Início Área Metropolitana de Lisboa Lisboa Castelo de São Jorge e arredores (Lisboa)

Castelo de São Jorge e arredores (Lisboa)

Sé de Lisboa

  • Coordenadas:38.709879,-9.132584

Imponente sob uma encosta, a Sé de Lisboa comemora a conquista da cidade de Lisboa aos mouros em 1147. Com uma vista gloriosa para a Baixa

Tem uma aparência adequadamente de fortaleza, semelhante à de Coimbra. As torres gémeas completam a fachada simples e eficaz. Ocupa o local da antiga mesquita da moura al-Ushbuna.

Outrora embelezada sob as ordens de Dom João V (século XVII), os caprichos rococós não resistem ao terramoto de 1755 e subsequentes restaurações.

Para aceder ao seus tesouros precisa de comprar 1 bilhete. Descobre o corpo de São Vicente trazido do Cabo de São Vicente, numa altura em que Algarve fazia parte do território islâmico. Segundo a lenda, a viagem foi acompanhada por 2 corvos, que ajudaram na localização do corpo de S. Vicente no Algarve.

Foi uma promessa de Dom Afonso Henriques pela conquista de Lisboa. São Vicente tornou-se padroeiro de Lisboa, antes do Santo António (o popular padroeiro de Lisboa). São Vicente foi um mártir cristão do século IV. Ao recusar idolatrar outras divindades, foi torturado e morto pelos romanos.

Tesouro da Sé

 

Igreja de Santo António

De frente para a Sé, descobre a igreja de Santo António, no local donde nasceu o outro padroeiro da cidade. A sua vida é narrada no museu vizinho.

  • Coordenadas: 38.709985,-9.1340557

Santo António conhece pessoalmente São Francisco de Assis em Itália. Tornou-se membro singular na ordem, nomeado professor da Teologia dos Franciscanos. Passado apenas 10 meses da sua morte, foi canonizado. Em Itália, a Basílica de Pádua e toda a cidade está-lhe consagrada.

1
2
3
4
5
6