Início Baixo Alentejo

O que visitar em Mértola, Portugal

O que visitar em Mértola?

É uma cidade charmosa, historicamente significativa na região do Alentejo (leia Alentejo O Que Visitar), em Portugal. Se quer aprender mais sobre a história e a cultura desta região, este é o lugar certo.

Está repleta de marcos históricos como a Igreja de Nossa Senhora da Anunciação e o Castelo de Mértola.

A culinária local é muito saborosa e inclui pratos como ensopado de borrego à alentejana.

É um ótimo lugar para passar 1 noite, ou mais, a caminho do Algarve. Compacta, sonolenta, cheia de preciosidades. As colinas e vales proporcionam excelentes passeios.

Ver o Parque Natural do Vale do Guadiana

Fica a meia hora de carro de Alcoutim já no Algarve (pela IC27 e EM507) e a 50 minutos de Beja (pela IC27). Faz parte do Parque Natural do Vale do Guadiana (assim como Serpa) – o lar da rara cegonha-preta e de outras espécies ameaçadas.

Cegonha Preta

A área mais dramática do Parque é a Cascata do Pulo do Lobo, onde as águas do rio Guadiana caem através duma garganta rochosa – fica a 1 hora de carro de Mértola pela N246.

Pulo do Lobo, o que fazer

A história de Mértola remonta aos fenícios, foi um importante porto fluvial; fortalecido e expandido pelos romanos (Myrtilis), mouros (Mārtulah) e conquistada por Dom Sancho II em 1238.

Visitar Castelo de Mértola

  • Coordenadas: 37.637963,-7.664679

No alto, descobrimos as ruínas dum castelo mouro, reutilizado após a conquista cristã para a expansão portuguesa.

Antes de ser domínio dos cristãos, foi domínio do silvense Abu Alcacim Amade ibne Huceine ibne Cassi (Ibn Qasi), mestre do Sufismo e inimigo dos Almorávidas de Algarbe Alandalus.

Os Sufis não seguem as regras rígidas doutras correntes islâmicas, são contra o formalismo do Islão, com práticas consideradas ilegais pelas outras correntes.

A principal influência de Ibn Qasi é a fascinante Enciclopédia dos Irmãos da Pureza (رسائل إخوان الصفا) dos séculos X e XI. Aborda matemática, lógica, astronomia, ciências naturais, ética e espiritualidade. Descreve a diversidade biológica duma forma que nos lembra a moderna teoria da evolução.

Estátua equestre de Ibn Qasi

Ibn Qasi entrega metade da sua riqueza aos pobres. Com a outra metade, conquista Mértola e Silves aos fundamentalistas Almorávidas. Foi aliado e amigo do 1.º rei de Portugal.

Dom Afonso Henriques também partilha uma conceção mais branda e espiritual da religião – é excomungado pela Santa Sé, teve aliados islâmicos, admirado por ordens militares cristãs e tinha como gestor das finanças um rabi.

Ibn Qasi é assassinado pelos Almóadas, devido à sua aliança com os portugueses. São o novo poder muçulmano, com uma visão dogmática do Islão. O filho de Henriques (Dom Sancho II) se prepara para o inevitável conflito.

O espaço entre muralhas é uma área pequena: os muçulmanos viviam nas muralhas e, mais tarde, na mouraria do lado de fora, que está a ser escavada.

O que fazer – Igreja da nossa Senhora da Anunciação

  • Coordenadas: 37.638458,-7.663585

No sopé do castelo, se ergue a Igreja da nossa Senhora da Anunciação. O fascinante tempo paroquial, começou por ser uma mesquita e pouco foi alterada.

As portas mouras arqueadas são visíveis e ainda mantém a Mihrab (área de orações), por detrás do altar na parede oriental.


Núcleo Romano

Núcleo Romano
  • Coordenadas: 37.636728, -7.663894

A localização de Mértola, numa colina junto à parte navegável do rio Guadiana, explica o seu desenvolvimento na Antiguidade Clássica: produtos agrícolas e minerais do Baixo Alentejo partiam do porto de Mértola para o sul da Hispânia.

O pequeno Núcleo Romano revela as fundações duma casa romana descoberta sob a Câmara Municipal e as várias exposições no povoamento narram-nos a história. Nos séculos I e II, Myrtilis faz da região Pacensis, cuja capital ficava em Beja (Pax Iulia).

