Início Alentejo Alentejo Central Reguengos de Monsaraz (Alentejo)

Reguengos de Monsaraz (Alentejo)

 

A paisagem à volta de Monsaraz tem uma qualidade mágica, panorama sensacional de campos beijados pelo sol e cuidadosamente cultivados: é o Alentejo na sua versão mais rural.

Reguengos é a área que cresceu à volta da antiga Vila Monsaraz. É daqueles locais que vale a pena visitar pelas vistas, comida, vinho e pelo circuito local de pedras megalíticas.

 

Monsaraz

Conhecida localmente como Ninho das Águias – a vila fortificada ergue-se acima das vastas planícies, inteiramente contida nas muralhas. Para leste, o ancião rio Guadiana delineia a fronteira com a Espanha.

A vila é totalmente pedonal, apenas 2 ruas principais e paralelas: Rua Direita e Rua de Santiago com a igreja matriz no centro. A população não passa de algumas centenas.

A Torre das Feiticeiras no extremo da vila, faz parte duma cadeia de fortalezas fronteiriças que continuam para sul e para norte. As vistas são magníficas.

Torre das Feiticeiras
Torre das Feiticeiras

Quando os mouros foram expulsos em 1167, a vila foi entregue à ordem dos Templários, e mais tarde aos seus sucessores: ordem de Cristo. Um dos cavaleiros de Monsaraz, João Lourenço, será o 2.º Mestre da ordem de Cristo (tempo de Dom Dinis).

 

Castelo da Vila de Monsaraz

  • Coordenadas: 38.44244,-7.381477

O bonito Castelo da Vila de Monsaraz (século XIV) foi construído por Dom Dinis. Mais tarde foi convertido numa praça de touros. Durante o festival anual, 2.ª semana de setembro, há touradas e concertos.

Não só o castelo é uma joia turística, como é dos melhores mirantes da albufeira da barragem do Alqueva: imenso lago de 80 km de comprimento, donde o espelho de água mede 250 km².

Castelo e albufeira do Alqueva

Há meia dúzia de casas ao longo da rua direita que anunciam quartos por alugar. Os preços são semelhantes e boas escolhas incluem A Casa Dom Nuno, a Casa Dona Antónia e a Casa do Paço.

1
2
3
4