Início Área Metropolitana de Lisboa

Vila de Ericeira e Mafra

Ericeira

Ericeira
Ericeira

A turística Ericeira dista 45 minutos de Lisboa (leia o que visitar em Lisboa). – pela autoestrada A21 via Mafra. Esta pequena freguesia de Mafra oferece dos poucos portos naturais entre Cascais e Peniche.

Durante o século XIX, barcos mercantes partiam daqui para países tão distantes como Escócia ou Brasil, onde havia uma colónia de pessoas da Ericeira.

No século XIX, era a 4.ª alfândega do reino a seguir a Lisboa, Porto e Setúbal. Os barcos de comércio da Ericeira mediam 20 metros de comprimento, com 3 ou 4 mastros de velas.

Foi a rota de fuga bem-sucedida do último monarca de Portugal, Dom Manuel II – “O Infeliz”.

O desenvolvimento da rede rodoviária nos anos 50 modificou o seu carácter. Inicialmente vivia do porto de pesca, mas alterou-se para um ambiente urbano dependente do turismo sazonal da área metropolitana de Lisboa.

Com efeito, nos meses mais quentes a vila fica lotada. Não obstante, tem sempre um espírito descontraído. Praticamente todo o centro da vila é pedestre: ruas estreitas de casas caiadas.

A bonita Praça da República marca o antigo centro, rodeada de cafés e pastelarias; com um mercado por perto.

Praça da republica
Praça da república

Em baixo, pescadores trabalham no Porto de Pesca, ao pé da pálida Capela de Santo António (padroeiro dos pescadores portugueses). Tem uma praia junto ao porto, por vezes lotada, conhecida por  Praia dos Pescadores (não se esqueça do protetor solar).

  • Coordenadas: 38.964101,-9.418555

No dia 5 de outubro de 1910, o jovem monarca português Dom Manuel II chega à praia – foge para o Reino Unido, com 20 anos.

Dom Manuel II e Praia dos Pescadores
Manuel II a caminho do iate real.

No seu alcance vem um automóvel cheio de revolucionários munidos de carabinas e bombas, enfim, preparados para tudo se o tivessem alcançado a tempo…

Dom Manuel II residiu no sudoeste de Londres (onde a mãe nasceu). Foi muito estimado pela comunidade local e tornou-se padrinho de várias crianças. Em 1932 doou uma janela para a Igreja de Saint James com o brasão da Casa de Bragança.

Manuel II
Manuel II, poucas horas antes da sua morte – Fulwell Park, 2 de julho de 1932




Praia do Sul

As ruas guiam-no até à principal praia da vila, Praia do Sul, também conhecida como Praia da Baleia, por aqui ter encalhado uma baleia – fins do século XIX.

Ericeira
Praia do Sul
  •  Coordenadas: 38.95876,-9.416245

É bastante frequentada, por encontrar-se no coração da vila. Na maré baixa forma-se uma pequena poça de água salgada, apreciada pelos pequenos. Com estacionamento.

  • Coordenadas: 38.960180, -9.417521

Junto à praia do Sul tem o Hotel Vila Galé Ericeira (4 estrelas) com 2 piscinas e centro de bem estar (com sauna).

Os quartos são quartos amplos, confortáveis, de varandas com grandes vistas. Bom Pequeno-almoço.

Para sul, 2 km tranquilos até Carvoeira, surge outro extenso areal, a Praia Foz do Lizandro.

Praia Foz do Lisandro
Praia Foz do Lisandro
  • Coordenadas: 38.941822,-9.41586

É deslumbrante, de mar agitado e na mira dos praticantes de surf. Tem espaço para todos e com estacionamento. A foz do rio ao pé da praia é um íman para as crianças. É vigiada, com instalações balneares – boas esplanadas e bares na proximidade.


Praia do Norte

Praia do Norte
Praia do Norte
  • Coordenadas: 38.96718,-9.419934

A Praia do Norte, conhecida por Praia do Algodio, é bonita, mas de mar agitado com o vento a soprar pelas areias.

Fica a norte do porto de Ericeira – a 10 minutos de carro do centro de Ericeira. Não é tão frequentada como a Praia do Sul, mas é vigiada.


Praia de São Sebastião

Praia de São Sebastião
Praia de São Sebastião
  • Coordenadas: 38.971289, -9.420508

A Praia de São Sebastião está a uma caminhada de 10 minutos. É sossegada, não vigiada, quase selvagem, rochosa, onde as ondas imperam – com bom café na proximidade.


