Início Portugal Área Metropolitana de Lisboa Costa e Serra da Arrábida

Costa e Serra da Arrábida

 

 

O Parque Natural da Serra da Arrábida é mágico – começa no Cabo Espichel e corre até ao rochedo de Palmela, sempre à beira do atlântico. É um passeio que nunca cansa com encantos de natureza, históricos e arqueológicos.

A baía de Setúbal, lar duma comunidade de animados golfinhos, nos revela praias idílicas e, a cada passo, momentos de admiração. No passado, era protegida por um sistema de fortes – muitos foram convertidos em museus, pousadas e um até em hospital.

Desde tempos imemoriais foi um lugar abençoado. No mundo islâmico, eremitas viviam aqui em aperfeiçoamento espiritual e, simultaneamente, vigiavam a fronteira – é desse tempo que vem o nome Arrábida (رباط – ribāṭ – posto avançado da fronteira).

 

Cabo Espichel

  • Coordenadas: 38.415535, -9.216356

No canto sudoeste de Sesimbra fica o Cabo Espichel, donde emerge o Farol do Cabo Espichel, edificado no século XVIII, alimentado a azeite (só no princípio do século XX foi eletrificado) ao pé da falésia vertiginosa que desce sobre as ondas.

Por perto, descortina o curioso monumento Santuário da Nossa Senhora do Cabo, ladeado por casinhas para os peregrinos, (século XVII, XVIII do tempo de Dom João V).

  • Coordenadas: 38.420171, -9.215639

Em séculos passados, havia uma lenda sobre pegadas da mula que transportava Nossa Senhora. Na descida duma falésia há de fato pegadas dum animal; de dinossauros. Os azulejos no interior da Ermida da Memória narram esta lenda.

  • Coordenadas: 38.420893, -9.216410

A lenda funde-se com o culto da Nossa Senhora do Cabo cuja imagem fica no interior do templo do Santuário. A invasão francesa e a extinção das ordens religiosas (século XIX) levaram ao declínio do culto que existia antes do santuário.

  • Coordenadas: 38.454139, -9.123395

Se deslocar-se 10 km para este descobre a Pedreira do Avelino, que nos revela pegadas dum grupo de dinossauros herbívoros, com longa cauda e pescoço – com mais de 150 milhões de anos.

 

Sesimbra

  • Coordenadas: 38.452622, -9.106927

De carro o Castelo de Sesimbra fica a 5 minutos da Pedreira do Avelino e albergou, até aos inícios do século XVI, a primitiva vila. Grande parte está em ruínas, mas a vista é impressionante.

Remonta ao século IX, de origem moura, e é das mais importantes estruturas defensivas da Arrábida. Foi conquistado por Dom Afonso Henriques, século XII, restaurado no século XIII e confiado aos cavaleiros de Santiago: eram súper bem treinados e aguerridos.

Cavaleiro de Santiago
Cavaleiro de Santiago

No interior das muralhas do castelo habita uma igreja revestida com azulejos do final século XVII.

Daqui é uma descida rápida até ao centro de Sesimbra que se tornou, para os lisboetas, uma escapadela pitoresca com peixe fantástico e areal amplo.

  • Coordenadas: 38.442827, -9.100919

A Fortaleza de Santiago (século XVII) divide o areal em 2 belas praias – a artilharia no castelo não teria o alcance desejado e fez-se este belíssimo forte junto à costa.

Para este fica a Praia da Califórnia (olhando para o mar é o seu lado esquerdo), e para oeste a Praia do Ouro culmina num quebra-mar – não se esqueça do protetor solar.

Ambas são deliciosas, vigiadas, seduzem o turista mais exigente com boa infraestrutura balnear – enfim, tudo o que precisa para passar uma ótima tarde.

Impercetível, para quase todos, os golfinhos fazem o seu dia ocasionalmente subindo à superfície para oxigénio ou para momentos de recreação.

Golfinhos em Sesimbra

Grande parte da atmosfera é ainda de vila de pescadores:  a base alimentar é o peixe e as suas igrejas, no fim de semana, ainda atraem fiéis.

Por detrás do areal, tranquilos 300 metros, no Largo Anselmo Braancamp avista o simpático Casa Mateus – produtos de qualidade culminam numa refeição maravilhosa que nos deixa cheios, mas querendo mais.

  • Coordenadas: 38.443113, -9.099607

Se procura alojamento na vila, bem perto da Praia da Califórnia tem o Sesimbra Hotel & Spa (praça da Califórnia) de 4 estrelas.

  • Coordenadas: 38.442884, -9.096221

Com uma magnífica localização, três piscinas, spa e restaurante. Os quartos, com varanda, são espaçosos, limpos, e o pequeno-almoço é muito bom.

Uma praia de Sesimbra ganhou imensa notoriedade: a idílica Praia do Ribeiro do Cavalo, flanqueada pelas altivas falésias beijada por um mar sereno de cor turquesa.

  • Coordenadas: 38.435180, -9.126266

Apanhe a poeirenta estrada de terra batida junto ao Porto de Abrigo e continue, por 5 minutos, até a uma curva com vários carros estacionados. Aqui descobre o trilho que o leva até à praia que foi, por décadas, uma joia bem guardada.