 

Núcleo de Arte Sacra

  • Coordenadas: 37.636573, -7.664106

O cativante Museu de Arte Sacra concentra-se na arte religiosa. Os 3 retábulos da igreja paroquial narram a expulsão dos Almoádas por parte de Dom Sancho II, após o assassinato do Ibn Qasi.

O interessante Museu islâmico reúne pedras funerárias, louças e urnas descobertas na Mouraria.

  • Coordenadas: 37.635719, -7.664925

Cooperativa Oficina da Tecelagem

  • Coordenadas:37.638518, -7.663199

A curiosa cooperativa de Mértola reavive a tradicional indústria de tecelagem, mostra o método antigo e o produto final na Oficina de Tecelagem. Está na parte antiga da vila, facilmente identificável.

Basílica Paleocristã

Basílica Paleocristã
  • Coordenadas: 37.640618, -7.661615

A 5 minutos a pé, a Basílica Paleocristã, no Largo do Rossio do Carmo, preserva 30 pedras funerárias dum primitivo templo cristão. Estes habitantes foram enterrados fora dos muros da cidade.

Antes do século II, os cristãos eram alvos de perseguição, logo produzir obras de arte não estava no topo da lista.

Eventualmente começam a adotar a arte circundante: esculturas, mosaicos e afrescos. Também desenvolveram a sua própria iconografia como o peixe (ikhthus) que simboliza Jesus Cristo.

À volta de Mértola: Convento de São Francisco

  • Coordenadas: 37.634755, -7.666794

Atravesse a ponte velha a sul (estrada Vila Real) e são 15 minutos a pé até ao antigo Convento de São Francisco (www.conventomertola.com).

Os proprietários transformaram-no num retiro artístico, santuário de pássaros com 1 museu de água demonstrando técnicas antigas de irrigação; há também 1 galeria de arte contemporânea na anciã igreja.

Mina de São Domingos

  • Coordenadas: 37.672912,-7.496646

No norte da vila, através da nova ponte e pela estrada para Serpa, a 17 km, descobre a Mina de São Domingos – foi a principal fonte de emprego da vila.

Até à II Guerra Mundial, era detida por uma empresa britânica com uma força policial privada. Tratava os resistentes trabalhadores com uma brutalidade chocante.

Verá 1 hotel e no pequeno reservatório descobre uma atraente praia fluvial. Popular nos fins de semana de verão.

O cais da linha férrea da Mina de São Domingo, que enchia os barcos com o minério extraído, fica a 20 minutos para sul, pela N265 até Pomarão, junto à fronteira espanhola.

Pomarão
  • Coordenadas: 37.556287, -7.524832

Se busca alojamento, é difícil encontrar lugar mais simpático, e em conta, que a Residencial Beira Rio, Rua Dr. Afonso Costa 109, cujos os melhores quartos têm vista para o rio.

Fora da cidade, em ambiente rústico tem o antigo Convento de São Francisco.

A antiga sede da empresa de mineração foi convertida no Hotel São Domingos. Os quartos têm terraço, ou varanda, com vista para a piscina e para a praia fluvial.

  • Coordenadas: 37.670472,-7.502806

Os melhores restaurantes estão ao longo da Avenida Aureliano Mira Fernandes. Primeira opção é o Alengarve que serve uma ementa variada a preços razoáveis.

  • Coordenadas: 37.643481,-7.659735

Na parte velha tem o Migas, lugar aconchegante.

  • Coordenadas: 37.638982,-7.662615

O que Visitar Perto de Mértola:

Mértola fica a 50 km de BejaSerpa, a 70 km de Vila Real de Santo António, no Algarve, o que significa que vê progressivamente mais tráfego turístico. Se estiver a dirigir-se para o sul não vai querer perder Alcoutim.

Alcoutim (Algarve)

Alcoutim tem uma longa história como porto fluvial; o castelo remonta ao século XIV e oferece belas vistas sobre a cidade e o Rio Guadiana

O que visitar em Beja Portugal

Na rota para o interior através do sul do Alentejo, Beja aparece como um oásis no meio dos campos de trigo. Com uma posição estratégica no centro das planícies...

Villa Romana de São Cucufate 

É, um local tranquilo e rural, envolto em jardins paisagísticos de alecrim, tomilho e lavanda, onde a história de três vilas romanas separadas foram reveladas

O que visitar em Alvito, Portugal

Uma povoação de grande encanto, e onde abunda características manuelinas. É dominado pelo castelo - agora pousada