Açores Grupo Central Ilha da Graciosa

Ilha da Graciosa

Com uma forma oval, é a  ilha menos húmida do arquipélago, e tem como o ponto mais alto o Pico Timão – de apenas 398 metros.

Como resultado, as vilas são distribuídas, de forma mais ou menos igual, em todo a área da ilha. O ritmo é lento, bons restaurantes, ao longo das estradas homens pontualmente ainda pode ser vistos a andar de cavalo ou de burro.

O cenário é pitoresco, idílico de pastagens, com pequenos aglomerados de casas caiadas de branco em torno de igrejas, moinhos de vento  –   sempre rodeado por um mar azul cintilante.

A maior atracção na Graciosa é a Caldeira e  a respectiva Furna do Enxofre, a caverna no fundo da caldeira, explorada  pelo príncipe Alberto de Mónaco  (1879).

As Queijadas da Graciosa, são deliciosas (ingredientes: farinha, açúcar, ovos, leite, manteiga, canela e sal).

Queijadas da Graciosa
Queijadas da Graciosa

Em todo o caso se puder ir, relaxe e desfrute do facto de estar na Graciosa. Há pouca vida nocturna, e a que há é encontrada maioritariamente em Santa Cruz. Existem vários bares, alguns dos quais com pequenas discotecas.

 

Santa Cruz da Graciosa

A cidade concentra-se na praça principal de ruelas com grandes árvores metrosideros, olmos e araucárias, e um grande tanque de água, usado originalmente para a rega de gado.

O pequeno porto apresenta uma piscina semi-natural. Também encontra um cais moderno. A adega cooperativa da Graciosa e Terra do Conde fica ao lado da Residencial Ilha Graciosa, onde pode entrar para degustação e fazer compras.

Na colina acima, no Monte da Ajuda, encontra três capelas: São João, São Salvador e Nossa Senhora da Ajuda, todas iluminadas à noite. A última pode ser comparada a um castelo; do século 16. Todos as três estão geralmente fechadas.

Há uma estrada asfaltada até ao topo com uma vista esplêndida de toda a cidade. Um pouco abaixo das capelas encontra uma pequena praça de touros, utilizada durante as festividades em Agosto.

Se seguir a rua costeira a partir da praça que o leva à Praia, Rua Infante D. Henrique, e ao caminhar (10 minutos) vai chegar a um grande edifício à sua direita, que era até recentemente uma estação de energia.

Vire à esquerda para baixo para o porto antigo, o Cais da Barra.É uma bonita baía com vários pequenos barcos ancorados durante o verão. Aqui vai encontrar o Clube Naval.

Praia

  • Coordenadas:39.048118,-27.969711

O nome oficial é a Freguesia de São Mateus, mas popularmente conhecida como Praia, contém um porto de pesca com uma longa rua com um café – bar.

A praça pavimentada fica na rua atrás, antes da Igreja de São Mateus, reconstruída no século 19; dentro encontrará imagens flamengas de São Mateus, de São Pedro e uma Pietà do século 16.

Encontra um segundo restaurante num curto caminho até à rua ascendente  – para a direita a sair da praia. A praia de areia quase branca é muito popular, com um café e outras comodidades. Na distância, consegue ver o Porto Negro, o porto principal da ilha.

Caldeira e a Furna do Enxofre

  • Coordenadas:39.025908,-27.97246

Quando entra na caldeira a partir do túnel é confrontado com uma paisagem dramática.

Pequenos prados com vacas e ao redor a floresta cryptomeria sobe as encostas íngremes que se encerram para o céu. A estrada bifurca-se, para a esquerda até um local de piquenique, para direita até à entrada da Furna do Enxofre.

O centro de visitantes fornece informações sobre a vulcanologia da Graciosa, especialmente a caldeira. Gruta e sobre a Reserva da Biosfera.

Desce uma escada em espiral de cimento de 184 degraus até o chão da caverna. Este foi inaugurado oficialmente em 30 de Julho de 1939, com uma grande melhoria à escada de corda utilizada na primeira descida do príncipe Alberto de Mónaco.

Foi construída para que os agricultores pudessem obter água para os seus animais.

Se sair de Santa Cruz ao longo da costa norte, vai passar pela área que anteriormente era a principal área de vinhas e no trecho litoral do que é uma popular zona balnear.

Há piscinas naturais e a praia de Barro Vermelho, com chuveiros e vestuários, no máximo,  a 2 km de Santa Cruz.

Bairro Vermelho
Bairro Vermelho
  • Coordenadas:39.09565,-28.029233

De seguida encontra a Ponta da Barca, com o seu farol, a cerca de 5 km da povoação e o ilhéu da Baleia vísivel da Costa, ambos proporcionam excelentes fotografias.

 

  • Coordenadas:39.094085,-28.049575

Carapacho

Na baía sudoeste da ilha da Graciosa, Carapacho é particularmente  conhecida na ilha pelas suas termas e respectiva zona balnear. Próximo de Carapacho pode também visitar a Baía da Poça, uma baía excelente como local de mergulho.

  • Coordenadas:39.011369,-27.969389

 

Vista das outras ilhas

A melhor e mais facilmente acessível é pela estrada principal, contorna a Serra Branca, seguindo a costa sul, entre Luz e Ribeirinha. Podem ser visto num dia claro Pico, São Jorge, Faial e Terceira.