Porches é pequena, íntima, ruas pitorescas e silenciosas donde predomina o branco. Durante o verão transfigura-se, vibra, e atrai multidões que suspiram pelas suas praias idílicas – estão entre as melhores do Algarve. A região é também conhecida pelos seus vinhos e cerâmica.
O assentamento português começou no século XVI, mas já era ocupada no período neolítico e clássico. Até 1970 a pesca e a vinicultura era o sustento da comunidade.
Igreja de Nossa Senhora da Encarnação
- Coordenadas: 37.125497, -8.399070
No coração da vila emerge a sóbria Igreja de Nossa Senhora da Encarnação (século XVI), alvo de remodelações após o grande terramoto de 1755 (a capela mor ainda remonta ao templo original).
A principal festa religiosa, Festa da Nossa Senhora da Rocha, ocorre durante o primeiro domingo de agosto quando a imagem é acompanhada, na procissão, pela banda filarmónica, passando pela praia da Nossa Senhora da Rocha.
Olaria Pequena
- Coordenadas: 37.127108, -8.402707
Se explorar o norte de povoação norte, meros minutos de carro passando pela rotunda, não tarda a descortinar a Olaria Pequena, donde ainda se emprega as técnicas tradicionais de artesanato com novos padrões e estilos.
O estúdio foi montado pelo escocês Fitzpatrick que veio para Portugal e trabalhou com o artista de cerâmica português Jorge Mealha.
Casa Grade
- Coordenadas: 37.127276, -8.412103
Se deseja explorar a cerâmica local: a 5 minutos de carro, para este, há duas outras boas paragens.
Uma delas é a Casa Grande (sítio dos Cabeços), negócio familiar com vários estilos de cerâmicas, peças decorativas como tapetes – também fazem trabalhos personalizados.
Porches Pottery
- Coordenadas: 37.126431, -8.411182
A outra sugestão é a loja de artes e ofícios Porches Pottery, muito perto da Casa Grade. No fim da década de 60 existiam somente 2 oleiros em todo o concelho de Lagoa, de modo que a arte corria o risco de se perder no tempo.
Patrick Swift e Lima de Freitas criaram a Olaria Algarve e preservaram esta tradição local, num contexto bem difícil.
Hoje em dia é gerida pelas filhas de Patrick, e o estilo tradicional local, floral, foi ampliado com estilos inspirados pelas culturas que por aqui passaram, como a fenícia, moura e romana. Muitas peças são verdadeiras obras de arte.
Quinta dos Vales Wine Estate
- Coordenadas: 37.149706, -8.476469
A 10 minutos de carro para noroeste, perto da vila de Estômbar, experimenta a vinicultura da região nomeadamente através da Quinta dos Vales; a adega mais premiada do Algarve.
Se quer uma visita guiada, é melhor reservar com antecedência, mas a qualquer altura pode passear no jardim e provar os vinhos premiados.
Também pode hospedar-se na Quinta dos Vales (pequenos apartamentos e uma grande villa de 6 quartos com piscina privada).
Se o passeio abrir-lhe o apetite, no restaurante O Charneco (rua Joaquim M. Charneco em Estômbar – só jantares) pode saborear a tradicional culinária algarvia.
- Coordenadas: 37.146432, -8.486838
Sem menu e, com preço fixo (com vinho incluído), é melhor vir com fome porque é um verdadeiro festim de vários pratos e entradas – reserve com antecedência.
Slide & Splash
- Coordenadas: 37.139308,-8.473344
O parque aquático Slide & Splash fica a 5 minutos de carro do centro de Estômbar e Quinta dos Vales – é uma excelente opção se tiver um vibrante grupo de crianças (não se esqueça do protetor solar).
Perto da vila de Porches tem outro parque aquático, Aqualand, mas para nordeste – também a poucos minutos pela N125.
- Coordenadas: 37.135489, -8.365992
É um parque aquático limpo, agradável, mas com menos escorregas que o Slide & Splash. Contudo, costuma haver mais espaço e o preço de entrada é mais barato.
O restaurante-bar é relativamente caro e, por vezes, necessita duma dose extra de paciência no tempo de atendimento. Contudo, os mais pequenos adoram o espaço e qualquer inconveniência é realmente insignificante.