Início Grupo Central

Visitar Ilha da Graciosa, Açores

Venha visitar a ilha da Graciosa, nos Açores! Faz parte do grupo central (com ilha de São Jorge, ilha terceira, ilha do Pico e ilha do Faial).

O ritmo é lento. Pontualmente homens a cavalo, ou a burro, nas estradas mais agrícolas.

O cenário é pitoresco: pastagens, casas caiadas de branco à volta de igrejas e a presença do mar. O ponto mais alto tem apenas 398 metros (Pico Timão).

Com uma forma quase oval e apenas 13 km de comprimento, é 2.ª ilha mais pequena dos Açores. Classificada pela UNESCO como reserva da Biosfera.

A maior atração é a Caldeira e a Furna do Enxofre, explorada por Alberto I de Mónaco (trisavô do atual Alberto II) e Dom Carlos (1901).

Queijadas da Graciosa
Queijadas da Graciosa

Experimente as Queijadas da Graciosa – são deliciosas. Há também os pasteis de arroz. Não são tão conhecidos, mas ótimos. Sobretudo desfrute do facto de estar na ilha e relaxe. Há pouca vida noturna, e a que há é maioritariamente em Santa Cruz.

Santa Cruz

A 2 quilómetros de Santa Cruz, fica o Aeródromo da Graciosa; com todos os típicos serviços associados a aeroportos como câmbios e aluguer de automóveis.

Perto está o Barro Vermelho, espaço de lazer com bandeira azul pela qualidade da água. Tem solários de madeira, chuveiros e vestuários nas rochas. Use protetor solar.

  • Coordenadas: 39.0954385,-28.029344

O parque de estacionamento (gratuito) é coberto com a bagacina vermelha típica da área. Durante o verão, a área à volta é usada como campo de campismo. Está, no máximo, a 5 minutos do aeródromo (a 2 km de Santa Cruz).

O pitoresco concelho de Santa Cruz expande a partir da praça principal, com grandes árvores metrosideros, olmos, araucárias e um grande tanque de água – originalmente usado para dar de beber ao gado.

Igreja Matriz de Santa Cruz

A 100 metros, na rua Matriz, está a charmosa Igreja Matriz de Santa Cruz (século XVI) erguida sob um templo ainda mais antigo. De estilo barroco com detalhes manuelinos no interior.

  • Coordenadas: 39.085724, -28.004165

A pouca distância tem a Igreja de Santo Cristo da Misericórdia (século XVII) donde pregou, por um breve período, o padre António Vieira.

  • Coordenadas: 39.084927, -28.004023

Aqui reside a estátua de Santo Cristo dos Milagres (século XIX). De grande devoção. A procissão do Senhor Santo Cristo dos Milagres da Graciosa ocorre em agosto (2.ª semana).

Somente 300 metros, descobre a Torre da Igreja da Nossa Senhora dos Anjos, conhecida como Torre de São Francisco. É o que resta duma igreja do século XVIII que fazia parte do convento franciscano (extinto no século XIX).

  • Coordenadas: 39.084711, -28.006315

O escritor francês François-René de Chateaubriand (1791) foi hóspede no convento: cómodo e bem iluminado, terá descrito.

François-René de Chateaubriand

Museu da Graciosa

Do outro lado da praça principal tem o Museu da Graciosa. Conta o quotidiano e o duro sustento da agricultura e mar. Algumas peças de artilharia lembram-nos a especial atenção aos piratas.

  • Coordenadas: 39.086187, -28.005949

Do Museu, 200 metros pela Rua das Flores, vemos uma piscina seminatural, Piscina Natural do Boqueirão.

  • Coordenadas: 39.087212, -28.007393

Seguindo pela rua avista o resistente Forte do Corpo Santo, que defendia a vila dos piratas e corsários. Muito perto, rua Corpo Santo, tem o Centro Náutico Graciosa. A escola de mergulho também oferece passeios para observar baleias e golfinhos.

A curta distância forte surge a Piscina Municipal de Santa Cruz, aberta entre o mês de junho até setembro – com bar e balneários.

Piscina Municipal de Santa Cruz
  • Coordenadas: 39.089758, -28.011862

A Adega Cooperativa Agrícola da Ilha Graciosa é o local para degustar produtos – fica a 1 km da piscina, passando pelo Hotel Santa Cruz – aberta das 09:00 às 17:00 (encerra sábados e domingos).

  • Coordenadas: 39.086738, -28.015412

A marca Pedras Brancas popularizou-se pela aguardente, mas também produz vinho branco e tinto. No século XVIII, a Graciosa ressurge pela aguardente enviada para as colónias portuguesas. Também pode comprar doces e meloas que ganham popularidade.

Monte da Nossa Senhora da Ajuda

Há uma estrada até ao topo do monte que sobrancelha a vila de Santa Cruz, passando pelo Miradouro de Santa Cruz com um panorama não só da vila, mas do norte da ilha e da extensa planície de Guadalupe.

  • Coordenadas: 39.081623, -28.002761

Os primeiros povoadores da ilha instalaram-se no sopé do Monte da Senhora da Ajuda.

