Início Portugal

Alojamento em Portugal

Turismo rural: casas de campo e senhoriais

Casa de Campo Gimonde
Casa de Campo Gimonde

Uma alternativa  cada vez mais popular é ficar numa propriedade privada, promovida sob a bandeira do Turismo no Espaço Rural (TER). Também pode encontrar:

“TR” ou Turismo Rural (casas de campo); “TH” ou Turismo de Habitação, ou TURIHAB (casa mansão antiga e palácios); “CC” ou Casas no Campo; e “AT” ou Agro-Turismo (quintas, muitas vezes em fazendas de trabalho ou propriedades de vinho).

Propriedades variam de casas simples a mansões – muitas vezes datam dos séculos XVI e XVIII. Em instalações e atmosfera têm bom valor. Oferecem atividades como pesca, caminhadas, passeios a cavalo e degustação de vinhos.

Mesmo em alta temporada não tem problemas em encontrar uma cama na maioria das regiões portuguesas. No entanto, os melhores lugares em Lisboa e Algarve são reservados com antecedência.

Em toda a cidade portuguesa encontra uma pensão básica oferecendo quarto duplo. Uma acomodação mais barata é um dormitório da pousada da juventude ou um quarto simples numa casa particular.

Pagar mais por alojamento no verão nas regiões de Algarves, Alentejo e ilhas portuguesas, no inverno nas montanhas, e durante todo o ano em Lisboa e Porto.

Um quarto duplo tem 2 camas de solteiro e 1 quarto de casal tem uma grande cama. Um quarto individual é um pouco mais barato, mas proporcionalmente mais caro por pessoa. Peça para ver o quarto antes, e não tenha medo de perguntar se há um mais barato.

Quartos privados

Quartos em casas particulares – ou Dormidas – estão disponíveis em resorts à beira-mar, anunciado em janelas ou apregoados nas estações de autocarros e comboios; o turismo local tem uma lista de quartos disponíveis.

A qualidade varia muito; alguns não são mais que uma cama, outros têm modernas casas de banho televisão e ar condicionado.

Existe B & B, com base no modelo americano, embora menos comum – os proprietários tendem a ser estrangeiros alugando quartos ou casas pelo dinheiro extra.