Descubra o Palheiro Gardens nas colinas a leste de Funchal. Com suas árvores centenárias, plantas exóticas e magníficas vistas panorâmicas, é um dos locais mais deslumbrantes da Madeira.
Visite este lugar especial e desfrute da tranquilidade que os Jardins do Palheiro oferecem.





- Coordenadas: 32.649998,-16.866755
Para um roteiro do Funchal, leia o que fazer no Funchal em 3 dias. Para informações sobrea a Madeira, clique O Que Visitar Na Madeira.
Localização e Contactos do Palheiro Gardens
Morada: Caminho da Quinta do Palheiro , 32 São Gonçalo, 9060-255 Funchal –
Telefone: 291793044
Website: https://www.palheironatureestate.com/
Palheiro Gardens repousa nas colinas a leste do Funchal, erguidas a 500 metros acima do mar. Se desejar visitá-los, pode apanhar os autocarros 36 e 37 nos arredores do Teleférico do Funchal, a um custo de €3.
Não tão celebrado quanto o Jardim Botânico da Madeira ou Monte Palace, é dos mais encantadores jardins da ilha. Lembra um jardim rural inglês, muito tranquilo.
Fazem parte do Palheiro Estate, que inclui um Hotel de 5 estrelas e o campo Palheiro Golf.
Horário
Aberto todos os dias das 9:00 às 17:00
O Conde de Carvalhal foi o primeiro proprietário e quem começou a coleção de camélias, no século XIX. Algumas das árvores plantadas há duzentos anos ainda podem ser admiradas.
Durante a guerra miguelista, o conde fugiu para Inglaterra e, ao retornar, trouxe consigo as técnicas de jardinagem que havia aprendido.
O estado do Palheiro Gardens é perfeito. Há uma capela, uma casa de chá (próxima ao campo de golfe) e uma casa de banho. O menu da casa de chá é um pouco caro, mas os doces são uma maravilha.
Preço
Um bilhete para entrar no Palheiro Gardens custa 10 euros por Adulto. Para os menores de 15 anos é grátis. Dos 15 aos 17 anos custa 5 euros.
Atualmente, Christina Blandy é a responsável pela manutenção deste tesouro natural, com a ajuda duma equipa de dedicados jardineiros.
As camélias produzem flores vermelhas vivas de dezembro a abril, num coro de vermelho e branco que se espalha por todo o jardim.
A maioria das plantas tropicais crescem aqui com rapidez quase sobrenatural. A isso deve-se o ar fresco e persistentemente húmido deste microclima.
Estar na serra a esta altura significa temperaturas mais frias que na cidade do Funchal, portanto leve um agasalho extra.
Aqui, vemos um mosaico de espécies de todos os cantos do mundo – desde a África do Sul, Austrália, aos picos nevados dos Himalaias e às florestas profundas do Canadá – todas reunidas aqui.
O que visitar por Perto:
Junto aos Palheiro Gardens está o Palheiro Golf, famoso em toda a região.
Se continuar para norte, em direção às montanhas, acabará por à Camacha, cidade afamada pelo artesanato local, nomeadamente bordados regionais e fabricações de móveis e cestas em vimes.
Para sul, em direção ao Funchal, temos o Jardim Botânico da Madeira, Monte Palace e a Quinta Boa Vista, já perto do Mercado dos Lavradores e da zona velha do Funchal.
Também pode estar interessado em: