Início A Oeste de Faro

Serra de Monchique

A serra carrega o peso dos incêndios no verão, mas recupera rapidamente e é um espaço ideal para caminhadas num mar de montanhas no Algarve (leia visitar o Algarve), a poucos quilómetros do atlântico.

Ciclistas e condutores têm a opção de cortar pela serra (pela N267) até à costa do Algarve ocidental, atravessando a pequena aldeia de Marmelete e continuando para Aljezur. É uma rota bonita de campo, colinas e florestas.

Autocarros partem de Portimão para a viagem de 24 km para norte, passando pela vila Monchique e Caldas de Monchique.

Igreja da Matriz de Monchique 

No centro, encontra a elegante Igreja da Matriz de Monchique (século XV). Reparem no magnífico pórtico manuelino.

  • Coordenadas: 37.3189015,-8.5578719

O pórtico sul é igualmente manuelino, do tempo do Rei Dom Manuel que sucede a Dom João II. Junto à igreja fica o Museu de Arte Sacra.

Caldas de Monchique

  • Coordenadas: 37.283981,-8.554109

O povoamento fica a 20 km de Portimão, e a 10 minutos de Monchique (pela N266). Chega ao centro por uma rua lateral junto à estrada principal.

Descendo a colina verá, do lado esquerdo, a praça arborizada e as janelas mouras do antigo casino – agora salão de exposições.

Situada numa ravina cercada por bosques, a tranquila Caldas de Monchique é um spa desde os tempos romanos. Em 1495, Dom João II deliciou-se nas suas águas (morreu depois em Alvor). A tranquilidade só é interrompida por autocarros.

No século XIX, tornou-se num dos resorts favoritos da burguesia espanhola. Em 2000, praticamente toda a aldeia foi comprada pela Monchique Termas, que restaurou os edifícios à volta da praça principal, revitalizando cafés e o comércio. Transformaram-na numa aldeia turística.

Passe pelo renovado Hotel Termal – Villa termal Monchique e pelos jardins bem cuidados – com vários tratamentos de água no piso térreo do moderno hotel.

  • Coordinates: 37.285274,-8.553686

Terá acesso à sauna, banho turco, ginásio e à piscina. Subindo do spa, senta-se sob as gigantes árvores de eucalipto – local maravilhoso para um piquenique.

Por perto há uma estalagem, a simpática Albergaria do Lageado, com boa piscina e restaurante. Os quartos são espaçosos.

  • Coordenadas: 37.286001,-8.553095

O melhor alojamento fica a 10 minutos de carro, para sul de Caldas de Monchique, o moderno Monchique Resort – Activities Included, de 5 estrelas, com ginásio, piscina interior (e exterior), spa e sauna – Ótimo pequeno-almoço.

  • Coordinates: 37.279189, -8.551321

As suites são espaçosas e decoradas com bom gosto: com 2 casas de banho e varanda. Para comer em Caldas de Monchique, o lugar óbvio (mas caro) é o Restaurante 1692.

Para petiscar algo simples: a 20 metros encontra O Tasco. As especialidades incluem pão com carne ou salsicha, cozido no tradicional forno exterior – fecha às 7 da tarde.

Picota

View of Mount Picota
  • Coordenadas: 37.3076562,-8.531596

A 20 minutos de carro para norte, pela N266, chega ao encantador monte Picota, o 2.º ponto mais alto na Serra de Monchique, que nos recompensa com vistas deslumbrantes.

Resulta da erupção rochosa de sienito nefelínico – parece granito conhecido como foiaíto. É uma pedra muito dura que também existe no monte da Fóia. A Serra de Monchique é dos mais importantes maciços ígneos alcalinos na Europa.

Fóia

Fóia
  • Coordenadas: 37.314816,-8.596205

Fóia, a 8 km oeste de Monchique, é o monte mais alto da serra. Vai precisar de transporte próprio para chegar aqui.

Venha da manhã se puder e num dia claro delicia-se com a vista panorâmica; PortimãoLagos, a Barragem da Bravura, e a oeste o Cabo de São Vicente.

Estalagem Abrigo da Montanha

  • Coordenadas: 37.310307,-8.570021

A altiva Estalagem Abrigo da Montanha, de 4 estrelas, fica a um par de quilómetros de Monchique (Estrada da Foia). Com belo jardim, piscina e uma sala de refeições.

Na mesma estrada, 5 km, a Quinta de São Bento tem 5 quartos recheados com antiguidades numa propriedade dos antigos monarcas de Portugal (família Bragança)

É dos melhores lugares nesta parte do Algarve para saborear comida de grande qualidade – com várias receitas tradicionais (o restaurante está fechado na segunda).

 

O que ver Perto da Serra de Monchique:

Para sudeste surge Carvoeiro a meia hora de carro (pela N266 e A22). Portimão e Lagos dista 35 minutos. O aeroporto de Faro fica a 50 minutos (pela A22).

Aljezur fica a 40 minutos para oeste. 

O que visitar em Carvoeiro Portugal

Cortada por falésias a pequena estância de Carvoeiro foi outrora uma vila de pescadores, mas agora a sua pequena enseada da praia...

O que visitar em Portimão Portugal

Portimão é a segunda maior cidade do Algarve, situada no estuário do Rio Arade, nos tempos pré-romanos tinha na pesca a sua principal actividade...

O que visitar em Lagos Portugal

Lagos é uma das cidades mais atraentes do Algarve, o seu centro histórico em grande parte do século XIV, na foz da Ribeira de Bensafrim. Foi a partir daqui

Visitar Aljezur

O centro histórico espalha-se para além da ponte sobre o rio Aljezur, com uma rede de ruas estreitas através de casas caiadas de branco até aos restos de um castelo...

Mais Artigos Sobre Algarve: