegida do vento. Sossegada, pode praticar nudismo.

Praia de Porto de Mós

  • Coordenadas:37.085443,-8.688245

A imensa Praia de Porto de Mós fica a 10 minutos de Lagos, pela N125  – bastante agradável, de areia fina e águas limpas, com todas as infraestruturas de apoio balnear e estacionamento grátis.

Daqui, pode caminhar até à Praia da Luz.  É um esplêndido passeio pedestre até surgir o obelisco acima de Luz. Então desce a encosta até ao povoamento. Tome nota que é uma caminhada de 1 hora.

Boavista Golf Course

  • Coordenadas: 37.095285, -8.704162

Para norte pela N125, descobre o Boavista Golf Course – ambiente único e descontraído que atrai pessoas de todo o mundo. O campo foi desenhado por Howard Swan MSc, harmonizando o campo com a área.

O buraco 9 é o mais conhecido, deslumbrante e emocionante: vistas que se estendem da Praia da Luz para as colinas de Monchique criando um cenário extraordinário.

Espiche Golf Course

  • Coordenadas: 37.112423, -8.757721

Um par de minutos para norte descortina o campo Espiche Golf de 18 buracos, par 72, dentro duma reserva natural. De Lagos fica a 15 minutos.

Lagos Zoo

  • Coordenadas: 37.145191,-8.766514

Fora da N120 para Aljezur e perto da aldeia de Barão de São João, encontra o Lagos Zoo (www.zoolagos.com) que assegura 2 horas divertidas para toda a família.

Com Flamingos, tucanos, íbis, papagaios, emus, bem como alguns cangurus, macacos e animais de fazenda no recinto especial para crianças. Há também uma loja, restaurante e centro de exposições.

Barragem de Bravura

  • Coordenadas: 37.201933,-8.698371

Para que gosta de conduzir, a 15 km, a Barragem de Bravura é dos lugares mais pitorescos do Algarve. É maravilhoso, mas a natação, pesca e desportos náuticos são proibidos.

Conduzir aqui é uma delícia, ao longo da IC4 até ao vale da Ribeira da Bensafrim em direção a Aljezur. Ou pode ir ao longo da estrada costeira em direção a Portimão. Ambas estradas passam pelo campo bucólico, repleto de flores no início do verão.

O que visitar perto de Lagos:

Bem perto de Lagos, para oeste, a Praia da Luz fica a 20 minutos, Vila do Bispo a meia hora, e Sagres a 35 minutos pela N125.

Para este, tem Portimão a meia hora, Carvoeiro a 40 minutos. Faro dista 1 hora pela A22.