Início Portugal Alentejo Zambujeira do Mar

Zambujeira do Mar

 

 

No sul da costa alentejana encontra a pequena Zambujeira do Mar com menos de 1 000 habitantes. O centro é pacato; amontoado de casas caiadas de branco que terminam numa falésia de grandes vistas e com a praia em baixo.

À volta persiste ­uma costa vibrante com várias praias arenosas quase selvagens – fazem parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Silenciosa no inverno, Zambujeira atrai uma multidão de jovens em agosto, pois alberga um dos principais festivais de música de Portugal: Festival do Sudoeste na Herdade da Casa Branca, que fica a 7 km no interior pela M502.

O mês mais quente é julho, tendo o seu período mais seco entre maio e setembro. Janeiro é o mês mais frio e chuvoso.

Praia da Zambujeira do Mar

  • Coordenadas: 37.522810, -8.787138

É cercada por falésias altas, donde aprecia um belo panorama do oceano, banhada por mar agitado – com boas condições para surf e bodyboard.

É uma praia com bandeira azul, boa estrutura de apoio balnear e serviço de salva-vidas sazonal. Não se esqueça do protetor solar.

No extremo norte, fica a Capela de Nossa Senhora do Mar quase empoleirada na falésia, com vista privilegiada da costa. A praia é popular no verão e facilmente fica lotada; nesse caso pode explorar as praias a norte ou a sul.

  • Coordenadas: 37.524564, -8.786894

Explore os restaurantes de gestão familiar no centro da localidade, sobretudo focados nos pratos de peixe fresco e frutos do mar.

  • Coordenadas: 37.524327, -8.785569

Tem uma boa opção na Marisqueira Costa Alentejana (rua João Pedro da Costa 15), uma experiência gastronómica deliciosa que nos deixa cheios, mas querendo mais.

No verão verá sinais de quartos para alugar, contudo, o melhor é reservar com alguma antecedência, especialmente em agosto. Se busca um parque de campismo, a 1 km do centro, tem o Camping Villa Park Zambujeira: com minimercado, lavandaria, café e piscina.

  • Coordenadas: 37.525815, -8.775456

É um parque higiénico, com algumas pequenas moradias (kitchenette equipada) a preços acessíveis.

Porém, o melhor alojamento fica a 6 km para norte. A Herdade do Touril remonta a 1826 e é ainda gerida pelos descendentes dos donos originais.

Pela fazenda estão espalhadas pequenas moradias, equipadas com tudo o que necessita para cozinhar. Fica a 6 km da Praia e do local do Festival do Sudoeste.

  • Coordenadas: 37.563376, -8.779007
1
2