O 1.º capitão donatário da Graciosa, era Pedro Correia da Cunha, descendente do Mestre Paio Peres Correia (conquistou grande parte do Alentejo e Algarve). Era cunhado de Don Cristobal Colón que chegou ao continente americano em 1492.

O cone vulcânico Monte da Ajuda (129 metros) contém 3 joias arquitetónicas: ermidas que se erguem nos pontos mais altos do monte: São João, a São Salvador e a Nossa Senhora da Ajuda – todas iluminadas à noite.

Na cratera do vulcão, está a Praça de Touros, utilizada durante a feira taurina, durante as festividades do concelho (meados de agosto).

  • Coordenadas: 39.081165, -28.002383

No verão, há tourada à corda em vários povoamentos da Ilha, como Guadalupe, Ribeirinha e Carapacho – as ilhas mais taurinas nos Açores são as do grupo central: Terceira, São Jorge, Pico e Graciosa.

Graciosa Resort & Hotel

Ficará confortável no Graciosa Resort Hotel. Siga a rua costeira a partir da praça principal até à Praia, Rua Infante Dom Henrique. Vire à esquerda do cruzeiro Cruz da Barra (em estilo manuelino – século XVI).

Cruz da Barra
  • Coordenadas: 39.083043, -27.999395

Não tarda a ver o Graciosa Resort & Hotel. Quartos espaçosos com varandas com vista para o oceano. Com piscina exterior e ginásio.

  • Coordenadas: 39.085402, -27.997564

Fica perto do antigo porto. O atual Clube Naval era o sítio do Forte da Barra (erguido no século XV) – o maior e que protegia o porto.

Vila da Praia

O nome oficial é São Mateus, mas ficou conhecida como Vila da Praia. O Ilhéu da Praia faz parte da sua alma; acessível por barco do porto. As visitas estão condicionadas para a proteção das aves marinhas.

Ilhéu da Praia

A praça pavimentada fica na rua detrás da Igreja de São Mateus. Reconstruída no século XIX, descobre no interior imagens flamengas de São Mateus, de São Pedro e uma Pietà do século XVI.

Perto, tem a loja naútica Calypso Actividades Marítimas (rua Rodrigues Sampaio). É o local para alugar barco de recreio para contornar a ilha ou observar as baleias (e golfinhos). Alguns preferem a pesca desportiva.

Calypso – Starfisher 34 CR

 Praia de São Mateus

A praia que deu o nome à vila, de areia quase branca, é extremamente popular. Vigiada durante a estação balnear, tem chuveiros, casa de banho e café-bar. Num curto passeio avista um restaurante típico.

  • Coordenadas: 39.051553, -27.970827

À distância verá o Porto Negro. É o porto principal da ilha Graciosa, donde partem embarcações para as outras ilhas açorianas – fins de maio até fins de setembro (ver atlanticoonline).

  • Coordenadas: 39.053377, -27.967715

Moinhos de Vento

Ao pé do Porto repara, de imediato, no que é um marco importante da Graciosa – antigos moinhos de vento que relembram o papel da Graciosa na produção cerealífera. No passado foi a maior exportadora de cevada do arquipélago.

A origem dos moinhos é nórdica, Escandinávia, famílias que vieram para São Miguel e depois para a Graciosa. Agora são reaproveitados como casas de veraneio, nomeadamente o Moinho Mó da Praia, Moinho de Pedra e Moinho Boina de Vento.

  • Coordenadas: 39.054397, -27.970437

Queijadas da Graciosa

Na rua por detrás dos Moinhos descobre a Fábrica Queijadas da Graciosa. Empresa familiar que confeciona as famosas queijadas, delícias de textura cremosa e presença garantida nos lares na Praia – eram conhecidas por covilhetes de leite.

  • Coordenadas: 39.054245, -27.970982

É uma paragem obrigatória – experimente os pastéis de arroz (não se vai arrepender) e as variedades de biscoitos.

Caldeira e a Furna do Enxofre

  • Coordenadas:39.025908,-27.97246

Da Praia, são 4 km para sul percorrendo prados com vacas e a floresta criptoméria. Sobre as encostas íngremes que se encerram para o céu. A estrada bifurcará. Para a esquerda para um local de piquenique.

Para direita para a entrada da Furna do Enxofre, no interior da Caldeira da Graciosa de origem vulcânica.

O Centro de Visitantes da Furna do Enxofre nos informa da vulcanologia da Graciosa, especialmente sobre a caldeira.

  • Coordenadas: 39.024865, -27.971646

Para aceder à gruta, desce uma escada em espiral de 183 degraus até ao chão da caverna, onde se estende uma lagoa de água fria. A atual escadaria é uma melhoria de 1939.

O príncipe Alberto I de Mónaco e o açoriano Francisco Afonso Chaves desceram por corda – 2 homens de origem distinta unidos por aventuras em nome da ciência.

Francisco Chaves era militar, mas fascinado pelas ciências naturais. O seu conhecimento impressionava o príncipe. Com o tempo tornaram-se amigos.

Trilho Pedestre Volta à Caldeira

Se puder, faça o trilho maravilhoso (10 km – 3 horas) contornando a cadeira. De boa sinalética e de acesso fácil. Inicia na estrada de acesso à caldeira.

Na 1.ª bifurcação, opte pelo lado direito. Passa à volta a Furna do Abel (grande tubo lávico). Enquanto circula a caldeira será rodeado pela floresta endémica – passará pela gruta Furna Encantada e o miradouro do interior da caldeira.

Durante a caminhada terá belas e emocionantes vistas da ilha graciosa. Em dias claros verá ilhas do grupo central no horizonte. O trilho termina na escadaria ao pé do Centro de Visitante.

Ponta da Restinga

  • Coordenadas: 39.014334, -27.955248

A 10 km, para sul, surge uma elevação conhecida como Ponta da Restinga. É um mirante delicioso para o Ilhéu de Baixo. Com sorte, verá a ilha Terceira. O ilhéu tem apenas 9 hectares, mas vital para as aves marinhas.

Na Ponta da Restinga fica o Farol do Carapacho (meados do século XX). A 190 metros acima do nível do mar.

Termas do Carapacho e Zona Balnear

  • Coordenadas: 39.012588, -27.959263

Desce a ponta da restinga até à bela baía sudoeste da ilha da Graciosa, Carapacho no lugar da freguesia da Luz (localmente conhecida por sul). É um importante local de veraneio, desde o fim do século XVIII, popular pelas suas termas.

As Termas de Carapacho são usadas no tratamento de doenças reumáticas, da pele, por banhos de imersão de água termal (temperaturas à volta de 35-40 °C, ricas em magnésio e sódio). Na proximidade avista a Baía da Poça – local de mergulho excelente.

Igreja da Nossa Senhora da Luz

  • Coordenadas: 39.021211, -27.989053

O centro da freguesia da Luz fica a 3 km donde se ergue a bela Igreja Nossa Senhora da Luz (século XVIII) substituindo a que foi arruinada pela crise sísmica de 1717 e, de novo, pelo terramoto de 1730.

A população permaneceu e faziam as missas sob as ruínas da igreja… Em 1980, a atual igreja foi vítima dum terramoto. E, com a típica resiliência açoriana, restaurada.

  • Coordenadas: 39.021719, -27.989730

A 100 metros surge o Império do Divino Espírito Santo da Luz. Como todas as ilhas dos Açores, a Ilha Graciosa celebra as Festividades do Divino Espírito Santo, de maio a setembro.

Vista das outras ilhas

Pela estrada principal que contorna a Serra Branca, entre Luz e Ribeirinha terá amplas vistas das ilhas no horizonte. Num dia claro avista Pico, São Jorge, Faial e Terceira.

Porto Afonso

Quando menos esperámos, o mais surpreendente está por vir; a 20 minutos de carro da freguesia da Luz (11 km): vive-se uma atmosfera singular no Porto Afonso. As arribas escarpadas de tonalidade encarnada (escórias de bagacina) contrastam com a serenidade do mar.

  • Coordenadas: 39.066163, -28.067575

O cais é agora reaproveitado como zona balnear. Ao passar pela área, avista grutas naturais usadas como abrigos para os barcos de pesca.

No passado, era o local predileto do desembarque de piratas. Em 1623, 8 embarcações da Argélia desembarcaram.

O combate ocorreu perto da Ermida da Nossa Senhora da Vitória (2 km para norte). O templo celebra a vitória dos Graciocenses. Na proximidade, descobre sepultado o líder dos piratas.

Ermida da Nossa Senhora da Vitória
  • Coordenadas: 39.078280, -28.058236

Apesar da vitória, o Capitão Pedro Cunha Ávila foi aprisionado e transportado para Argélia. Teve que ser paga a sua liberdade. Antes de voltar, andou a pedir esmolas em Lisboa para comprar a imagem da Nossa Senhora da Vitória. Quando chegou, participou na construção da ermida.

Farol da Ponta da Barca e Ilhéu da Baleia

A 2,5 km para nordeste fica a Ponta da Barca, com o seu farol (1930) com um torre cilíndrica de 23 metros de altura.

A seu lado, o Ilhéu da Baleia, assim denominado por se assemelhar como uma gigantesca baleia ancorada à beira-mar. Ambos excelentes momentos fotográficos.

  • Coordenadas: 39.094085,-28.049575

Ao continuar pela estrada, regressámos a Santa Cruz (5 km). Passará pela principal área de vinhas e o popular balnear Barro Vermelho.


O que visitar perto de Graciosa:

Graciosa faz parte do grupo central dos Açores: com São Jorge, Terceira, Pico e Faial.

Existem ligações aéreas entre o aeródromo de Graciosa e a Aerogare da Praia da Vitória na Ilha Terceira (meia hora de viagem) – da Terceira tem ligações regulares com as restantes ilhas.

Entre fins de maio e setembro, da Vila da Praia tem ligações marítimas com as restantes ilhas açorianas (ver Atlânticoline):