Portugal Açores Ilha de Santa Maria (Açores)

Ilha de Santa Maria (Açores)

 

Santa Maria identifica-se como a ilha do sol dos Açores, e recebe de facto mais sol que as restantes ilhas dos Açores – as temperaturas são ligeiramente mais elevadas.

No aeroporto, a área é plana e relativamente árida, mas o cenário muda rapidamente com o pico central, Pico Alto, o seu ponto mais alto (590 metros). Mais uma vez encontramos a refrescante floresta açoriana com árvores criptoméria.

Pico Alto
  • Coordenadas: 36.966658, -25.100025

A parte oriental com as suas idílicas, pitorescas, paisagens verdejantes são polvilhadas com tradicionais casas brancas dispersas em pequenos grupos ou vilas. Alugue um carro e corra as estradas sinuosas, quase vazias, parando para vistas assombrosas – penhascos altos sob o mar que oferecem vistas inesquecíveis.

Em contraste, o sector ocidental, é mais seco começando com a praia de areia branca no Sul e as piscinas do mar no Noroeste em Anjos. Outros locais de interesse incluem a pequena ermida associada com o desembarque de Colombo no seu retorno das Américas.

Vila do Porto

Santa Maria é a primeira a ser colonizada – pelo seu descobridor o Cavaleiro Gonçalo Velho (1432) da Ordem de Cristo (sucessores dos misteriosos Templários).

Estátua de Goncalo Velho em Ponta Delgada

Gonçalo Velho foi o primeiro capitão da ilha e de São Miguel – na altura domínios da Ordem de Cristo e de Infante Dom Henrique (Governador da Ordem).

A Vila do Porto tem uma posição dominante na costa sul, a primeira Vila (século XVI) dos Açores. O aeroporto fica a 5 minutos, outrora base militar, com uma das pistas mais extensas nos Açores.

Forte de São Brás

  • Coordenadas: 36.946270, -25.146941

Santa Maria foi, por várias vezes, atacada por corsários: Espanhóis, Franceses, Otomanos e Ingleses, de modo que foi necessário o Forte de São Brás (século XVII) – fica perto da Pousada da Juventude de Santa Maria.

  • Coordenadas: 36.946945, -25.146577

O forte proporciona belas vistas para o porto, marina e mar – ainda conserva alguma das peças de artilharia. A seu lado fica a Ermida da Nossa Senhora da Conceição, a primeira igreja paroquial do povoamento.

Ermida da Nossa Senhora da Conceição
Ermida da Nossa Senhora da Conceição

Conta-se que num glorioso dia, fidalgos e povo acordam com um iminente assalto de piratas – desembarcam bem preparados no porto. Antes do embate, os portugueses colocam uma imagem da Nossa Senhora da Conceição no Alto da Rocha.

Ferozmente quebram o ímpeto dos invasores, inclusive à pedrada quando estes se retiram apressadamente para as embarcações. Em 1576 a ermida surge associada a um milagre – corsários franceses cercam completamente o vigário na ermida, porém a porta lateral trancada abre-se sozinha, e o vigário foge sem se aperceberem.

Para cima, as fachadas dos antigos casarões dão ideia do passado, em conjunto com as pequenas casas de campo nas ruas atrás. Na Rua Frei Gonçalo Velho, encontra a casa (século XV) do 3º Capitão Donatário João Soares de Sousa – actual pólo do museu da Santa Maria em Vila do Porto.

Museu de Santa Maria – Polo de Vila do Porto
  • Coordenadas: 36.949056, -25.145047

O nobre ficou conhecido por perdoar dívidas e pela natural empatia com os mais necessitados. Teve mais de 20 filhos e está sepultado na actual Igreja Matriz (século XV)- dedicada à padroeira da ilha (Nossa Senhora da Assunção) cuja festa é no dia 15 de Agosto.

  • Coordenadas: 36.950023, -25.144245

Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo/ Casa dos Fósseis

  • Coordenadas:36.951174, -25.143883

A cerca de 150 metros fica o Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo/ Casa dos Fósseis (Rua Teófilo de Braga, 10), pequeno museu sobre a fascinante história geológica, fauna e flora, da Ilha de Santa Maria; digna homenagem ao naturalista Dalberto Pombo.

Muito perto, fica o Hotel Charming Blue, um dos melhores alojamentos em Santa Maria.

A parte moderna da cidade, começa aproximadamente aqui, em torno do início da Rua Teófilo Braga, desenvolvimento linear onde todas pequenas lojas se concentram, incluindo pequenos supermercados e um mercado.

A cerca de 400 metros encontra a actual Câmara Municipal. Foi o primeiro mosteiro franciscano nas ilhas fundado pelos monges que vieram com os primeiros colonos; foi saqueado, reconstruído e finalmente convertido.

Câmara Municipal
Câmara Municipal
  • Coordenadas: 36.953091, -25.143541