Arraiolos é uma vila encantadora localizada no Alentejo, Portugal. É um povoamento bonito de casas caiadas, belas igrejas e, no topo, um castelo do século XIV – dos poucos com planta circular. Estamos a 21 km norte de Évora.
Temos um belo panorama do Castelo da vila, onde encontramos a Igreja do Salvador, interessante construção do século XVI protegida pelas muralhas.
No magnífico Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, aprendemos sobre a arte da confeção de tapetes. São soberbos tapetes feitos à mão desde o século XIII, valorizados por séculos e decoram os interiores dos melhores palácios em Portugal – criações exuberantes penduradas nas paredes do Palácio de Queluz, perto de Lisboa e Sintra.
A Igreja da Misericórdia de Arraiolos é lindíssima por dentro, assim como o Convento dos Loios, que hoje é uma pousada.
Há várias formas de visitar Arraiolos, incluindo excursões em autocarro. Uma excursão vinícola Alentejana partindo de Évora é uma ótima opção para os amantes de vinhos.
É possível também fazer uma excursão de dia inteiro saindo de Lisboa, que inclui uma visita à Évora e Arraiolos.
- Coordenadas: 38.72321,-7.987751
Quanto Visitar Arraiolos
É melhor visitar na primavera, final do verão e início do outono, quando a temperatura ronda os 20 ºC e os 30 ºC . e o número de visitantes é menor.
No outono, as vinhas e oliveiras estão carregadas de frutos, as folhas mudam de cor. A época mais quente do ano é geralmente do início a meados de agosto.
Castelo de Arraiolos



- Coordenadas: 38.725205, -7.987772
Muito antes dos tapetes, havia o imponente Castelo de Arraiolos. A construção foi ordenada no século XIV, pelo Dom Dinis, com a grande muralha circular que abraçava o povoado dos moradores que cultivavam vinhas.
No Paço, vivia o Conde de Arraiolos e mais tarde o Condestável Nuno Álvares Pereira – daqui partiram muitas expedições contra as forças de Castela.
Ver a Igreja do Salvador



- Coordenadas: 38.725768, -7.988035
O templo mais antigo de Arraiolos fica nas muralhas, a pequena Igreja do Salvador, que começou por ser uma igreja românica no século XIII (tempo de Dom Afonso II) – Arraiolos nem tinha muralhas nesta altura.
A igreja é transformada no século XVI, e o Salvador (Jesus Cristo) é representado de forma dramática na figura do Senhor Jesus dos Passos.
Visitar greja Nossa Senhora dos Mártires

- Coordenadas: 38.723208, -7.988085
Descer o Castelo até à Igreja Nossa Senhora dos Mártires leva 5 minutos. O templo em estilo barroco-rococó foi erguido no século XVIII. Abre ao domingo depois das dez e meia da manhã.
Ver Igreja da Misericórdia


- Coordenadas: 38.725049, -7.984697
O outro templo de Arraiolos fica a escassa distância, a Igreja da Misericórdia (século XVI), no centro da vila, em estilo barroco. O interior é revestido de painéis de azulejos do século XVIII.
A 100 metros da igreja, fica a elegante Praça do Município, o lugar para descansar numa refrescante esplanada. Já depois do ano 2000, fizeram o pavimento e descobriram buracos profundos – calculou-se que seriam perto de 150.
Era um complexo tintureiro muçulmano, para o tingimento de lãs que remonta ao século XIII – nos recorda a estrutura ainda em funcionamento na Medina de Fez (Marrocos). As câmaras estão preservadas sob o vidro na Praça do Município.

- Coordenadas: 38.725319, -7.984775
Também na Praça descobre o manuelino Pelourinho de Arraiolos (século XVI), coluna de mármore branco de Estremoz, assume-se que na sequência do segundo foral de Arraiolos.

- Coordenadas: 38.725771, -7.984328
Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, O que Fazer



- Coordenadas: 38.725820, -7.984422
Mesmo ao lado do Pelourinho, tem o Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos. Situa-se no antigo Hospital do Espírito Santo (fins do século XVI, ainda mantém a sua porta manuelina).
É o espaço para aprender a história dos tapetes de Arraiolos e conhecer este valioso património que remonta ao século XVII.
São inspirados pelos tapetes do império islâmico, sobretudo persas (Irão), mas também pelos padrões geométricos do império otomano (Turquia) – século XV e XVI. Os tapetes orientais não eram, intencionalmente, simétricos – na sua visão só Deus (Alá) é perfeito.
Ora, aqui não havia esta tradição e os de Arraiolos sempre visaram a simetria. No século XVII tinham cores ousadas, um encarnado vistoso (os do século XX têm cores mais suaves).
Para os entusiastas de tapeçaria, Arraiolos é um sonho: os melhores são caros, mas muito menos que noutros lugares de similar qualidade.
Onde Ficar – Convento de Lóios



- Coordenadas:38.73175,-7.98925
O local donde ficava o palácio do 1.º Conde de Arraiolos foi doado e configurado como Convento de Lóios instituído no século XVI. A bonita porta é obra do Rei Dom João III, mas o belo claustro é erguido pelo 4.º Duque de Bragança – renascimento já tardio.
Durante muito tempo esteve abandonado, mas foi requalificado como Pousada da Nossa Senhora da Assunção. Os visitantes são tentados a ficar mais tempo – fica cerca de 1 km a norte da vila.



Descubra o Monte da Ravasqueira, Arraiolos
Do centro da vila ao fascinante Monte da Ravasqueira são 10 minutos (pela N370). É um belo espaço, da família José de Mello, com cerca de 3 000 hectares e de grandes vistas sobre as vinhas.





- Coordenadas: 38.746459, -8.007845
Pode visitar a Adega e degustar os vinhos que mais aprecia. Visite o interessante museu de coches do monte.
O que fazer – Monte Selvagem (Montemor-o-Novo)






- Coordenadas: 38.800191, -8.305679
A meia hora pela Estrada Nacional 2, para nordeste, não tarda a ver o deslumbrante Monte Selvagem: parque de aventuras e pequena reserva animal (20 hectares) com cerca 400 animais de 75 espécies diferentes – fica a 5 km da freguesia de Lavre (Montemor-o-Novo).
Por menos de €15 tem muita animação para as crianças: para além dos animais, descobre baloiços gigantes, trampolins, enfim, muita diversão. Despede-se amando a experiência e com a promessa de voltar.
O que visitar perto:
Para sudoeste tem Montemor-O-Novo (20 minutos pela N4), Évora para sul (20 minutos pela R114-4 e N370). Setúbal dista 1 hora de Arraiolos (pela N6). Estremoz fica a 40 minutos (para nordeste pela N4), e Vila Viçosa a 1 hora de carro (pela N4).