Home A Oeste de Faro Silves (Algarve)

Silves (Algarve)

O anel avermelhado das muralhas eleva-se gradualmente à medida que se aproxima. No centro, animados cafés e fontes se agrupam em torno dum pátio, Portas da Cidade de Silves, com mesas ao ar livre.

Portas da Cidade de Silves

É encantador, por certo vibrante quando ocorre a Feira Medieval, geralmente em agosto.

A 18 km de Portimão, As-Shilb foi a capital da Gharb Al-Andalus por 500 anos – Silves seguramente merece a sua atenção. Sob o domínio muçulmano, foi lugar de grandeza comercial e artística – como tal de cobiça entre líderes islâmicos.

Castelo de Silves

O imponente Castelo sarraceno de Silves (século VIII), sobre o rio Arade, é o maior no Algarve e dos mais antigos em Portugal.

  • Coordenadas: 37.190477,-8.437939

Por aqui passaram importantes líderes islâmicos e certos habitantes eram árabes de Yemen; na altura das culturas mais civilizadas com muitos poetas.

Entrada no Castelo de Silves com a Estátuda do Sancho I

O Maomé Ibne Abade Almutâmide nasceu em Beja (século XI) e ganha experiência militar em Silves. Comanda o exército com apenas 13 anos e conquistará Valência e Córdoba (Espanha).

Afonso VI de Castela testa a sua capacidade militar sendo derrotado na batalha de Sagrajas (ou Zalacas). Al Andaluz era um mundo ímpar e sob o califado de Córdoba floresce a civilização rica em palácios.

Este mundo, dividido em cidades-estados, é atacado pelos exércitos dos cristãos do norte. Deste modo, pedem assistência aos Almorávidas.

Os Almorávidas tinham no seu “DNA” o deserto do Saara e uma visão rígida do Islão. Subjugaram os clãs berberes no norte de África – heréticos para eles, pois mantinham as suas tradições.

Claro que quando chegam a Al Andaluz, ficam enojados com a aparente falta de “dedicação” religiosa. Acabam por depor os governantes muçulmanos, um por um.

Mais Artigos Sobre O Algarve:

1
2
3
4