Início Área Metropolitana de Lisboa Lisboa Cais do Sodré e Alcântara (Lisboa)

Cais do Sodré e Alcântara (Lisboa)

Cais do Sodré

Cais do Sodré
  • Coordenadas: 38.706168,-9.145108

Numa caminhada de 10 minutos para oeste da Baixa, ao longo da frente ribeirinha descobre Cais do Sodré e respetiva estação de metro, ferroviária (para Estoril e Cascais) e donde cacilheiros atravessam para Almada.

No coração do Cais do Sodré fica a Praça Duque da Terceira, uma homenagem ao Duque da Ilha Terceira, António Severim de Noronha, que teve um papel fundamental na Guerra Civil (século XIX), liderando as tropas liberais de Dom Pedro IV contra Dom Miguel.

Recebeu todas as condecorações possíveis, e o novo rei, Dom Pedro V, via-o como um segundo Pai.

Hoje em dia, não é a mais elegante das áreas, mas certamente cheia de personalidade, que ganha vida à noite graças ao vários bares e clubes por detrás da praça.

 

Mercado da Ribeira

O Mercado da Ribeira, edifício abobadado na Avenida 24 de Julho, fica muito perto da Praça Duque Terceira e da estação ferroviária do Cais do Sodré.

  • Coordenadas: 38.707223,-9.146048

No passado, era o principal mercado popular de Lisboa, local de venda de peixe todas as formas e tamanhos, ao lado de mesas de frutas e legumes.

Foi revitalizado como Time Out Market com mais de 20 restaurantes, vários bares, escola de cozinha e uma série de espaços comerciais.