Alentejo Alentejo Litoral Santiago do Cacém

Santiago do Cacém

A Sul de Alcácer do Sal, Santiago do Cacém é um agradável povoamento dominado por um Castelo e com as fascinantes ruínas romanas de Miróbriga na periferia.

Castelo Santiago do Cacém

A parte moderna centra-se à volta do seu mercado, e a parte “velha” (não muito) se espalha sobre uma das colinas do Castelo Santiago do Cacém –  mouro na sua origem mas reabilitado por Templários. Pode subir até às ameias para vistas distantes da costa.O castelo é uma íngreme caminhada de quinze minutos a pé da cidade.

  • Coordenadas: 38.014211,-8.698265

Museu Municipal

Ao voltar para o centro, vale a pena passear em torno do mercado coberto, antes de fazer o caminho para o Museu Municipal, de frente para os jardins municipais perto da Avenida Álvares Pereira.

  • Coordenadas: 37.955488,-8.86647

Poderá ver uma mostra etnográfica que ilustram a história local e nacional, nomeadamente de uma prisões mais notórias de Salazar; uma área retrata as celas espartanas e outras o “quarto rural do país” e “quarto de burguês”.

Miróbriga

A secção arqueológica no museu abre o apetite para uma visita às Ruinas Romanas de Miróbriga. É uma curta distância de carro da cidade ou cerca uma hora de caminhada – siga a estrada para Lisboa (N120).

  • Coordenadas: 38.010139,-8.684482

O local, fica isolado a meio de colinas verdes, a cidade romana remonta ao primeiro século. Durante 200 anos Miróbriga prosperou através do comércio, planeada em torno do fórum e templo, com zonas de recreio e áreas residenciais – uma “nova cidade” na sua época.

No século IV estava em declínio, e  perdeu-se para a história até ao século XVI, tendo sido escavada no século XIX. As ruínas são extensas, espalhadas ao longo dos Barrancos e colinas abaixo do pequeno centro de  interpretação.

No ponto mais alto, um Templo de Júpiter foi parcialmente reconstruído, com vista para o fórum. Uma casa abaixo mantém algumas das pinturas murais do século II.

Uma rua pavimentada desce para o complexo de banhos cujo sistema central de aquecimento ainda está intacto, enquanto a seu lado fica a ponte romana bem preservada do I século.

Pousada da Quinta da Ortiga

Pousada da Quinta da Ortiga (www.pousadas.pt), a 1 km fora da cidade na estrada para Lisboa, atrai alguns turistas – situado numa propriedade rural alentejana típica, com uma piscina e um restaurante decente.

  • Coordenadas: 37.988042, -8.749966

Há restaurantes simples entre a estação rodoviária e o mercado onde pode obter uma refeição barata, mas se está dirigindo-se para Miróbriga, pode ver as ruínas e almoçar no moderado Restaurante Refúgio do Mirante de frente à entrada do local.

Praia da Costa e Lagoa de Santo André

  • Coordenadas: 38.114147, -8.797422

A  Lagoa de Santo André fica a vinte cinco minutos de carro de Santiago do Cacém (18 Km pela N261). A lagoa é cativante com poucos metros de profundidade, e pode tomar banhos nas suas águas calmas.

Na proximidade encontra a belíssima Praia da Costa de Santo André, que também dá acesso à lagoa. Um um areal extenso de mar agitado mas com casas de banho e chuveiro, restaurantes e bar.

O que visitar perto: