Portugal Área Metropolitana de Lisboa Costa e Serra da Arrábida

Costa e Serra da Arrábida

O Parque Natural da Serra da Arrábida é um lugar mágico – começa no Cabo Espichel e corre até ao rochedo de Palmela, sempre à beira do atlântico. É um passeio que nunca cansa com diversos motivos de encanto: de natureza, históricos e arqueológicos.

A cada passo a paisagem invade-nos com oportunidades para deixar o carro e absorver a atmosfera ímpar: a baía de Setúbal nos revela praias paradisíacas e é o lar duma comunidade de golfinhos animados que podem ser observados em passeios de barco.

No passado, ao longo da costa houve um importante sistema defensivo que protegia Arrábida da cobiça alheia – muitos foram convertidos em Museus, Pousadas e um até em hospital.

Para o interior, descobre um não mais acabar de verde donde brota o Convento de Santa Maria da Arrábida. A eleição da Arrábida, como lugar sagrado, remonta a tempos imemoriais.

Já no tempo da ocupação islâmica, eremitas viviam em grutas, procurando aperfeiçoamento espiritual e, simultaneamente, vigiavam as fronteiras do Islão – é desse tempo que vem o nome Arrábida (رباط – ribāṭ – posto avançado da fronteira).

 

  • Coordenadas: 38.415535, -9.216356

No canto sudoeste de Sesimbra fica o Cabo Espichel, donde avista a falésia vertiginosa a descer sobre as ondas. Junto à falésia emerge o Farol do Cabo Espichel, edificado no século XVIII, alimentado a azeite (só no princípio do século XX foi eletrificado) a 200 metros acima do nível do mar.

Por perto, descortina o curioso monumento Santuário da Nossa Senhora do Cabo, ladeado por casinhas para os peregrinos, (século XVII, XVIII do tempo de Dom João V) – o santuário nasce duma lenda antiga.

  • Coordenadas: 38.420171, -9.215639

Em séculos passados, havia a lenda que haviam umas pegadas da mula que transportava a nossa senhora que passou por aqui. Na descida duma falésia há de fato pegadas dum animal; são pegadas de dinossauro. Os azulejos no interior da Ermida da Memória narram a lenda.

  • Coordenadas: 38.420893, -9.216410

Da lenda surge o culto da Nossa Senhora do Cabo cuja imagem fica no interior do templo do Santuário. A invasão francesa e a extinção das ordens religiosas (século XIX) levaram ao declínio do culto que existia antes da criação do santuário.

  • Coordenadas: 38.454139, -9.123395

Se deslocar-se 10 km para este, calmamente chega à Pedreira do Avelino, que nos revela pegadas com mais de 150 milhões de anos, dum grupo de dinossauros herbívoros, com uma longa cauda e pescoço.

 

  • Coordenadas: 38.452622, -9.106927

O Castelo de Sesimbra fica a 5 minutos de carro da Pedreira do Avelino e albergou, até aos inícios do século XVI, a primitiva vila. Grande parte está em ruínas, mas a vista da vila e das colinas é impressionante.

É de origem islâmica, remonta ao século IX, das mais importantes estruturas defensivas da Arrábida, que evitava o desembarque fácil na baía.

Foi conquistado por Dom Afonso Henriques no século XII, restaurado no século XIII e doado aos cavaleiros de Santiago: eram muito bem treinados, aguerridos e com uma importante cavalaria.

Cavaleiro de Santiago
Cavaleiro de Santiago

No interior das muralhas do castelo habita uma igreja com maravilhosos painéis de azulejo do final século XVII.

É uma descida rápida até ao centro de Sesimbra, que fica a 40 km de Lisboa e tornou-se para os lisboetas uma saída rápida para um lugar pitoresco, com peixe fantástico e areal amplo.

  • Coordenadas: 38.442827, -9.100919

Grande parte da atmosfera de Sesimbra é ainda de vila de pescadores. As suas igrejas, no fim de semana, estão regularmente cheias de fiéis e o peixe é a base alimentar.

A Fortaleza de Santiago (século XVII) divide o areal em duas belas praias: para este a Praia da Califórnia (olhando para o mar é o seu lado esquerdo), e para oeste a Praia do Ouro que culmina num quebra-mar perto do Porto de Abrigo.

No século XVII, a artilharia no Castelo não teria o alcance desejado e assim fez-se este belíssimo forte junto à costa. Ambas praias são deliciosas, vigiadas, que cativa o turista mais exigente, com espaço de estacionamento e uma boa infraestrutura de apoio balnear – enfim, tudo o que precisa para passar um ótimo acompanhado por quem mais gosta.

Golfinhos em Sesimbra

Impercetível para quase todos que se banham no areal, golfinhos fazem o seu dia a dia por entre a riqueza do mar, subindo à superfície para oxigénio ou para momentos de recreação.

  • Coordenadas: 38.443113, -9.099607

Por detrás do areal, tranquilos 300 metros, no Largo Anselmo Braancamp verá o simpático restaurante Casa Mateus, boa ementa e produtos de qualidade que culminam numa refeição maravilhosa que nos deixa cheios, mas querendo mais.

Se procura alojamento na vila, bem perto da Praia da Califórnia tem o Sesimbra Hotel & Spa (praça da Califórnia) de 4 estrelas.

  • Coordenadas: 38.442884, -9.096221

Com uma magnífica localização, três piscinas, spa e restaurante. Os quartos, com varanda, são espaçosos, limpos, e o pequeno-almoço é muito bom.

Uma praia de Sesimbra que ganhou imensa notoriedade é a idílica Praia do Ribeiro do Cavalo, flanqueada pelas altivas falésias com um mar sereno de cor turquesa.

  • Coordenadas: 38.435180, -9.126266

Apanhe a estrada de terra batida perto do Porto de Abrigo e continue, por 5 minutos, até chegar a uma curva que tem vários carros estacionados. Verá o trilho que o leva até à praia que foi, por décadas, um segredo bem guardado.