Início Alentejo Central

O que visitar em Reguengos de Monsaraz, Portugal

A paisagem à volta de Monsaraz tem uma qualidade mágica, panorama sensacional de campos beijados pelo sol e cuidadosamente cultivados: é o Alentejo (leia Alentejo O Que Visitar) na sua versão mais rural.

Reguengos é a área que cresceu à volta da antiga Vila Monsaraz. É daqueles locais que vale a pena visitar pelas vistas, comida, vinho e pelo circuito local de pedras megalíticas.

Visitar Monsaraz

Conhecida localmente como Ninho das Águias – a vila fortificada ergue-se acima das vastas planícies, inteiramente contida nas muralhas. Para leste, o ancião rio Guadiana delineia a fronteira com a Espanha.

A vila é totalmente pedonal, apenas 2 ruas principais e paralelas: Rua Direita e Rua de Santiago com a igreja matriz no centro. A população não passa de algumas centenas.

Torre das Feiticeiras
Torre das Feiticeiras

A Torre das Feiticeiras, no extremo da vila, faz parte duma cadeia de fortalezas fronteiriças que continuam para sul e para norte. As vistas são magníficas.

Quando os mouros foram expulsos em 1167, a vila foi entregue à ordem dos Templários, e mais tarde aos seus sucessores: ordem de Cristo. Um dos cavaleiros de Monsaraz, João Lourenço, será o 2.º Mestre da ordem de Cristo (tempo de Dom Dinis).

Ver o Castelo da Vila de Monsaraz

  • Coordenadas: 38,44244,-7,381477

O bonito Castelo da Vila de Monsaraz (século XIV) foi construído por Dom Dinis. Mais tarde foi convertido numa praça de touros. Durante o festival anual, 2.ª semana de setembro, há touradas e concertos.

Não só o castelo é uma joia turística, como é dos melhores mirantes da albufeira da barragem do Alqueva: imenso lago de 80 km de comprimento, donde o espelho de água mede 250 km².

Castelo e albufeira do Alqueva

Há meia dúzia de casas ao longo da rua direita que anunciam quartos por alugar. Os preços são semelhantes e boas escolhas incluem A Casa Dom Nuno, a Casa Dona Antónia e a Casa do Paço.

Onde Ficar – Estalagem de Monsaraz

Há também uma pequena pousada, a Estalagem de Monsaraz, no Largo São Bartolomeu. É já fora das muralhas do castelo, mas perto do povoamento com 1 dúzia de quartos encantadores, jardim e piscina. No verão, é melhor reservar com antecedência.

  • Coordenadas: 38,426028,-7,534472

Onde Dormir – Monte Alerta

Abaixo, existem bons alojamentos de turismo rural, incluindo Monte Alerta a um par de km de Monsaraz. Tem 8 quartos bonitos, piscina, spa e jardim. Só a castiça decoração do monte merece uma visita.

  • Coordenadas: 38,447972,-7,365556

No coração de Monsaraz há um par de cafés, 4 restaurantes interessantes – alimentam os ávidos visitantes.

Onde Comer – Monte Alerta

O Santiago, com o seu terraço ao ar livre, oferece uma ampla vista, mas a Casa do Forno e O Alcaide oferecem também boa comida a preços moderados: especialidades de carne alentejanas como o borrego assado.

  • Coordenadas: 38,443408,-7,380682


Adega José De Sousa, Reguengos de Monsaraz

Na cidade Reguengos de Monsaraz, a 15 minutos de carro pela M514, há uma adega única no mundo. A Adega José de Sousa utiliza gigantes ânforas de barro num método antigo e raríssimo de fermentação, herdada dos romanos há mais de 2000 anos.

  • Coordenadas: 38,424789, -7,529891

Igreja de Santo António, o que visitar

  • Coordenadas: 38,424232, -7,534449

Caminhado 10 minutos em direção ao Largo da Fonte Nova, chega à preciosa Igreja de Santo António (século XIX), de autoria do António José Dias da Silva, também responsável pela praça de Touros do Campo Pequeno em Lisboa

Herdade do Esporão

  • Coordenadas:38,379763, -7,560300

A 10 minutos da igreja, e a 25 minutos da vila Monsaraz, surge a sedutora Herdade do Esporão de 700 hectares – das maiores viniculturas de Portugal.

Passeie pela quinta da Herdade, conheça os seus deliciosos vinhos e a produção de vinho e azeite. A propriedade tem cerca de 80 hectares de oliveiras.

Na herdade persiste a Torre de Esporão (século XV) erigida por Dom Álvaro Mendes de Vasconcelos. Por perto tem uma oliveira milenar.

Visitar a Torre de Esporão
  • Coordenadas: 38,3911811,-7,5521153

Observatório do Lago Alqueva

A 5 minutos da vila (pela M514 e CM1127) chega ao observatório do Lago Alqueva. Ao anoitecer aprende como orientar-se pela estrela polar, conhecer todas as constelações e as suas lendas.

  • Coordenadas: 38,443106, -7,367102

Praia Fluvial de Monsaraz – o que fazer

A 2 km para sudeste, descobre a bendita Praia Fluvial de Monsaraz de bandeira azul. É vigiada, com estacionamento, boa infraestrutura de apoio balnear e um pequeno bar. Não se esqueça do protetor solar.

  • Coordenadas: 38,434609, -7,350260

Megalíticos em torno de Monsaraz

Há 4000 mil anos, a região em torno de Monsaraz era um importante centro megalítico: ainda sobrevivem antas (templos ou túmulos cobertos), menires (pedras em pé) e círculos de pedra. Um circuito a partir da vila leva-o a 4 exemplos.

Cromeleque do Xerez

O mais próximo de Reguengos de Monsaraz, o que visitar, 1,5 km abaixo da aldeia, é o mais impressionante. Cromeleque do Xerez, quadrado de 49 pedras de granito e no centro uma ergue-se com 4 metros de altura – provavelmente local de ritos de fertilidade.

Cromeleque do Xerez
Cromeleque do Xerez
  • Coordenadas: 38,453433,-7,371001

Menir da Bulhoa

De volta ao carro siga as indicações para Telheiro. Em seguida tome a estrada Outeiro. Pouco antes de Outeiro há um sinal azul “Menir” que nos guia ao Menir da Bulhoa: uma magnífica pedra de 5 metros de altura visível da estrada.

  • Coordenadas: 38,462277,-7,382732

Rocha dos Namorados

Siga pela estrada por Outeiro, Barrada e Motrinos e vire à direita em direção a Reguengos. Pouco antes de São Pedro do Corval, tem a Rocha dos Namorados: a grande pedra em forma de cogumelo utilizada em rituais de fertilidade.

  • Coordenadas: 38,445068,-7,475537

Antas do Olival da Pega

Ao virar para trás, ao longo da estrada principal em direção a Monsaraz, a 1,5 km de Telheiro, há um sinal que marca a Antas do Olival da Pega: um dólmen de 4000 mil anos escondido num bosque de oliveiras.

Antas do Olival da Pega

O que visitar Perto de Monsaraz:

Évora fica a 35 minutos (pela IP2 e N256), Vila Viçosa a 55 minutos de carro (pela N255) e Estremoz a 1 hora (pela N255).

O que visitar e fazer em Évora, Portugal

Évora é uma das cidades mais impressionantes e agradáveis em Portugal, recheada de monumentos memoráveis sob protecção da UNESCO. Com um templo romano, ruas mouriscas, um circuito de muralhas medievais e um grandioso conjunto de mansões do século XVI.

O que visitar em Estremoz, Portugal

Estremoz é certamente a melhor base para explorar esta região de mármore, por causa do número e qualidade de alojamentos e restaurantes. O palácio de Dom Dinis é agora uma pousada

O que visitar em Montemor-O-Novo, Portugal

Vale a pena exporar a parte velha, encimada por um castelo onde Vasco da Gama finalizou os seus planos para o caminho marítimo para a Índia

O que visitar em Arraiolos Portugal

Arraiolos, a 21km norte de Évora, é famosa pelos soberbos tapetes feitos à mão desde o século XIII. Têm sido valorizados durante séculos...

Viana do Alentejo, o que Visitar

É um típica povoação do sul alentejano - que preserva um castelo, de influência mudéjar e manuelina. As paredes foram construídas sobre um plano pentagonal, por D. Dinis em 1313