Início A Oeste de Faro

Loulé (Algarve)

O coração de Loulé, a 20 km do oceano, foi uma importante cidade durante o império mouro. A planície alentejana era rica em cereais e a exportação fazia-se pelos portos do Algarve (leia visitar o Algarve), fomentando povoações entre o Alentejo e a costa.

Nesta altura, a fortificada povoação Al-‘Ulya’ (Loulé) prosperava. É conquistada por Dom Afonso III (1249), com a ajuda de Paio Peres Correia e os seus cavaleiros de Santiago que se juntam ao monarca no Castelo de Salir (agora em ruínas).

Afonso III

Loulé fica sob o domínio da ordem de Santiago. A população permanece no povoamento e passa a haver uma câmara. Os mouros são remetidos para sul, dando a origem à Mouraria – já não existe, mas na toponímia recorda-se a sua localização, nomeadamente na Rua da Mouraria.

Igreja de São Clemente

  • Coordenadas: 37.1378499,-8.0238758

As tropas cristãs conquistaram a cidade no dia de São Clemente (23 de novembro) e, assim, foi erguida a Igreja de São Clemente em estilo gótico (século XIII).

Está no local donde ficava a primitiva mesquita – a reocupação dos lugares cultos pelas culturas que saem vencedoras é bastante comum.

Castelo de Loulé

  • Coordenadas: 37.139624,-8.02387

O castelo de Loulé tem um museu arqueológico. Abriga artefactos romanos, mouros e os primeiros achados portugueses em Loulé.

O robusto castelo foi construído pelas forças do Islão – há mais de mil anos. Foi alterado pelos cristãos após a sua conquista. Nenhuma das torres remonta ao período islâmico. O que vê é um castelo renovado pelo 1.º conde de Loulé: Henrique Menezes (século XV).

Se ambiciona um alojamento, tem boa opção no cómodo Loulé Jardim Hotel na Praça Manuel de Arriaga 23 (www.loulejardimhotel.com). Com bar, pequena piscina e quartos confortáveis. Fica a 5 minutos do castelo.

  • Coordenadas: 37.140389,-8.027889

Ao virar a esquina do castelo, descobre o vibrante Café Calcinha, com mesas ao ar livre. Ostenta orgulhosamente a antiga Loulé com fotos a preto e branco nas paredes.

  • Coordenadas: 37.139600, -8.023127

É onde encontra a estátua do poeta António Aleixo, que deixou uma obra notável. Jogava com os conceitos com extrema inteligência: pobre em bens, rico como Poeta.

António Aleixo

Entre o castelo de Loulé e o Calcinha, tem o tradicional restaurante Bocage (rua Bocage 2), com boa relação preço-qualidade. 

  • Coordenadas: 37.139768, -8.022739

Mercado de Loulé

  • Coordenadas: 37.138298,-8.022571

A visão mais interessante em Loulé é o Mercado de Loulé: coloridas frutas e vegetais a um par de minutos da principal Praça da República – edifício cúpula com janelas de estilo mourisco.

Além de ser o local de compras para os locais, é também frequentado por turistas que se encantam com a diversidade e qualidade dos produtos.

Projetado pelo arquiteto Alfredo Costa Campos (final do século XIX), foi inaugurado no verão de 1908 – mistura neoárabe com arte nouveau.

Tente visitar num sábado de manhã, quando o mercado se espalha para as ruas circundantes. As barracas vendem de tudo, desde queijo picante a gaiolas com galinhas e coelhos.

Igualmente sedutor é o mercado de sábado de manhã que ocorre a 15 minutos do centro.

Santuário de Nossa Senhora da Piedade (Mãe Soberana)

  • Coordenadas: 37.14029,-8.036418

Siga as indicações para IP1 / Boliqueime – pedaço de terra enquadrado por um par de deslumbrantes igrejas brancas, nomeadamente pelo altivo Santuário de Nossa Senhora da Piedade.

Na Páscoa, faz parte do percurso da procissão para a cidade e dos mais importantes festivais religiosos do Algarve: Mãe Soberana (a imagem é do século XVI com uma coroa de ouro).

A sul de Fátima, é a maior manifestação do culto mariano em Portugal, um culto que é antiquíssimo. Ainda antes da reconquista cristã era permitido o culto da Santa Maria em Faro – a 20 km da atual Loulé. 

Na vizinhança, verá a Ermida da nossa Senhora da Piedade (século XVI).

Ermida da nossa Senhora da Piedade
Ermida da nossa Senhora da Piedade
  • Coordenadas: 37.140326, -8.036140

Quinta da Tôr

A 10 minutos de carro, para norte pela EM525, encontra a bela Quinta da Tôr. Pode visitar a adega e aprender sobre o processo de produção de vinho.

  • Coordenadas: 37.1840088,-8.0303856

Delicie-se com a degustação de vinhos, nomeadamente com o maravilhoso syrah que tem a maior concentração de álcool em Portugal (17%). 

Igreja de São Lourenço (Almancil)

  • Coordenadas: 37.082187,-8.008936

A 10 minutos para sul do centro de Loulé, na freguesia de Almancil, tem a igreja mais notável do Algarve, do século XVII (reinado de João V).

A Igreja de São Lourenço tem um espantoso revestimento de azulejos. Conta a vida de São Lourenço que foi martirizado no tempo do imperador Valeriano, por ser cristão numa altura em que a religião oficial era o culto do imperador.

Mar Shopping Algarve

  • Coordenadas: 37.098828, -7.996809

Caso de precise de fazer compras, a 10 minutos de Loulé, pela N125-4, encontra o imenso Mar Shopping Algarve. Abriu em 2017, com zonas de lazer ao livre, supermercado, cinema e a maioria das marcas populares de vestuário e eletrónica.

Aquashow Park

  • Coordenadas: 37.093778,-8.07275

A curta distância do Mar Shopping Algarve encontra o jovial Aquashow (www.aquashowpark.com) com escorregas, piscinas,  minigolfe e a maior “watercoaster” da Europa.

O concelho de Loulé tem uma parte litoral, cerca de 15 km, donde emergem empreendimentos turísticos muito bem conseguidos. Aqui, em Almancil, se situam 2 de grande qualidade: a Quinta do Lago e Vale do Lobo.

Quinta do Lago (Loulé)

A charmosa Quinta do Lago é o resort mais caro no Algarve (leia visitar o Algarve)- 650 hectares de terreno elegantemente desenhados que, no...

Vale do Lobo (Loulé)

Com garantias de privacidade e serviço de segurança próprio, não admira que Vale de Lobo seja procurado por muitas celebridades para desfrutar o Algarve...

A Vilamoura e Quarteira são outros encantos de lugares, a 20 minutos de carro pela N396 do centro de Loulé.

O que visitar perto de Loulé:

Por perto, tem Faro(a 20 minutos pela IC4) e Albufeira (meia hora pela A22).


Mais Artigos Sobre O Algarve: