Início A Oeste de Faro

Silves (Algarve)

O anel avermelhado das muralhas eleva-se gradualmente à medida que se aproxima no interior do Algarve (leia visitar o Algarve). No centro, animados cafés e fontes se agrupam em torno dum pátio, Portas da Cidade de Silves, com mesas ao ar livre.

É encantador, por certo vibrante quando ocorre a Feira Medieval, geralmente em agosto.

Portas da Cidade de Silves
Portas da Cidade de Silves

É encantador, por certo vibrante quando ocorre a Feira Medieval, geralmente em agosto.

A 18 km de Portimão, As-Shilb foi a capital da Gharb Al-Andalus por 500 anos – Silves seguramente merece a sua atenção. Sob o domínio muçulmano, foi lugar de grandeza comercial e artística – como tal de cobiça entre líderes islâmicos.

Castelo de Silves

O imponente Castelo sarraceno de Silves (século VIII), sobre o rio Arade, é o maior no Algarve e dos mais antigos em Portugal.

  • Coordenadas: 37.190477,-8.437939

Por aqui passaram importantes líderes islâmicos e certos habitantes eram árabes de Yemen; na altura das culturas mais civilizadas com muitos poetas.

Entrada no Castelo de Silves com a Estátuda do Sancho I
Entrada no Castelo de Silves com a Estátuda do Sancho I

O Maomé Ibne Abade Almutâmide nasceu em Beja (século XI) e ganha experiência militar em Silves. Comanda o exército com apenas 13 anos e conquistará Valência e Córdoba (Espanha).

Afonso VI de Castela testa a sua capacidade militar sendo derrotado na batalha de Sagrajas (ou Zalacas). Al Andaluz era um mundo ímpar e sob o califado de Córdoba floresce a civilização rica em palácios.

representação duma cidade estado da Al Andaluz

As cidades-estados, atacadas por cristãos do norte, pedem ajuda aos Almorávidas.

Com raízes no Saara e uma visão estrita do Islão, os Almorávidas dominaram clãs berberes, vendo-os como heréticos devido às tradições.

imagem representativa do Almorávida
Almorávida

Ao chegarem a Al Andaluz, desapontam-se com a “dedicação” religiosa e destronam os líderes muçulmanos.

No século XII, o silvense Ibn Quasî, mestre Sufi, contrapõe o fundamentalismo islâmico e funda cavaleiros defensores dos vulneráveis, destacando-se pela benevolência.

Estátua Equestre de Ibn Quasî, em Mértola
Estátua Equestre de Ibn Quasî, em Mértola

Conquista a sua terra natal (Silves), Mértola e Huelva (Espanha) aos Almorávidas. Beja e Évora juntam-se pacificamente, pois é justo nos impostos, afamado por multiplicar a riqueza dos residentes.

Na mesma altura, o 1.º rei português, Dom Afonso Henriques, segue uma linha espiritual do cristianismo, seguramente influenciado pelos templários. Tornam-se amigos e uma aliança é criada – selada com a oferta dum anel, lança e cavalo.

Dom Afonso Henriques
Dom Afonso Henriques

Por isto, Ibn Qasî é assassinado pelos Almóadas que usam simbolicamente a lança oferecida por Henriques para mostrar a sua cabeça aos locais.

Os Almóadas tinham no seu “DNA” a Cordilheira de Atlas (partes de Marrocos, Argélia e Tunísia). Após conquistaram a capital dos Almorávidas (Marraquexe), são a nova potência militar.

Com o assassinato Ibn Quasî, o filho de Henrique (Sancho I) chega a Silves com o seu exército e cruzados estrangeiros que cheiram um bom saque antes da viagem para a Terra Santa (III Cruzada).

Após meses de cerco, Sancho I negoceia a rendição de Silves com garantias de segurança. Contudo, mal os portões abrem os cruzados saqueiam e matam milhares: incluindo judeus e cristãos.

A notícia chega ao centro do império almóada e o califa Abu Yusef Yacoub IbnYusuf Al-Mansour (Almançor para os portugueses) aponta o seu exército a Silves. Recupera terras e não esconde o seu desejo por Santarém.

Abu Yusef Yacoub IbnYusuf Al-Mansour
Abu Yusef Yacoub IbnYusuf Al-Mansour

Décadas antes, o seu pai falecera em Santarém, vítima duma seta do exército liderado por Henriques; os melhores besteiros portugueses, mesmo a 150 metros, eram mortíferos.

Assim, Al-Mansour marcha invicto até à recém-fortificada Tomar; lar dum dos favoritos cavaleiros do falecido Dom Afonso Henriques – Gualdim Pais perto dos 70 anos e o 3.º mestre dos Templários.

Com muito sacrifício, Gualdim Pais trava o ímpeto almóada com cerca de 3 centenas de templários treinados a seu gosto.

Representação de Gualdim Pais
Gualdim Pais

Incrédulo, Almançor vê-se forçado a acordar tréguas e mantém as suas conquistas a sul do Tejo.

Gualdim morrerá 5 anos depois (1195), ano em que Almançor derrota o exército de Castela (Espanha) na batalha de Alarcos. Castela levará 2 décadas a recuperar, mas com apoio de Portugal derrota os almóadas na batalha de Navas de Tolosa.

Al-Andalus deteriora-se e o barcelense Dom Paio Peres Correia, da ordem de Santiago, aproveita para conquistar o Alentejo e Algarve.

O que é certo é que, nas mãos dos cristãos, Silves nunca mais teve o mesmo brilho e à medida que o rio seca a cidade perde importância.

Sé Catedral de Silves

  • Coordenadas: 37.189990, -8.438813

Logo abaixo do castelo está a antiga Sé Catedral de Silves, no local da anterior mesquita, construída no século XIII-XV, com interior gótico e abóbadas elegantes.

No fim do século XV, dom João II morreu aqui perto (Alvor), e seu corpo sepultado na capela-mor (recordado nas inscrições da capela).

  • Coordenadas: 37.194402, -8.432300

A Cruz de Portugal, fora do centro da cidade, marca este episódio. O seu corpo foi trasladado para o Mosteiro da Batalha.

Museu Municipal de Arqueologia de Silves

O Museu Municipal de Arqueologia de Silves é magnífico. Encostado à antiga muralha árabe, desenvolve-se à volta dum extraordinário monumento, a cisterna árabe – 18 metros de profundidade com uma escada em espiral para as profundezas.

  • Coordenadas: 37.188972, -8.438980

O museu começa no início pré-histórico, mas concentra-se no período almóada (séculos XII e XIII).

No seio da cidade o requintado Café Inglês, é uma casa elegantemente restaurada que vende deliciosos petiscos caseiros, gelados, bem como refeições.

  • Coordenadas: 37.189936,-8.438167

Também recomendado, mas mais caro, a acolhedora Marisqueira Rui, Rua Comendador Vilarinho, é dos melhores restaurantes de peixe e frutos do mar no Algarve.

Casa Velha, na Rua 25 de Abril 13, é animada com preços moderados.

  • Coordenadas: 37.187334,-8.433984

Se quer ficar mais dum dia, uma boa opção é o cómodo Hotel Colina dos Mouros (3 estrelas) perto da ponte medieval. Com piscina exterior e quartos de amplas vistas para a cidade.

  • Coordenadas: 37.213028,-8.389059

Se busca tranquilidade rural, tem a bela Quinta do Rio no Sítio São Estevão, a 5 km (10 minutos de carro pela N124). Com 6 quartos e terraços sombreados de frente para pomares.

Barragem do Arade

Barragem do Arade
Barragem do Arade
  • Coordenadas: 37.244667,-8.389222

A 8 km de Silves (15 minutos de carro pela EM124-3 e N124 para nordeste) a belíssima Barragem do Arade é uma ótima excursão complementada por um piquenique. É das principais fontes de água na região por entre colinas arborizadas que atrai aves migratórias.

Há um café, Coutada, que organiza passeios de barco para uma ilhota; a taxa cobre a viagem de regresso – também contrata jet skis no café.

Quinta de Mata-Mouros (Convento do Paraíso)

  • Coordenadas: 37.181471, -8.449183

O Algarve tem uma grande história de vinicultura. Os dias quentes fazem com que as uvas amadurecem completamente e tornam-se frutadas. Porém, à medida que o turismo floresceu, a produção decresceu. Ainda assim, há vários produtos de qualidade.

A 10 minutos de carro, para sudeste, descobre uma esplêndida quinta – mais de 100 hectares no antigo Convento da Nossa Senhora do Paraíso (século XII). Uma visita guiada explica o processo da produção de vinhos.

Não se tem a certeza do seu nome peculiar – pode ser o local donde se reuniram tropas da reconquista cristã ou o local duma mata que pertencia aos mouros.

Silves Golf Course

  • Coordenadas: 37.165894, -8.424459

A 10 minutos para sudeste, encontra o Silves Golf Course, de 18 buracos Par 70, inaugurado em 2006.

É adequado para todos os tipos jogadores. Oferece vistas espetaculares sobre a montanha, vista de palmeiras e olivais. O buraco 13 (par 5) tem uma vista deslumbrante sobre o lago rodeado de palmeiras.

Quinta do Francês

  • Coordenadas: 37.216893, -8.509025

Na propriedade familiar Quinta do Francês, 20 minutos para noroeste, pode conhecer as suas adegas e provar os vinhos e tapas.

Quinta dos Vales Wine Estate

  • Coordenadas:37.149706, -8.476469

A 15 minutos de Silves, para sudeste pela Estrada Intermunicipal Estômbar Silves, descortina a gloriosa Quinta dos Vales Wine Estate. Ganhou mais prémios que qualquer outra adega no Algarve.

A qualquer altura dá um passeio no jardim e prova os premiados vinhos. Pode alojar-se na charmosa quinta (pequenos apartamentos e 1 villa de 6 quartos com piscina).

Por perto tem as praias de Carvoeiro, Armação de Pêra, Portimão e centros comerciais a 15 minutos. O animado parque aquático Slide & Splash fica a 5 minutos de carro – não se esqueça do protetor solar.

  • Coordenadas: 37.139308,-8.473344

O que visitar perto de Silves:

As praias da Armação de Pêra distam a 20 minutos para sudeste pela A22.

Para sul tem as praias de Carvoeiro (20 minutos) pela N124-1. Portimão está a 25 minutos pela A22. Chega ao aeroporto de Faro em 40 minutos.

Mapa do que visitar perto de silves

A Serra de Monchique, para noroeste, fica a 35 minutos.

Mais Artigos Sobre O Algarve: