Açores Grupo Central Praia da Vitória – Ilha Terceira (Açores)

Praia da Vitória – Ilha Terceira (Açores)

A cerca de 2 quilómetros da Praia fica a Aerogare das Lajes, construído por tropas inglesas (1943), mais tarde renovado por militares americanos e agora ao serviço da aviação civil. Tem a pista mais extensa dos Açores – com todos os típicos serviços de apoio associados com aeroportos.

  • Coordenadas: 38.753874, -27.087008

A cidade à beira-mar é aberta, colorida, e no centro do concelho (http://www.cmpv.pt/) ergue-se a bela central Praça Francisco Ornelas da Câmara, donde encontra a Estátua da Liberdade.

Praça Francisco Ornelas da Câmara
Praça Francisco Ornelas da Câmara
  • Coordenadas: 38.731274, -27.060753

Foi erguida no primeiro centenário da batalha (1829) ganha pelos liberais na costa da Praia da Vitória. Na Praça fica a interessante Câmara Municipal. Dentro há esculturas e várias obras de arte. A riqueza do passado é refletida em muitas das antigas casas da cidade.

  • Coordenadas: 38.730588, -27.063564

Na paralela Rua de Jesus, fica o mercado municipal da cidade, construído no último trimestre do século XIX, junto ao pequeno, mas bonito jardim público.

  • Coordenadas: 38.731595, -27.061275

Próximo da Câmara, na Rua de São Paulo, encontra a Igreja de Santa Cruz, com um belo portal gótico do século XV, ímpar nos Açores, e uma porta lateral em estilo manuelino.  No interior, sobressai o altar-mor de telha dourada.

Foi o flamengo Jácome de Bruge, primeiro capitão do donatário, que mandou-a edificar. Contudo, de Bruge desaparece misteriosamente. O seguinte capitão da vila, Álvaro Martins Homem, acompanhará Corte-Real à Terra Nova (Canadá) e o Bartolomeu Dias quando contornou o Cabo da Boa Esperança.

Casa-Museu Vitorino Nemésio
  • Coordenadas: 38.732036, -27.061103

Mais adiante encontra a anciã casa, do século XVII, onde Vitorino Nemésio (1901-1978) nasceu – no seu interior tem uma apresentação multimédia e alguns objetos pessoais do escritor. Nemésio ocupou diversos cargos académicos, personalidade popular da televisão e romancista. Da sua vasta obra destaca-se o “Mau Tempo no Canal”.

A cerca de 250 metros, descendo à Rua da Misericórdia, fica a larga Casa das Tias do Vitorino Nemésio. As tias foram uma ajuda vital, financeiramente, quando estava na Universidade de Coimbra. Agora alberga a biblioteca pública.

Casa das Tias - Biblioteca Pública Silvestre Ribeiro
Casa das Tias – Biblioteca Pública Silvestre Ribeiro
  • Coordenadas: 38.732287, -27.060191

De frente para Biblioteca, está a encantadora Igreja do Senhor Santo Cristo das Misericórdias, século XVI, reedificada em 1924 devido a um incêndio. O seu interior contém uma imagem de grande devoção na ilha que, segundo a tradição, apareceu numa caixa a boiar na costa.

Subindo em direção à Rua da Palmela, não tarda a encontrar o esplêndido Império da Caridade,  do Culto do Divino Espírito Santo nos Açores –  donde é distribuído pão e vinho durante as festas.

Império da Caridade
  • Coordenadas: 38.734401, -27.063192

No passado o centro deste culto era Tomar, também a sede da Ordem de Cristo, encarregada da espiritualidade das terras descobertas (incluindo Açores). Mais tarde, a festa foi considerada uma heresia pela Inquisição.

Aqui, comunidades isoladas, continuaram e tornaram-se, com as outras comunidades que tiveram origens no arquipélago, os últimos postos deste culto.