Portugal Área Metropolitana de Lisboa Vila de Ericeira e Mafra

Vila de Ericeira e Mafra

Ericeira
Ericeira

De carro, a freguesia turística de Ericeira dista cerca de 45 minutos de Lisboa – pela autoestrada A21 via Mafra. O estacionamento é mais fácil perto do mercado ou no parque da Praça dos Navegantes.

Esta pequena freguesia do concelho de Mafra oferece um dos poucos portos naturais entre Cascais e Peniche. Durante o século XIX, barcos mercantes partiram a partir daqui para países tão distantes como Escócia ou Brasil onde existia uma colónia composta por pessoas de Ericeira.

No século XIX, a Ericeira era a 4º alfândega do Reino, a seguir a Lisboa, Porto e Setúbal. Os barcos de comércio da Ericeira mediam 20 metros de comprimento, com 3 ou 4 mastros de velas. Também foi a rota de fuga bem-sucedida do último monarca de Portugal, Dom Manuel II – “O Infeliz” – em 5 de outubro de 1910, a partir da praia dos pescadores.

O desenvolvimento da rede rodoviária, a partir dos anos 50, modificou o carácter do espaço, inicialmente porto de pesca e comercial alterou-se para um foco urbano dependente do turismo sazonal proveniente da área metropolitana de Lisboa.

Com efeito, nos meses mais quentes esta pequena vila fica lotada. Não obstante, consegue manter o seu espírito de lugar descontraído, de ruas estreitas com casas caiadas de branco. Praticamente todo o centro da vila é pedestre.

A bonita Praça da República marca o antigo centro da vila, rodeada de cafés e pastelarias; com um mercado por perto.

Praça da republica
Praça da republica
  • Coordenadas: 38.963481,-9.417213

Em baixo os pescadores trabalham no Porto de Pesca perto da capela caiada de Santo António (padroeiro dos pescadores portugueses), com uma praia junto ao porto, por vezes lotada, a Praia dos Pescadores.

  • Coordenadas: 38.964101,-9.418555

Foi no dia 5 de outubro de 1910, que chega a esta praia o jovem (20 anos) monarca português Dom Manuel II, e daqui foge, para o Reino Unido, à revolução republicana de Lisboa.

No seu alcance vinha um automóvel cheio de revolucionários munidos de carabinas e bombas, enfim, preparados para tudo caso tivessem alcançado-o a tempo…

Descedo para a costa as ruas guiam-no até à principal praia da vila, a Praia do Sul, também conhecida como Praia da Baleia, por aqui ter encalhado uma baleia – fins do século XIX.

Ericeira
Praia do Sul
  •  Coordenadas: 38.95876,-9.416245

É uma praia bastante frequentada, por encontrar-se no centro da vila, com parque de estacionamento. Quando há maré baixa também se forma uma pequena poça de água salgada, muito apreciado pelos mais pequenos. É uma praia vigiada.

Junto à praia do Sul avista o Hotel Vila Galé Ericeira (no Largo dos Navegantes), um hotel de 4 estrelas, com 2 piscinas, centro de bem estar (com sauna). Os quartos são quartos amplos, confortáveis, com varandas de grandes vistas para o oceano. Bom Pequeno-almoço.

  • Coordenadas: 38.960180, -9.417521

Na direção para Sul, meros 2 Km até Carvoeira, encontra outro extenso areal, a Praia Foz do Lizandro.

Praia Foz do Lisandro
Praia Foz do Lisandro
  • Coordenadas: 38.941822,-9.41586

É uma praia deslumbrante, de mar agitado de modo que também na mira dos praticantes de surf. Tem espaço para todos e com bom parque de estacionamento. A foz do rio ao pé da praia é um íman para os menores. Praia vigiada, com instalações balneares – boas esplanadas e bares na proximidade.

Praia do Norte
Praia do Norte
  • Coordenadas: 38.96718,-9.419934

A Praia do Norte, também conhecida por Praia do Algodio, fica a norte do porto de Ericeira – a 8 minutos de carro do centro de Ericeira.

É uma praia muito bonita, mas de mar agitado com o vento constante a soprar pelas areias. Não é tão frequentada como a Praia do Sul, mas é vigiada.

Praia de São Sebastião
Praia de São Sebastião
  • Coordenadas: 38.971289, -9.420508

A Praia de São Sebastião fica a uma caminhada de dez minutos da Praia do Norte. É uma praia sossegada, não vigiada, quase selvagem de pouca areia, se não estiver maré baixa, onde as ondas imperam – com um bom café na proximidade.

Praia de Ribeira d'Ilhas
Praia de Ribeira d’Ilhas
  • Coordenadas: 38.987806,-9.419277

Os Campeonatos Mundiais de Surf foram realizados aqui, na Praia de Ribeira d’Ilhas (2 km para norte da Praia de São Sebastião) – Ericeira foi nomeada uma Reserva Mundial de Surf em 2011; das melhores praias da Europa para este desporto.

A praia dista 4 km (5 minutos de carro) do centro da vila de Ericeira. Com parque de estacionamento e vigiada durante a época alta. Com um excelente mirante para desfrutar o pôr do sol.

Menos conhecida, a pequena e sossegada Praia dos Coxos fica a meros 5 minutos de carro (3 Km) para norte da Ribeira d’Ilhas. Com um pequeno café na proximidade é também procurada pelos surfistas pelas suas ondas – sem vigilância.

Praia dos Coxos
Praia dos Coxos
  • Coordenadas: 39.004335, -9.425495