Praia de Ribeira d’Ilhas

Praia de Ribeira d'Ilhas
Praia de Ribeira d’Ilhas
  • Coordenadas: 38.987806,-9.419277

Os Campeonatos Mundiais de Surf já foram realizados aqui, na Praia de Ribeira d’Ilhas (2 km para norte da Praia de São Sebastião) – Ericeira foi nomeada Reserva Mundial de Surf em 2011; e esta é das melhores da Europa para o desporto.

A praia dista 5 minutos de carro da vila de Ericeira. Com estacionamento e vigiada durante a época alta. Um excelente mirante para desfrutar o entardecer.

Praia dos Coxos
Praia dos Coxos
  • Coordenadas: 39.004335, -9.425495

Menos conhecida, a pequena e sossegada Praia dos Coxos fica a 5 minutos para norte. Com pequeno café na proximidade – sem vigilância.


Praia de São Lourenço

  • Coordenadas: 39.102965, -9.400688

A 5 km descobre a gloriosa Praia de São Lourenço escoltada pelo resistente Forte de Santa Susana (século XVII). É imensa, de mar mexido. De fácil acesso por passadiços de madeira e com espaço para estacionar.


Praia da Calada

  • Coordenadas:  39.032068, -9.418517

Há mais por conhecer, e a poucos quilómetros, descortina a sonolenta Praia da Calada. Com boa infraestrutura de apoio balnear: casas de banho e chuveiros na época de verão.


Praia da Foz do Sizandro Visitar Torres Vedras

É impossível resistir ao charme da Praia da Foz do Sizandro, a 15 km para norte pela N247, já no concelho de Torres Vedras. Acede-a por uma pequena ponte de madeira. É um vasto areal de mar agitado.

Mafra

Perto da Ericeira, Mafra é sinónimo de Palácio Nacional, construído pelo imprudente e extravagante rei Dom João V. Fica apenas a 10 km de Ericeira – uma pequena viagem da costa de Lisboa ou de Sintra (40 minutos).

Mosteiro Palácio Nacional de Mafra

  • Coordenadas: 38.936943, -9.327345

A construção do Mosteiro Palácio Nacional de Mafra começou em 1717, originalmente planeado para ser mosteiro franciscano homenageando o nascimento do 1.º filho do rei.

O reinado de D. João V coincide com a descoberta duma vasta riqueza em metais preciosos no Brasil. Isso muda tudo. Transfigura-se num palácio luxuoso, opulento, com centenas de monges a cuidar das almas reais.

É uma declaração de grandeza, concluída em 13 anos graças ao trabalho extenuante de milhares (centenas das quais morreram) – fachada de 200 metros de comprimento, 1200 quartos e 2 torres sobre a Basílica contendo 92 sinos.

Biblioteca do Palácio

Todos os quartos são recriações de quando João VI estrategicamente desloca-se para o Brasil (1808) face ao avanço napoleónico. Levou tesouros, obras de arte, mobílias e fundou a Biblioteca Real, a 1.ª Faculdade de Medicina e o 1.º Banco Central do Basil.

No entanto, há 1 importante peça original: a cama em que Manuel II dormiu na noite antes de partir.

Algumas salas podem ser chocantes, como a Sala dos Troféus. O grande destaque é a luminosa biblioteca, estupendamente decorada com 90 metros de comprimento e cerca de 40 000 livros. É magnífica.

Tapada Nacional de Mafra

Tapada Nacional de Mafra
Tapada Nacional de Mafra
  • Coordenadas: 38.964688,-9.302743

A escassos quilómetros, para norte na estrada para Gradil, descobre a Tapada de Mafra, outrora extensas áreas de caça do palácio. O parque é murado com javalis e veados. É ótima para caminhadas com trilhos para bicicleta de montanha.

Aldeia Típica

Vila Típica
  • Coordenadas: 38.959784,-9.353904

No caminho para a Ericeira, na pequena aldeia de Sobreiro, descobre a vila de artesanato Aldeia Típica, criada pelo artista José Franco.

Dê um volta nas oficinas e moinhos tradicionais – exibe móveis e artefactos recolhidos ao longo de muitos anos. A adega é um bom lugar para almoçar, servindo vinho local e refeições a preços moderados.