Alentejo Alto Alentejo Crato e arredores (Alentejo)

Crato e arredores (Alentejo)

A 21 km (20 minutos de carro pela IC13) a oeste de Portalegre – Crato é uma antiga povoação agrícola fundada em 1232, com uma ótima pousada fora do povoamento em Flor da Rosa.

Fica a 45 minutos de Marvão (pela N359 e IC13) e a meia hora de Castelo de Vide (pela N246 e N245). Entusiastas de equitação também vão querer ver a unidade em Alter do Chão, que fica a treze quilómetros para sul (15 minutos de carro pela IC13 e N245).

No povoamento de Crato, surge um trio de imponentes igrejas ornamentadas e casas elegantes na bonita Praça do Município que atestam os anos de crescimento têxtil no século XVI.

 

A Varanda do Palácio do Grão-Prior, é a mais interessante das estruturas – uma varanda de granito com arcadas. Prior vem da palavra Latim o primeiro, e refere-se ao Primeiro Mestre dos Cavaleiros Hospitalários em Portugal – que se instalaram na Vila do Crato.

  • Coordenadas: 39.285133, -7.645489

A vila do Crato foi doada por Dom Sancho II à Ordem dos Hospitalários no século XIII. As duas grandes ordens da Terra Santa foram os Templários (mais tarde a Ordem de Cristo em Portugal) e os Hospitalários (posteriormente a Ordem de Malta).