Algarve A Oeste de Faro Porches (Algarve)

Porches (Algarve)

A freguesia de Porches, concelho de Lagoa, é uma pequena comunidade de ruas pitorescas, silenciosas, donde predomina o branco das fachadas dos edifícios. Durante o verão a vila transforma-se com as multidões atraídas pelas praias de Porches, que estão entre as melhores do Algarve.

A pesca e a vinicultura era a principal fonte de riqueza até a década de 1970, e a região ainda é ainda conhecida pelos seus vinhos e cerâmica de padrões tradicionais, assim como pelos novos estilos.

O assentamento português começou no século XVI, mas esta área era ocupada já no período neolítico, clássico. No período medieval existia um castelo (época muçulmana).

 

  • Coordenadas: 37.125497, -8.399070

No centro da vila encontra a sóbria igreja matriz de Nossa Senhora da Encarnação, do século XVI, que foi alvo de remodelações após o grande terramoto de 1755 (a capela mor remonta ao edifício original).

A principal festa religiosa, Festa da Nossa Senhora da Rocha, ocorre durante o primeiro domingo de agosto quando a imagem da Nossa Senhora da Rocha é acompanhada, na procissão, pela banda filarmónica, passando pela praia da Nossa Senhora da Rocha.

 

  • Coordenadas: 37.127108, -8.402707

Se dirigir-se para norte, meros minutos de carro, passando pela rotunda, não tarda a descortinar a Olaria Pequena, a loja donde ainda se emprega as técnicas tradicionais de artesanato com novos padrões e estilos.

O estúdio foi montado pelo escocês Fitzpatrick que veio para Portugal para trabalhar com o artista de cerâmica português Jorge Mealha.

 

  • Coordenadas: 37.127276, -8.412103

Se quiser explorar a cerâmica local: a cerca de 5 minutos de carro, para este, há duas boas paragens. Uma delas é a Casa Grande (sítio dos Cabeços), um negócio familiar com vários estilos de cerâmicas, peças decorativas como tapetes – também fazem trabalhos personalizados.

 

  • Coordenadas: 37.126431, -8.411182

Muito perto da Casa Grade, encontra a loja de artes e ofícios Porches Pottery. No fim da década de 60 existiam somente 2 oleiros em todo o concelho de Lagoa, de modo que a arte corria o risco de se perder no tempo. Patrick Swift e Lima de Freitas criaram a Olaria Algarve e assim preservaram esta tradição local, num contexto bem difícil.

Hoje em dia, Porches Pottery é gerida pelas filhas de Patrick Swift, e o estilo tradicional local, mais floral, foi ampliado com novos estilos inspirados pelas culturas que por aqui passaram, como a fenícia, moura e romana. Muitas peças são verdadeiras obras de arte.

 

  • Coordenadas: 37.149706, -8.476469

A cerca de 10 minutos de carro para noroeste, perto da vila de Estômbar, pode conhecer a vinicultura da região nomeadamente através da Quinta dos Vales, que é a adega mais premiada do Algarve.

Se quiser uma visita guiada, tem que reservar com antecedência, mas, a qualquer altura pode passear no jardim e provar os vinhos premiados. Pode ficar hospedado na Quinta dos Vales (pequenos apartamentos e uma grande villa de 6 quartos com piscina privada) ou realizar o seu casamento na propriedade vinícola…

Se o passeio abrir-lhe o apetite, pode apreciar a culinária tradicional algarvia, no restaurante O Charneco (rua Joaquim M. Charneco em Estômbar – só jantares).

  • Coordenadas: 37.146432, -8.486838

Sem menu e, com preço fixo (com vinho incluído), é melhor vir com fome porque é um verdadeiro festim delicioso de vários pratos e entradas – reserve com antecedência.

 

  • Coordenadas: 37.139308,-8.473344

O parque aquático Slide & Splash fica a 5 minutos de carro do centro de Estômbar e da Quinta dos Vales – é sempre uma excelente opção se tiver um vibrante grupo de crianças. Perto do centro da vila de Porches encontra outro parque aquático, Aqualand, mas fica para nordeste – a 5 minutos pela N125.

  • Coordenadas: 37.135489, -8.365992

É um parque aquático limpo e agradável, mas com menos escorregas que o Slide & Splash. Contudo, costuma haver espaço para todos e o preço de entrada é mais barato.

O restaurante-bar é relativamente caro e, por vezes, necessita duma dose extra de paciência no tempo de atendimento. Contudo, os mais pequenos adoram o espaço e qualquer inconveniência torna-se insignificante.